Helix 2x08e09 – Vade in Pace / Ectogenesis


Como essa temporada é inteligente! Milimetricamente calculada.
Quando a temporada começou, nós ainda estávamos muito curiosos com toda a trama que terminou a primeira temporada para podermos entender – então queríamos mais ILaria e Julia imortal, e o que a série fez foi, supostamente, nos dar uma nova história, um novo patogênico, uma nova epidemia. Jogaram um futuro de 30 anos, e agora, enquanto nos aproximamos da reta final da temporada, os pedaços começam a se juntar. E tivemos dois excelentes episódios que desenvolvem a trama e a fazem caminhar, e eu adoro a maneira como as coisas mudam drástica e continuamente na série. É o que me faz querer sempre continuar assistindo. E essas coisas que nos fazem pensar…
Assim, retornamos para o futuro, DAY 10958. Mas porque ele é importante para entendermos o que está acontecendo no DAY 8. Depois do final terrível e cruel do episódio passado, a Ilha tem bem menos habitantes, e Michael é destituído do poder de maneira inteligente. Amy, aquela bitch que eu detesto, consegue levá-lo preso e se vingar, e deixá-lo fora, por algum tempo. Cimentando-o no chão. O que faz perfeito sentido. Mesmo detestando Amy, eu gostei de ver Michael sofrendo, porque o detesto mais, e a foto dele na parede: MACABRO. E o “túmulo” é reaberto 30 anos depois, por Julia, que ainda quer a sua ajuda, como queria 30 anos antes. Nunca adorei tanto o Caleb como quando ele cortou a cabeça de Michael fora.
Falando de Caleb, eu estou muito em dúvida… eu acredito realmente que ele seja o filho de Sarah, mas eu tenho minhas dúvidas. Porque já desconfiávamos disso, e esse episódio pareceu vender essa idéia, o que também é problemático: tudo que é muito evidente pode ser uma distração. Porque se ele for a criança imortal, está nele o que Julia tanto buscou. Mas se ele é a criança imortal, como ele cresceu? Aquele filho macabro de Sarah, abrindo os olhos prateados no vidro, não deveria ficar ali, um eterno bebê? O bebê de Sarah continua vivo, e é desesperador os planos que eles têm para ele: usá-lo para chantagear Sarah para que ela torne Amy imortal… e Amy imortal tem toda a capacidade de ser alguém muito mais terrível do que Michael o fora.
Cenas desesperadoras no episódio seguinte.
Uma nova equipe da CDC chega à Ilha. E em uma proposta irredutível de evacuar a Ilha, as coisas parecem acontecer mais depressa e de maneira mais desesperadora. O vírus está se espalhando, uma nova Ilha está infectada e 75 pessoas já morreram nela, mas a equipe também parece disposta a não deixar o local enquanto não resolver o caso ali, primeiro. O que eu estou gostando é de como Kyle Sommers está crescendo na série, e agora ele sabe da imortalidade de Sarah – foram cenas legais enquanto ela tentava convencê-lo, chegando a comer o mel infectado para provar o que estava falando. Também gostei de Alan e Kyle, mesmo com todos seus problemas, saindo juntos da Abadia em uma missão, e a Sarah colocando o Peter em seu lugar: “It was never your team, Peter, you were just keeping Alan’s chair warm”.
PAH.
O próximo episódio começou quase como uma nova temporada, e eu fiquei bem empolgado… não entender novamente o que estava acontecendo, ter aquela mulher louca servindo sopa com um olho humano. E tentar encaixar as informações! Também temos um gostoso retorno de Doreen nos sonhos de Alan, e a Julia, novamente naquele penhasco no qual Michael é finalmente morto: MAS NO DAY 9. Julia e Balleseros acabam de chegar à Ilha atualmente, e eu gosto de como sua relação com Peter é bem tensa, e de como eles são recebidos, com aquela busca eterna por Michael para ajudá-los no controle populacional. Enfim, a chegada deles também inicia um novo problema, que não me interessou tanto, mas posso esperar: o desaparecimento da mãe.
Amy ficar líder, a ponto de virar imortal. Cenas angustiantes, e eu detesto ela.
Também tivemos um bom desenvolvimento na trama, com Alan e Kyle do lado de fora. SOREN AINDA ESTÁ VIVO. O que nos leva a vários questionamentos… Kyle (que parece sempre se dar mal nessa série!) vai sequestrado e aprisionado, e temos cenas de puro horror, que me deixaram enojado: como aqueles pedaços de corpo pendurados no teto. A comida, aquelas pessoas loucas. Aqueles micóticos que estão infectados pelo TXM, mas sobreviveram graças à seiva de uma árvore, mas perderam o controle sobre si mesmos… e em uma tentativa desesperada de se salvar, Kyle acaba fugindo e comendo mel. Dentro de dois dias, se eles não descobrirem a cura, Kyle já era.
Eu queria Kyle na terceira temporada. Mas nem sei se vai ter uma.

Comentários