Música da Semana – The Name Game


Versão Asylum, é claro. Porque é uma das coisas mais bizarras que eu já vi.
Estou aqui, em uma maratona de American Horror Story: Asylum com meu namorado, que ainda não tinha visto a série… e é minha temporada favorita, e devido à suposta independência das histórias, não vi problema em começar por aqui. Estou adorando ver novamente, estou adorando a nova perspectiva sabendo como a temporada acaba, e tendo as informações que conseguimos na quarta temporada – e que não pareciam tão importantes até eu rever Asylum e começar realmente a conectar. Fico me perguntando o motivo de querer tanto uma temporada com alienígenas se essa foi TÃO alienígena, mas eu ainda quero. Ainda espero um American Horror Story: Roswell. Podem fazer na mesma época, ligar pontos, e será esplêndido.
Mas estou aqui por The Name Game.
O décimo episódio da temporada vem com esse nome, e as coisas já estão bem interessantes, embora caminhando para um final que não seja realmente o que mais me agradou na temporada. Mas enfim. Depois da maior ironia da temporada se tornar realidade – o fato da Irmã Jude estar internada no Briarcliff como paciente, passando por todo o sofrimento que anteriormente impôs aos outros – e Dominique ter sido quebrada (ainda acho isso um absurdo!), temos essa música. Depois de um tratamento de choque aumentado pelo Demônio, Jude Martin está andando perdida na sala de recreação, sem saber nem quem é. E Lana olha pra ela dizendo “It’s me. Lana. Lana Banana” e perguntando “Do you know your name?”
Eu diria que o mais bizarro é que essa música EXISTE DE VERDADE. É uma música popular americana, lançada em 1964 por Shirley Ellis, e consiste em um estranho jogo de rimas com nomes. Basicamente, a letra consiste em pegar um nome e fazer brincadeiras com ele, para encaixá-lo na música… existe até uma fórmula, sendo X o nome, e Y o nome sem o som de consoante inicial (caso comece com uma consoante): “(X), (X), bo-b (Y) / Banana-fana fo-f (Y) / Fee-fi-mo-m (Y) / (X)!”, e algumas regras extras, caso o nome comece com B, F ou M. Minha versão da música seria algo como “Jefferson, Jefferson, bob befferson / Banana-fana fo-fefferson / Fee-fi mo-mefferson / Jefferson!” Algo assim que eu ainda estou tentando cantar…

Judy! Judy, Judy, bo Budy
Banana Fana fo Fudy
Fee fi mo Mudy
Judy!

Combina perfeitamente com a temporada, de uma maneira meio doentia. Eu adoro o clima de American Horror Story: Asylum, que é perfeitamente pervertida e assustadora. Não vemos cor na tela durante toda a temporada, nem felicidade – tudo parece dar errado, temos cenas bem fortes, e uma filmagem incrível que brinca com a câmera em momentos depois de um tratamento de choque, por exemplo. É macabro, é estranho, é creepy. E é isso que eu adoro. Essa pureza no horror que ela apresenta! E esse momento “descontraído” em que Jude vira uma popstar cantando, e todo mundo parece tão feliz enquanto dança e canta (como Lana, Kit e Pepper) é uma das coisas mais tristes… porque você sabe que nada daquilo é real, e é muito estranho ver Lana Banana rindo, ou dançando. Uma cena genial que exalta o mais estranho e macabro da série, justamente pelo seu oposto. Ótima técnica de choque pelo contrário.


Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários