Por que um filme de Spring Awakening não daria certo?

Aneurin Barnard (Melchior) e Charlotte Wakefield (Wendla)

Eu juro que eu não sou chato. Não muito. Tá, talvez um pouco. Talvez muito. Ah, quem se importa? Mas minha idéia de que “um filme de Spring Awakening não daria certo” não é pura e simplesmente implicância. Sério que não. É só que… um filme de Spring Awakening não daria certo…
Não muito.
Bem, eu tenho meus motivos para pensar dessa maneira. Em primeiro lugar, vamos pensar um pouco em Hairspray. Qual a relação entre as duas? Nenhuma, tirando o fato de que as duas são grandes peças da Broadway. Mas vamos ver o filme de Hairspray… foi uma decepção total. A história toda alterada, músicas cortadas, músicas que não estavam na peça, mas colocaram no filme… bem, mas não vamos generalizar. Não é por isso [só] que eu acho que o filme de Spring Awakening não daria certo, porque vamos agora pensar em Rent. O filme de Rent foi maravilhoso, e um grande exemplo de adaptação… poucas músicas cortadas, a história sem alterações, o clima da peça mantido, grande parte do elenco original da Broadway reprisando seus papéis. Uma grande obra-prima.
Não que eu diga que precisamos ter Jonathan Groff e Lea Michele no filme, caso ele saia mesmo. Não que eu vá reclamar se forem eles… mas não é como se só eles pudessem interpretar esses personagens bem (vide Kyle Riabko e Christy Altomare), outras pessoas também o podem. Mas tudo bem, isso tudo foi para chegar à conclusão de que nem sempre adaptações dão certo, mas há aqueles casos em que elas podem, sim, ser tão boas quanto o original da Broadway.
Mas seguindo no meu raciocínio um pouco maluco. Alguém ainda está acompanhando? Bem, que seja. Para aqueles que já assistiram à peça, vocês podem me dizer: qual é o elemento central do espetáculo? Despertar da sexualidade, uma sociedade repressora… sim, sim. Mas qual é o estilo de peça, como ela é feita em palco?
Exatamente! Com muita simplicidade. A riqueza da peça está somente na sua história, em suas ótimas músicas, e belas interpretações. A peça não tem como alicerce uma grande variedade de figurino ou de cenários. Todo o cenário da peça se resume a seis cadeiras, uma mesa, e aquela parte do palco que sobe (em algumas versões, inclusive a original) para que Wendla e Melchior tenham sua grande cena na finalização do primeiro ato… a mais que isso, não temos nada. Nada! Ou seja, simplicidade total.
Hunter Parrish
E como seria toda essa simplicidade no filme? Eu sei que a adaptação não-musical do original de 1891,feito para TV em 2008, não tinha grandes cenários nem nada. Mas não acho que o filme musical seguiria aquela linha. Então, bem, já não existiria simplicidade alguma. E, sinceramente, eu não consigo imaginar um Spring Awakening cheio de cenários e enrolação… não imagino uma grande escola para os meninos, um grande campo para as meninas. Não gostaria de ver a relação de Wendla e Melchior num celeiro ou algo assim, sem ninguém em volta para cantar I Believe. Não me conformaria se em My Junk, cada um estivesse em um lugar. O que seria das meninas cantando em volta de Hänschen, enquanto Georg tem suas fantasias com a professora de piano? Tudo seria separado? As meninas na rua, Georg na aula e Hänschen no banheiro? Quer dizer… qual o encanto da cena?
Sem contar que não sei o que seria de Mama Who Bore Me (Reprise), se houvesse um reprise. As meninas simplesmente invadiriam a casa de Wendla para cantar com ela? Ou Wendla sairia para cantar no meio da rua? Como seria Touch Me, Totally Fucked? Acabei de me lembrar, mas o que seria de And Then There Were None? Medo… o que seria da minha cena preferida (Those You’ve Known)? Talvez até ficasse bom, mas tenho medo dos efeitos que pode ser utilizado… talvez The Bitch of Living, The Mirror-Blue Night e The Word of Your Body ficassem admissíveis… poucas mais além dessas, no entanto.
Jake Epstein (Melchior)
e Christy Altomare (Wendla)
Portanto, acredito que a grande variedade de informações que um filme pode conter apenas acabaria com o encanto de Spring Awakening. Porque você se apaixona por essa peça (e volta a assisti-la várias vezes) não por causa dos cenários ou figurinos… mas por causa da história, das lições, das músicas, dos atores… e porque você sabe que pode transformar duas cadeiras num lindo carvalho, seis cadeiras em uma sala de aula, duas cadeiras e uma mesa em uma sala de estar… você se permite voar e imaginar tudo da sua maneira. Não consigo ver encanto em um Spring Awakening fora dos palcos…
É claro que eu sempre posso morder minha língua. Assim, se um dia o filme sair e eu vier aqui para o blog elogiá-lo, não quero um bando de gente colocando o link para esse texto nos comentários, por favor. Mas digo que, em minha cabeça, não consigo imaginar um grande filme… quem sabe? Só esperando para sabermos. Posso garantir que estarei lá, na estréia, aprovando ou não… e segundo Steven Sater, ele e Duncan Sheik estarão envolvidos com a produção do possível filme. Isso já aumenta um pouco seus pontinhos. Ele também comentou que os dois escreveram uma música nova para o filme (desde que não tirem minhas músicas preferidas, está tudo bem!), e eu fico curioso para ouvi-la… até mais!

