Awake 1x05 – Oregon


See sideways?

Um dos melhores episódios da série, apresentando um caso extremamente interessante além de focar um pouco no caso que ainda não entendemos de Britten e nos dar mais material para especulações e teorias – e motivos para defender uma ou outra realidade de acordo com sua preferência. Que a minha ainda é a verde, só para comentar. Mais uma vez inovador, instigador, delicioso…
O maior foco do episódio foi na vida de Britten como um detetive e não em sua vida pessoal, mas tivemos um pouco disso, para ninguém reclamar. Sua vida pessoal fica para a realidade vermelha, com Hannah decidindo seguir em frente após a morte do filho, e decidindo mudar-se para Oregon. Não sabemos até onde isso vai chegar, mas pelo jeito a mudança ocorrerá. Quanto ao fim de casamento e tudo o mais, meras especulações. Geraram cenas fantásticas, sim, mas ainda especulações.
A realidade vermelha, em termos policiais, não existiu. Apenas deu uma ou outra dica para o caso enfrentado na realidade verde, que foi o melhor da série até o momento, preciso, com uma ótima premissa, um desenvolvimento muito bom (como Britten como suspeito) e um desfecho incrível, que se misturou com a vida e o caso do detetive de maneira brilhante, e deixou os espectadores roendo unhas de nervosismo… e as teorias já voltaram depois de tudo isso! Quanto a Rex, quase completamente ignorado nesse episódio.
Ou seja, tivemos muito de Hannah e do Britten humano na realidade vermelha, ao mesmo tempo que um caso verossímil, interessante e único na realidade verde. Cada uma das realidades ótima em uma coisa e totalmente imprecisa em outra. Os terapeutas já não ajudam em nada, não dá para acreditar em nenhum dos dois – mas existe a proposta, apoiada por ambos, de que com a mudança para Oregon uma das realidades desmorone, sendo que o que as mantinham unidas e reais era o fato de serem similares.
Mas fica a pergunta: será que uma vai mesmo desmoronar? Ficar imprecisa até ser caracterizada como um sonho, não-real? E o que foi toda aquela conversa final com Gemini, que além de ligar perfeitamente o caso da semana ao mistério todo da vida de Britten (real foco da série), ainda deixou um gancho fantástico para o futuro: o que ele sabe sobre o que acontece com Michael, e porque diz para ele não acordar (“I’d be very disappointed if you woke up”)?
Há quem diga que focou demais no lado policial da série, deixando o resto de lado, mas acho que ainda foi um balanço positivo. Afinal, o caso policial mereceu a atenção recebida, sendo muito bem formulado, conduzido e finalizado; e o restante da trama foi desenvolvido a partir de Hannah e deixando ótimas questões para o futuro… portanto, não tenho o que reclamar sobre o episódio. Ótimo, e que venha episódios melhores! A série ainda promete… (curioso pelo fim da temporada). Até mais!

Comentários

  1. Eu não disse que esse episódio foi incrível?! Gostei bastante do caso do Gemini, e fiquei indignada quando apontaram Britten como suspeito. Lembrar do nome da companhia de mudança foi muita sorte. A desvantagem de viver em duas realidades é q todo mundo acha que ele ficou louco, até porque, como ele iria explicar de onde vêm algumas decisões, apesar da maioria delas estarem certas?
    gostei muito daquela parte em q, quando os terapeutas falaram sobre uma realidade deixar de funcionar,e ele disse "Isso funciona porque EU faço funcionar!" Foi demais!
    Adorei o episódio, e como disse uma vez, me deixou algumas dúvidas tipo: se ele dormir na realidade vermelha, onde ele vai acordar?
    O que Gemini quis dizer sobre ficar acordado?
    Porque Gemini pegou um voo para Portland, cidade para onde Britten se muda na realidade vermelha?
    Estou cheia de perguntas, ansiosa pelas respostas, e ainda mais ansiosa pelo próximo episódio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa série está provando que tem o dom para fazer isso com a gente, não? Ficar cheio de dúvidas, questionamentos, e sempre ansiosos pelo próximo episódio... o 6 já lançou, tenho que ver depressa, aproveitar o fim de semana kkk
      Eu fui desligado o suficiente para não fazer essa ligação que você fez de Portland, sabia? Gemini nos deixou mais questionamentos do que eu inicialmente pensara... estou muito curioso pelo final de temporada! :D

      Excluir

Postar um comentário