Cidade Invisível 2x04 – O Teu Medo é o Teu Veneno

“Quando ele fica nervoso, todos ao redor correm perigo”

Parece que as coisas ficarão TENSAS para o último episódio da temporada de “Cidade Invisível”. “O Teu Medo é o Teu Veneno” tem um curtíssimo salto temporal proposital em relação ao fim do episódio anterior, com a intenção de deixar o espectador confuso com como chegamos àquele momento daquela maneira – Eric estava na cela em que Luna estava sendo mantida prisioneira quando Débora apareceu e a picou, a mando da Matinta Perê; esse episódio já começa com Eric, em uma espécie de transe, carregando Luna nos braços para fora do leilão arruinado, com um ar de mistério bem-vindo que vamos desvendar aos poucos. Enquanto tudo fica mais complicado para Eric e, consequentemente, para as pessoas ao seu redor, tudo o que importa é salvar a Luna.

E só existe uma pessoa que pode salvá-la.

Então, Inês leva Luna para uma aldeia indígena, onde Jaciara pode, talvez, curar a garota: aquela não é uma picada de cobra normal. Enquanto luta pela vida de sua protegida, Inês também confronta Eric porque sabe que alguma coisa aconteceu naquele porão e ele não está contando. Felizmente, o mistério não se prolonga por tempo demasiado, e descobrimos que Eric, depois de Débora picar Luna, a segurou e roubou os seus poderes… é perturbador como o Eric está se tornando essa criatura perigosa, mas como tudo o que ele fez não foi, na verdade, intencional – inicialmente, ele nem sabia do seu “novo poder” de sugar os poderes das entidades, e os poderes sugados até então foram para tentar encontrar e/ou proteger a filha, mas isso o está consumindo.

Inês diz que ele está “apodrecendo por dentro”.

Assim, acredito que o episódio final dessa temporada trará um enfoque em Eric enquanto ele tenta encontrar uma maneira de superar essa “infecção” que está se espalhando pelo seu corpo e que logo vai cobrar o preço – afinal de contas, a própria Jaciara diz que “existem muitas forças dentro dele” e, portanto, é melhor que ele fique afastado… cada vez mais, como todas as pessoas e entidades ao seu redor estão percebendo, Eric está se tornando um perigo não apenas para si próprio, mas para todos que estão ao seu redor… especialmente entidades. Interessante como, aos poucos, as coisas estão convergindo para uma narrativa unificada, quando vemos Bento e Lazo esperando do lado de fora da casa de Jaciara, e Débora começa a explorar o seu passado.

Que tem tudo a ver com o restante do que está acontecendo.

Uma parte do episódio é centrada em Luna – a garota que precisa ser salva da picada de Débora, e temos uma reviravolta interessante quando percebemos que tudo foi estrategicamente manipulado pela própria Matinta Perê, que acaba sendo a mesma pessoa que Jaciara… ela encomendou esse envenenamento porque queria que a garota fosse levada até ela. Durante o ritual de cura de Luna, ela retorna ao seu passado, ao dia em que ganhara da mãe o seu colar de proteção, que nunca tira do pescoço, e ela vê brevemente a mãe agora, também, mas não tem muito tempo de conversar com ela, além de uma mensagem clara: ela é forte. Certamente, Luna desempenhará um papel importante no que está por vir… e talvez ela e Eric estejam em lados opostos.

 

Para mais postagens de Cidade Invisível, clique aqui.

 

Comentários