Constantine 1x06 – Rage of Caliban


Quando um espírito vingativo de uma criança, se apodera de outras crianças.
E Constantine nos apresenta o melhor episódio da série até então. E nesse momento eu me dou conta que há uns três episódios eu pareço vir dizendo isso, o que me leva à conclusão: a série está melhorando. Estou bem animado com a maneira como as coisas estão acontecendo, e o caso dessa semana foi, talvez, o que mais me interessou. Afinal, eu sempre acho que crianças são mais assustadoras que adultos. Constantine estava em seu melhor, foi fantástico acompanhar um pouquinho mais de Chas – e será que eu sou o único que nem me importei com a ausência de Zed? Também acho que, depois de tirar a Liv, essa pode ser mais uma possibilidade, e estão testando como os fãs reagiriam a episódios sem a Zed. Não sei se precisamos tirá-la completamente, mas se episódios sem ela tiverem a qualidade desse 1x06, pra mim tudo bem.
O primeiro assassinato acontece na casa de Emily – e então John Constantine vai estudar os casos tentando traçar um paralelo entre eles. Vários ataques, ao longo dos anos, matam os pais de maneira brutal, enquanto uma criança sobrevive, traumatizada, ao evento. A criança possuída normalmente termina internada para sempre. Depois de Emily, o espírito se apodera de Henry, e é uma apreensão crescente que acompanha todo o episódio. Porque Constantine ainda está longe de descobrir qualquer coisa, e o espírito já está em Henry, fazendo-o agir de uma maneira estranha e violenta. Sorry, I don’t know why I screamed. You can go to bed now […] I’m feeling much better. You’ll see it” E nós só ficamos aguardando as coisas acontecerem, até o momento em que ele vá matar, ou qualquer coisa assim. O ator mirim interpretou INCRIVELMENTE BEM, de maneira muito convincente, e assustadora. Tanto o assustado Henry, quanto o Henry possuído.
E temos uma infinidade de cenas incrivelmente bem filmadas. Como o momento em que o pai cai e corta o pé – que eu pouco me importei, porque não gostei nem um pouco daquele pai, de jeito nenhum. Ou a cena com a mãe, a faca e as abóboras de Halloween. Momento desabafo: HALLOWEEN ESSA ÉPOCA DO ANO? Enfim. A cena do cachorro, que eu jurei que o cachorro morreria… e uma das minhas cenas favoritas nesse episódio: o confronto no parquinho. Porque aquele professor é um inútil que não escuta o John, porque não custava NADA ter virado para trás, rapidinho, e aquele menino que o Henry quase matou (embora eu saiba que nada justifica esse tipo de violência) realmente mereceu um safanão. Toda a maquiagem e os efeitos estavam maravilhosos, assombrosos na quantidade certa, sem serem exagerados.
Ficou um episódio INCRÍVEL.
Amei a interação de John com a criança e a família. Aquela primeira abordagem, super discreta, foi hilária! E uma ótima cena. Pausa para interrupção, voltando aos efeitos: O QUE FOI A CENA DO HENRY EXPLODINDO O QUARTO? Foi, certamente, o melhor momento do episódio. Amei os seus olhos negros, o vento meio Looper, as coisas do quarto explodindo… e assim Clair, a mãe, vai até Constantine, pedir ajuda. Amei como a conversa fluiu entre os dois, como eles tentaram resolver os problemas juntos: a injeção tranqüilizante (os olhos, a voz do menino!), o círculo e a tentativa de invocação, o veado de três patas, o exorcismo… foi um pedido de Clair, que ele fizesse um exorcismo, porque tudo o que ela queria era seu filho de volta, e confiava o suficientemente em Constantine para que ele fizesse isso… mas o paralelo à história do começo da temporada, e o medo dele de fazer exorcismo em crianças!
Embora a cena de exorcismo tenha sido FENOMENAL. Não foi repleta de luzes, de vozes alteradas, de gritos nem de nada disso… até porque não era um demônio, mas sim um espírito, mas foi impressionante. Eu amei a maneira como o cenário de Halloween contribuiu, e como foi genial colocar o Constantine no meio de uma atração, tentando expulsar o espírito de Henry, enquanto as luzes piscavam e os atores do Henry e do Marcello se alternavam… por sinal, eu também fiquei incrivelmente satisfeito com a resolução do caso, com quem era o espírito vingativo e com que motivo ele estava matando os pais pela cidade. Duas coisas que Supernatural não explorou: o fantasma de uma criança, e o espírito de uma pessoa que ainda não está morta. Foi um ótimo episódio, eu ainda estou com medo da série ser cancelada. Mas estou confiante, quero que ela continue!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: Chas e a Espada da Noite.
P.P.S.: Nunca soquei um anjo, mas você está pedindo, cara

P.P.P.S.: Agora John Constantine pode fumar. Estão satisfeitos?

Comentários

  1. ANTES DE TUDO: Eu quase não assisti esse episódio - QUE MEDO!!!!
    Odeio crianças+quarto escuro+armários+cortinas e janelas+fantasmas.
    Também achei que o cachorro fosse morrer e fiquei pensando: "Não por favor, o cachorro não, não não! Vocês não teriam coragem de fazer isso, não não" hahahahaha >.<
    Esse episódio foi o mais tenso que assisti!!!! Nossa, apesar do medo constante, não consegui desgrudar os olhos...muito bem feito!!!!

    curti os "p.s" hahaha só não lembro do último!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Episódios com crianças são sempre assustadores - não sei porque as crianças são mais assustadoras, mesmo se elas estiverem fazendo o mesmo tipo de maldade que adultos. É muito mais macabro!
      Sobre ele poder fumar? Não estava liberado mostrar o personagem fumando, por isso ele não fumava na série, mas o pessoal fã dos quadrinhos estava reclamando MUITO e até colocando aí a culpa pela audiência não ser das melhores... numa tentativa do canal de alavancar a série, eles liberaram o Constantine com o cigarro \o/

      Excluir
    2. Ahhhhhhhhhhh! Por isso no começo ele pegava o cigarro mas não fumava hahahaha mas curti ele fumando, nunca li os quadrinhos, mas acho que tem tudo a ver com o personagem mesmo!!!!

      São muito mais assustadoras! Também não sei o motivo, deve ter uma explicação para isso hahahahahaha

      Excluir
    3. Na verdade eu também nunca li os quadrinhos, mas acompanhei toda a revolta de alguns fãs na internet mesmo na época, por isso ainda coloquei o comentário de "estão satisfeitos agora?" haha

      Excluir

Postar um comentário