Power Rangers S.P.D. – Endings

“Somos o Esquadrão B. É o que somos e o que queremos ser”

Eu não acredito que estou vindo aqui escrever sobre o último episódio dessa temporada. “Power Rangers S.P.D.” é uma das minhas temporadas favoritas e vai deixar saudade… eu não lembrava muita coisa dela. Vi alguns episódios na TV quando eu era mais novo e só. Assisti agora na íntegra, e gente: QUE TEMPORADA. E, no início, eu não tinha certeza do que viria à frente… gostava (muito) dos uniformes e do tema abordado, bem como essa pegada de “o planeta no futuro, onde humanos e alienígenas convivem em harmonia”, mas achei que os Rangers seriam forçados – foi a minha primeira impressão deles. As histórias que a temporada contou, no entanto, foram excelentes, em arcos incríveis, e não demorou muito para que eu me afeiçoasse aos Rangers – especialmente ao Bridge. TEM COMO NÃO AMAR O BRIDGE? E, agora, ganhamos um final épico bem como “S.P.D.” merecia.

Que jornada!

“Endings” é o Season Finale em 2 partes de “Power Rangers S.P.D.”, exibido nos dias 7 e 14 de novembro de 2005, e é impressionante o quanto eles conseguiram encaixar em 45 minutos de episódio. Tivemos a destruição de cada um dos maiores vilões da temporada, sem pressa, além da aparição de um novo ser poderoso disposto a destruir a Terra, a redenção de um personagem que oscilou entre lados ao longo da temporada inteira, e uma conclusão bonitinha que coloca dois dos meus personagens favoritos em novas posições, e eu não poderia estar mais orgulhoso deles! Além de encerrar arcos como do Omega Ranger (e vemos a forma humana do Sam adulto, mesmo que brevemente), ou de Aisynia, a esposa “desaparecida” de Cruger, e uma série de cenas de ação excelentes que fazem desse um dos melhores Season Finales da franquia.

A PARTE 1 está dedicada principalmente à destruição do Esquadrão A e de Broodwing. O episódio começa quando o Esquadrão A leva Cruger até Gruumm, e então descobrimos, oficialmente, que o Esquadrão A escolheu o lado errado da batalha – não são monstros se passando por Rangers, tampouco estão enfeitiçados… são eles mesmos, tomando essa decisão porque “todo mundo quer estar no time vencedor”. Charlie, a Ranger Vermelha do Esquadrão A, é extremamente condescendente com o pessoal do Esquadrão B, e diz que eles mesmos vão lidar com eles agora… e eles só deram esse trabalho todo para os troobianos porque não tiveram que enfrentar os melhores… o que, se você me perguntar, é bastante convencido, não? Mas eu gostei muito de como isso nos proporcionou uma daquelas lutas no melhor estilo “Rangers do Mal”.

AMO ESSE TIPO DE LUTA. Assim, vemos o Esquadrão A lutar contra o Esquadrão B (Jack vai para a batalha, mas Ally reclama que “é a terceira vez que ele a deixa na mão e ela estava contando com ele”, e diz que “um dia ele vai ter que escolher o que realmente quer”, o que eu achei manipulador e irresponsável, e tenho zilhões de críticas a essa atitude de ambos, mas não vou entrar nisso), e eu sempre AMO ver os Rangers lutarem com suas respectivas cores na outra equipe… fica visualmente incrível, e o Esquadrão A realmente proporciona uma boa batalha – tanto que é a primeira vez que vemos o Esquadrão B sem seus capacetes (e eu sempre amo ver isso!), antes de eles assumirem seus uniformes S.W.A.T. e, assim, vencer a batalha contra o Esquadrão A que se sente tão melhor do que eles… então, eles partem para a luta de zords contra o Esquadrão B.

Com o Cruger capturado por Gruumm e os Rangers ocupados, Broodwing resolve aproveitar a oportunidade para invadir a base S.P.D., e, então, enquanto o Esquadrão A e o B se enfrentam em uma batalha de Megazords, eles são atacados pela base e pelo Megazord do Shadow Ranger – agora comandado por Broodwing. A batalha começa, então, a ganhar novos participantes e tons interessantes. O Esquadrão B perde o primeiro round, mas Bridge (SEMPRE O BRIDGE, ESSE MENINO TEM QUE SER MAIS VALORIZADO!) descobre onde Kat pode ter “escondido” os outros zords para que eles não precisassem deixar de lutar, então eles chegam a uma base subterrânea secreta, onde encontram zords que permitem que eles voltem para a luta e, finalmente, vença o Esquadrão A de uma vez por todas – assim como os monstros, eles são presos.

