Person of Interest 4x17 – Karma


Revenge will never bring you closure”
Foi um episódio sobre como lidar com o luto, e eu achei que foi um episódio lindo e digno de Person of Interest. Diferentemente do que estávamos acostumados, esse episódio [aparentemente] não interfere em nada na trama central (ou nas tramas centrais) da série, mas sabemos que isso pode não ser verdade... o próprio final com a última fala genial de Finch e a Máquina acessando as informações de 2007 nos dão a entender que não chegamos realmente ao final disso tudo. De qualquer maneira, o episódio foi um tributo à memória de Carter, de certa maneira, e um lamento por Shaw, mesmo que ela não esteja realmente morta. Os personagens precisam lidar com a dor da perda, e entender os mecanismos de vingança, enquanto descobrimos que o próprio Harold já passou por isso.
Em 2010. Como eu sempre digo, eu adoro esses flashbacks que nos permitem conhecer um pouquinho melhor Harold Finch. Seja em cenas incríveis nas quais ele está com a Máquina, ou momentos muito mais pessoais. Foi um episódio introspectivo que nos aproximou dos personagens – e eu gostei de ver essa faceta de Finch que não é a mais comum de vermos na série: o seu ardente processo de vingança pela morte de Nathan. A Máquina tentou impedi-lo continuamente de levar seu plano adiante, e foi apenas a sua humanidade que, no fim, conseguiu realmente pará-lo. E é isso o que eu admiro no personagem: a sua força. E isso nos permite entender muito mais, não apenas nesse episódio, as ações tomadas por Finch ao longo da série... uma pena que não tenhamos Root nesse episódio.
Seria uma bela adição.
O caso semanal nos apresenta Shane Edwards, um psicólogo nada estável que ainda está de luto e buscando vingança pela morte de sua mulher, oito anos atrás. Finch se aproxima dele como um paciente, e é difícil entender e acompanhar o personagem... fácil entender suas motivações, difícil compreender o que pensamos sobre ele. Porque ele, de maneira elaborada e inteligente, incrimina pessoas como uma espécie de vigilante, tendo já mandado 7 pessoas presas, todas que foram agressoras de pacientes seus. Foi uma ótima trama com um desenvolvimento impressionante, que colocava Finch se questionando a respeito disso, enquanto Reese parecia quase concordar com ele – desde que as coisas não acabassem em morte. “We should hire him, Finch. And take the weekend off”.
Foi bonito, foi emocionante, e foi completamente pertinente. Um episódio crível sobre o luto.
If Morris is a killer and tries to kill again... we'll be there” Okay, ele vai voltar!


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários