Lost 6x06 – Sundown

A infecção de Sayid.

Um dos episódios mais desconcertantes de “Lost”. Se episódios anteriores começaram a explorar, timidamente, a influência de Jacob sobre a vida dos “candidatos”, e toda a questão dos números e da balança entre o bem e o mal, de uma maneira quase filosófica e enigmática, “Sundown” é uma abordagem completamente diferente do mesmo tema: cru e brutal, vemos o Homem de Preto, ou o “John Locke”, concretizar um plano para acabar com os últimos seguidores de Jacob da ilha e, quem sabe, conseguir mais seguidores para o seu lado, enquanto o mal toma conta de personagens de quem gostávamos bastante – como Sayid Jarrah. É bizarro e até revoltante ver em que Sayid está se transformando, mas fomos avisados de que ele estava “infectado”.

Talvez só não queríamos acreditar nisso.

Os flash sideways desse episódio não me interessam tanto quanto alguns outros. Apesar de gostar muito de Sayid, eu sempre achei que o personagem tinha mais a contar na ilha do que nas suas histórias fora dela, e “Sundown” é uma prova disso. Descobrimos que, nessa outra linha temporal que se descolou da original desde a explosão da bomba de hidrogênio, em 1977, Sayid e Nadia tampouco estão juntos, porque ele “a empurrou para o irmão”, porque não se sentia merecedor de seu amor… há 12 anos, ele tenta fugir da pessoa que foi na guerra, mas as coisas saem de controle quando o irmão vai para o hospital e ele é capturado. E, inusitadamente, o seu caminho ainda cruza o de Jin, intrigando-nos para quando veremos o flash sideway do personagem.

Na ilha, Sayid confronta Dogen sobre ele ter tentado matá-lo, e os dois protagonizam uma sequência eletrizante na qual Dogen poderia ter matado o Sayid com as próprias mãos, mas escolheu não fazê-lo… assim como quis que Jack entregasse para ele uma pílula com veneno, agora ele manda Sayid para uma “missão” que, aparentemente, ele sabe que Sayid não pode cumprir: matar “John Locke”. Talvez Dogen esperasse mesmo que, quando Sayid tentasse fazer isso, “John Locke” o matasse, mas ele acaba menosprezando o Homem de Preto de uma maneira perigosa, que coloca todos em uma situação delicada, e o Templo deixa de ser um lugar seguro. Depois de falhar em matar “Locke”, Sayid escuta o que ele tem a dizer – e, então, as coisas se transformam.

Atribuímos a mudança drástica de Sayid à suposta infecção e, é claro, à influência de “Locke”, porque é muito difícil acreditar que o personagem que acompanhamos durante essas seis temporadas realmente se transformasse, por vontade própria, no que ele virou – mas, nesse momento, é impossível defendê-lo. Sayid acredita na promessa de “Locke” de que “ele pode trazer Nadia de volta” (!), e então começa a trabalhar para ele, enviando uma mensagem para todos no Templo: Jacob está morto e eles têm até o pôr-do-sol para deixarem o Templo e se juntarem a “Locke” na mata… os que ficarem para trás serão todos mortos. Ninguém sabe ao certo se “Locke” pode realmente matar todos eles, mas poucos parecem dispostos a ficar e verificar.

E acho que ele não poderia… não sem a ajuda de Sayid. Realmente o Templo era um lugar seguro – mas, por algum motivo, era a presença de Dogen que mantinha o Homem de Preto do lado de fora, desde que fora escolhido por Jacob para desempenhar esse trabalho na ilha. Agora, Sayid o mata afogado (irônico, huh?) e toda a proteção que existia é derrubada, e imediatamente podemos ver o Homem de Preto invadir o Templo como o Monstro de Fumaça, comandando uma matança brutal e sanguinária… Sayid, por sua vez, não para no assassinato de apenas Dogen, e mesmo Ben consegue ver em seu olhar que ele não é mais o mesmo Sayid de antes – e que talvez seja melhor deixá-lo para trás. Agora, ele é formalmente um seguidor do Homem de Preto.

A única esperança reside em Ilana, cujo grupo chega ao Templo enquanto ele está sendo destruído e as pessoas mortas, e ela conhece uma passagem rumo a algum lugar, para onde pessoas como o Frank, o Miles e a Sun estão indo – infelizmente, Jin não está no Templo, e é triste pensar que poderíamos ter tido um reencontro de Sun e Jin se ele tivesse ficado ali. EU NÃO AGUENTO MAIS ESPERAR POR ESSE REENCONTRO! Kate, por sua vez, está com Claire quando o Monstro de Fumaça ataca o Templo, portanto ela sai com o grupo de “Locke”, mas, diferente de Sayid, ela não foi “convertida”, e parece bastante assustada, na verdade… é uma grande batalha de um dos temas fortes de “Lost” desde a sua concepção: o bem e o mal. E ela está maior do que nunca.

 

Para mais postagens de Lost, clique aqui.

 

Comentários