Kat consegue retomar o controle da base com a ajuda de Boom e de R.I.C., e Jack vai pessoalmente enfrentar Broodwing, uma batalha que começa dentro da base, mas termina do lado de fora, com os 6 Rangers (os cinco originais e o Omega) enfrentando Broodwing e seus generais… assim, temos aquele gostinho de finalização e ainda estamos na primeira parte do episódio! Assim, os generais de Broodwing e, eventualmente, o próprio Broodwing, são vencidos e capturados pelos Power Rangers S.P.D. E se esse poderia ser um motivo para comemoração, os Rangers acabam sendo atraídos por Piggy para uma armadilha que os entrega diretamente nas mãos de Gruumm: assim, eles são presos com Cruger na nave de Gruumm, sem os morfadores e com os poderes neutralizados. A PARTE 2, então, começa com os Rangers presos por Gruumm.

E, naquela situação inusitada, Jack e Cruger falam sobre Jack deixar a S.P.D. para que “possa seguir o seu caminho”, mas é algo que não precisa ser discutido naquele momento… agora, eles precisam pensar em como escapar, e a ajuda inesperada vem de Piggy, que invade a nave fantasiado de Krybot e os solta: ELES TÊM UM PLANETA PARA SALVAR. Os Rangers recuperam seus morfadores e Kat envia naves para buscá-los e levá-los de volta à Terra, onde precisam da sua ajuda, enquanto Cruger fica para trás… no último episódio, Cruger o desafiara por ter cortado parte do seu chifre, há tanto tempo, e disse que “se ele tirou algo dele há muitos anos, agora era sua vez de fazer o mesmo”: Aisynia. Sabendo que sua esposa está VIVA, é claro que Cruger precisa ficar para trás e encontrá-la, e, na verdade, será importante que ele esteja lá.

Cruger, então, precisa passar por uma série de monstros que Mora desenha e joga contra ele (é uma sequência e tanto, mas o Shadow Ranger acaba com todos os monstros com um único golpe de espada – todos eram monstros de “Dekaranger” que acabaram não sendo utilizados em “S.P.D.” por um motivo ou outro), antes de prendê-la em uma carta (!), e então ele enfrenta Gruumm propriamente… É HORA DA GRANDE BATALHA FINAL DE CRUGER E GRUUMM, e ela tem tudo a ver com salvar a vida de Aisynia. Cruger consegue salvá-la, e Gruumm fica pendurado rumo à morte certa no seu lugar, e então ele se solta da mão de Cruger, dizendo que prefere morrer do que ser aprisionado, e acreditamos que aquele é o fim de Gruumm… até porque os Rangers ainda precisam enfrentar uma outra ameaça gigantesca que vem contra a Terra:

Omni.

A Terra é cenário DE UMA GRANDE E ELETRIZANTE BATALHA, em frente à base da S.P.D. A invasão troobiana começou. Eu gosto de como Season Finales de “Power Rangers” se tornam épicas, e reúnem um grande número de pessoas para batalhas bem coreografadas, repletas de explosões, destruição… e essa batalha ainda traz umas divertidas surpresas. Antes dos Rangers chegarem, por exemplo, vemos mais uma “Força do Futuro” aparecer: a Ranger Nova, companheira de Sam, que está procurando por ele por toda a linha temporal desde que ele desapareceu, e que está ali para ajudar nessa batalha importante e, eventualmente, levá-lo de volta para casa. Foi legal ver o Omega Ranger e a Ranger Nova lutando lado a lado, com os uniformes combinando e tudo o mais… também ganhamos outros alienígenas da S.P.D. se juntando à batalha.

É um momento incrível.

A sensação de algo grandioso é inevitável, e eu amei cada segundo dessa conclusão. Omni é um monstro gigantesco, muito maior do que qualquer Megazord que eles tenham para enfrentá-lo, mas o plano é implodi-lo, com a ajuda de Cruger – com direito àquele drama de que, se ele o fizer, ele terá que se sacrificar. Mas ele faz, sem hesitar, e então os Rangers conseguem destruir Omni, e enquanto alguns celebram a vitória da Terra sobre os troobianos, os Rangers lamentam a morte de Doggie Cruger, mas o drama não dura muito porque eventualmente ele sai, com Aisynia, do meio dos destroços… mas não é o único que sai com vida do meio dos destroços: TAMBÉM SAI GRUUMM. Antes do fim da temporada, precisamos acabar com ele de uma vez por todas, e Cruger não deixa que Jack e os demais o ajudem: ele diz que precisa terminar isso sozinho.

