American Reunion



Assisti ao filme. E amei. Afinal é American Pie de volta com o elenco original, um momento único na história, não tinha como não gostar… qualquer coisa com aqueles personagens de volta seriam de agrado, apenas por matar as saudades e dar aquele sentimento de nostalgia. E quem é que não experimentou o sentimento de nostalgia assistindo American Reunion no cinema?
O filme traz de volta os atores originais dos três primeiros filmes da franquia (American Pie, American Pie 2 e American Wedding), de volta a seus personagens e histórias. Na trama, uma reunião é organizada para reunir a turma de 1999 (a formatura do filme original). E quando todos esses amigos antigos se reencontram, algumas coisas precisam ser feitas… afinal, muitos anos os separam do último encontro.
O filme não inova nos personagens. Mesmo depois de tantos anos e tantas histórias que cada um devia ter vivido em sua vida, os personagens ainda são exatamente os mesmos que vimos no segundo e terceiro filme. Pouca coisa mudou, nenhuma inovação. Para quem esperava novidade, uma pena, mas um prato cheio para quem só queria matar saudade – Jim e companhia são exatamente os mesmos que conhecemos antes da formatura e acompanhamos até o casamento. O que proporciona uma fidelidade ao material original que vai deixar muita gente com o sentimento de saudade gigantesco.
O filme é bom, as piadas são interessantes. As situações são legais, mas vindas lá do ensino médio mesmo, nada de amadurecimento. Não espere por isso, até porque isso não seria American Pie. Jim conserva o jeito atrapalhado, consegue se constranger facilmente, Michelle (sim!) citou a famosa frase “This one time, at band camp…”, Finch esteve misterioso, Stifler safado e dissimulado, Oz parado, certinho e Kevin era exatamente o mesmo de antes… exatamente!
Michelle e Jim precisam rever algumas coisas em seu casamento (vi o filho de Jim mais ou menos no papel de seu pai nesse filme… se é que vocês me entendem); Stifler precisa aprender a ter responsabilidade no novo emprego; os pais estão precisando de ajuda também… todo o filme leva ao grande final em que o reencontro “oficial” realmente acontece, mas a melhor parte do longa não está ali, mas sim em tudo o que se desenrola antes disso…
As citações e homenagens foram o ponto-chave do filme. A todo momento uma cena remetia a uma lembrança ótima de um filme passado, o que era ainda melhor do que qualquer coisa nova desse; e passamos o filme todo revendo cada vez mais gente da trilogia original… mas se vamos falar de inovação, porque alguma coisa tem que ter mudado na vida dessas pessoas, devemos destacar dois.
1. O pai de Jim. Você viu o trailer? Desconfiou de algo? Pois é… as cenas são super divertidas, e a maneira como a relação dele com o filho se desenvolve lembra os primeiros filmes de maneira gostosa; 2. A vingança de Stifler… para quem não tinha mais esperanças de que isso fosse acontecer, pois é, he did. O único momento que realmente me fez ter um ataque de riso, tamanho meu choque. Grande cena, grande momento. Ponto para o Stifler!
O filme é bastante interessante, e se você gosta de American Pie você precisa assistir a esse filme. Não sei se existem planos de novos filmes com o elenco original, mas o roteiro deixou isso engatilhado, caso esse tipo de plano surgisse… mas até onde American Pie ainda pode ir? Mas talvez agora, reapresentando os personagens, os trazendo de volta do jeito que eram antes, os roteiristas tenham liberdade para um próximo roteiro mais criativo e diferente… e American Pie pode entrar em uma nova fase. Vai saber, não custa sonhar! Até mais…

Comentários