Schmigadoon! 2x04 – Something Real

“Talk to Daddy, talk talk to Daddy”

É muito difícil expressar em palavras O QUANTO EU AMO “SCHMIGADOON!”, mas a sensação de felicidade que toma conta de mim enquanto eu estou assistindo à série é impressionante – estava sorrindo feito um bobo durante toda a performance de “Talk to Daddy”, por exemplo, e embora ainda seja muito cedo para especular a respeito disso, eu preciso dizer: o meu “final feliz” para a segunda temporada de “Schmigadoon!” não seria outro que não uma renovação para a terceira temporada. Estou muito curioso para ver o que a série poderia fazer com musicais da próxima era, como “Evita”, “Les Misérables”, “The Phantom of the Opera”, “Into the Woods”, “Beauty and the Beast”, “The Lion King”, “Rent”… isso pensando apenas em anos 1980 e 1990.

“Schmigadoon!” precisa continuar.

Mas falando em finais felizes, o episódio anterior trouxe Josh sendo inocentado pelo crime que ele de fato não tinha cometido (com uma performance brilhante de Jane Krakowski, por sinal), e ele e Melissa acham que isso pode ser o suficiente para que eles irem embora… afinal de contas, é um final feliz, não? Mas o narrador faz o papel do leprechaun dessa vez, aparecendo para dizer a eles que eles continuam presos a Schmicago – inclusive, ele faz uma rápida Reprise de “Welcome to Schmicago”, cantando, dessa vez, “Stuch Here in Schmicago”. Josh e Melissa não sabem bem o que ele quer dizer, na verdade, tampouco o que eles precisam fazer, mas eles têm uma teoria: e se eles não tiverem que encontrar um final feliz só para eles, mas para todos os moradores de Schmicago?

Afinal de contas, eles mesmos percebem que as pessoas ali não são muito felizes (a Melissa reclamando que Schmigadoon sim era divertida, com roupas coloridas e pessoas felizes e sem preocupações!), e eles precisam traçar um plano – mesmo que eles não sejam grandes especialistas em finais felizes nem nada assim. E eles decidem começar por Jenny: se ela se reconectar com o pai, talvez ela e o pai fiquem felizes… consequentemente, também a Miss Codwell, e Kratt ficaria triste, o que deixaria todo o resto da cidade feliz. É um começo. A cena em que eles falam de Jenny me fez pensar na interessante conexão de musicais aqui: Jenny, claramente saída de “Cabaret”, é filha de Dooley, baseado em “Sweeney Todd”, mas ela cresceu em um orfanato, o que seria “Annie”.

E, agora, Josh quer levá-la para a tribo de “Hair” e “Godspell”.

Não é fácil convencer Jenny a sequer cogitar falar com o pai, então Josh resolve apelar para os hippies de Schmicago: afinal de contas, eles têm uma filosofia de paz, amor e perdão, e isso talvez possa ajudar a convencer Jenny, não?! E eles depositam todas as suas esperanças em uma parábola que Topher vai contar, mas ele é sentimental demais e acaba desistindo de contar a parábola quando Josh e Melissa ficam interrompendo com sugestões nas quais tentam direcionar a futura história para uma reunião de pai e filha – preciso dizer que “I’m Done” não é nem uma música de verdade, porque é extremamente rápida e só traz o Topher indignado e deixando tudo para trás, mas o Aaron Tveit ARREBENTA DEMAIS naqueles poucos versos… é de arrepiar.

Que homem.

Então, Josh e Melissa precisam assumir a parábola, o que acaba sendo uma coisa boa, no fim das contas – agora, eles podem direcioná-la como eles bem entenderem… e talvez a experiência em Schmigadoon tenha lhes dado bagagem o suficiente para assumir esse número musical, o que se mostra verdadeiro logo em seguida, porque temos aqui o melhor número musical do episódio – e, sem dúvida, um dos melhores números musicais da temporada até o momento. “Talk to Daddy” não poderia ser mais animada, mais divertida e mais direta para o que eles querem. Josh e Melissa estão incríveis do começo ao fim, a tribo ajuda bastante entrando no clima, e a música é daquelas que ficam na nossa cabeça e terminamos o episódio ainda a cantarolando…

Mas não consegue realmente atingir o objetivo – ou porque Jenny não quer mesmo falar com o pai, ou porque ela não entendeu a mensagem, porque não fica realmente muito claro. De todo modo, talvez Josh e Melissa tenham conseguido uma nova ideia a partir disso tudo. Ao fim de “Talk to Daddy”, Jenny vai falar com Topher, e os dois compartilham um romance jovem e rápido ao som de “Something Real”, e foi muito bom ouvir a Dove Cameron e o Aaron Tveit cantando juntos. Ao vê-los, Josh e Melissa se perguntam se, quem sabe, o amor não seja o caminho para os finais felizes… por isso, talvez eles tenham que voltar para a ideia de fazer o Dooley Blight feliz, juntando-o com a Miss Codwell… e, assim, vemos Josh e Melissa bancarem os cupidos.

Toda a sequência de Dooley e Codwell é uma mudança total no clima do episódio, que se transforma, agora, em um “mash-up” de “Sweeney Todd” e “Annie” – e é impressionante como funciona perfeitamente. É o encontro mais estranho possível, e com um final perverso tratado com humor macabro e hilário. “Good Enough to Eat” é o momento em que Miss Codwell oferece os órfãos que estão “sobrando” para o açougue de Dooley Blight, em uma composição que começa claramente inspirada por “A Little Priest” de “Sweeney Todd” (um dos meus números favoritos no musical, por sinal), e termina sendo uma referência a “Annie”. Um grande número, certamente! E, sem saber sobre o que eles cantam, Josh e Melissa assistem de fora, satisfeitos com o que fizeram ao ajudá-los a encontrar um “final feliz”.

Adoro a ironia disso.

 

Para mais postagens de Schmigadoon!, clique aqui.

 

Comentários