Uma nova luta, uma nova batalha… e uma vitória épica. O Shadow Ranger vence Gruumm, enquanto ele clama por misericórdia, mas Gruumm não vai cair nesse jogo – então, ele corta o outro chifre de Gruumm (debochado dizendo que “agora eles combinam”), e o prende em uma carta como qualquer outro criminoso… assim, a S.P.D. e o planeta podem celebrar com razão! Assim, as coisas começam a mudar… para começar, Nova e Omega vão embora por um portal, rumo ao futuro, e eu achei legal a Z o abraçando para se despedir dele, dizendo que “o verá em 20 anos”, e é uma pena que tenhamos a chance de ver a versão humana do Sam adulto apenas por uma fração de segundo… acho que teríamos construído um laço melhor com o personagem se tivéssemos um rosto ao qual nos apegar, mas ainda assim ele foi um grande personagem.

Também há mudanças na equipe. Jack realmente deixa a S.P.D. para se dedicar a ajudar os outros com Ally, e Cruger é quem dá a notícia ao Esquadrão B, dizendo que também planeja promovê-los a Esquadrão A – o que eles recusam. É Bridge quem diz que eles conversaram sobre isso e são o Esquadrão B: é o que eles são e o que eles querem ser. Sky, então, é rapidamente testado mais uma vez por Cruger e, tendo melhorado muito desde a estreia, ele se torna O NOVO RANGER VERMELHO. A última cena nos mostra o “novo” Esquadrão B indo visitar Jack, e eu AMEI ver o Sky no uniforme vermelho e, atenção, O BRIDGE NO UNIFORME AZUL. Só queria muito ter visto o Bridge morfar em azul… a última cena é emotiva e bacana, com os amigos dizendo a Jack que “ele pode ter saído da S.P.D., mas não da vida deles”, Piggy tendo realmente se regenerado, e então um alarme… aquele que ouvimos durante toda a temporada, e o Esquadrão B se prepara para a batalha.

“S.P.D., emergency!”

Que final MARAVILHOSO. Essa temporada vai deixar saudades.

Certamente, uma das minhas favoritas!

 

Para mais postagens de Power Rangers S.P.D., clique aqui.

 

Comentários

  1. Eu amei essa temporada. Quando eu vi pela primeira vez, eu passei a temporada inteira me perguntando se o Gruumm seria destruído ou preso num cartão de contenção. Já te contei isso uma vez. Mas acredita que só agora, depois de ler a sua resenha, eu percebi o real sentido da derrota dele? Eu sempre achei que o Cruger foi quem soltou a mão dele e deixou ele cair no abismo da nave. Mas agora sei que ele se soltou por conta própria, e gostei da explicação de que ele preferia morrer do que ser aprisionado. E também que o motivo dele ser preso no fim, era porque ele se achava tão poderoso e acima dos demais, e no fim teve o mesmo destino, como você disse, de qualquer outro criminoso. Também gostei do Cruger repetindo a pergunta pro Sky do começo da temporada e recebendo uma resposta melhor, provando que o Sky amadureceu muito. Eu acho que você poderia ter falado bem mais sobre o Piggy nessa resenha dos episódios, pois ele é um personagem carismático e importante. Também gostei da promoção do Bridge para Ranger Azul, e olha que futuramente ele será o RANGER VERMELHO. So achei estranho não ter um novo ranger verde, ainda mais se eles voltarem a precisar dos Megazords. Ou será que o ataque de robôs gigantes era exclusivo do Império Troobiano? Eu já pensei até se o Boom fosse promovido à Ranger Verde, já pensou nisso? Eu amo demais essa temporada com essa pegada de policial do futuro, humanos e alienígenas convivendo em paz e mundo futurista. Adoro isso. Qual a temporada que você vai comentar agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S.P.D. é uma temporada excelente mesmo, uma das minhas favoritas! Também achei bem esquisito não ter um novo verde na equipe com a promoção do Bridge, mas, a meu ver, isso foi só para não tornar o episódio sobre algum novo personagem, sabe? Para se concentrar na equipe e personagens que já conhecíamos (nos quadrinhos temos um novo Ranger S.P.D. Verde, por exemplo).

      Essa "pegada de policial do futuro" me lembra um pouco Time Force, que é a minha favorita, talvez seja um dos motivos de eu gostar tanto de S.P.D. haha Outro deles é o próprio Bridge, e várias coisas que comentei ao longo dos textos.

      Sigo agora com "Mystic Force". Uma temporada que eu também gosto bastante (e que antecede uma que eu detesto, porque não gosto de praticamente nada em "Operation Overdrive").

      Excluir

Postar um comentário