Comentários

  1. Haha,sabe que eu penso igualmente a você?
    Spring Awakening se tornou meu musical predileto justamente pela simplicidade de como é passado,como você falou,pois ele chamou minha atenção inteiramente pelo modo como a história,a música,os atores nos envolvem de uma maneira que só você estando lá ao vivo para sentir.Sem falar que com um cenário tão simples é muito mais fácil para os atores explorarem sua criatividade.Penso que há histórias para o teatro,e há histórias para o cinema,e uma história como Spring Awakening,na minha opinião,não sei se todos pensam assim,foi feita especialmente para os palcos.
    Também me passou pela cabeça a cena que as garotas cantam "My Junk"...como ficaria a cena?Mesmo que eles enrolassem um jeito de fazer com que todos cantassem juntos não seria a mesma coisa,poderia ficar até legal,mais nunca a mesma coisa que nós tanto amamos.Então,para ser franca,adoraria ver esse musical de novo em cartaz,mais não seria do meu agrado ver "Spring Awakenig" como uma opção de filme no cinema! :/
    Eu posso até gostar,mais nada supera a magia do musical em cima de um palco!
    Beijão,e ótimo post!

    Kah,13.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo :D
      E que bom saber que não sou o único que pensa assim! kk
      Obrigado pelo comentário, volte sempre! :P

      Excluir
  2. Cara, vai me desculpar, mas a adaptação de RENT foi horrivel, foi uma prova que voce nao deve colocar o elenco original da brodway.. pq poucos daqueles atores se deram bem no cinema. Eu sou um grande fã da Indina Menzel e cia, mas ela assim como uma Kristen C. da vida são grandes no teatro, mas no cinema são muito fracas (desculpa, mas a experiencia das duas no cinema foi péssima). Os miseráveis conseguiu adaptar cenas que pareciam impossiveis, acho que "my junk" não seria a mais difícil, inclusive é uma peça muito simples.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que pode ser adaptada sim, mas eu concordo nas dificuldades que vc colocou. Hairspray filme foi o meu primeiro contato com musicais... Quando eu assisti a peça online achei o filme tão horrível... mil vezes o original. Sempre o original vai ser melhor seja lá qual musical for. Mas acredito que Les Mis e Rocky Horror foram uma das melhores adaptações. <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa agora tive medo de não ser tão bom assim, porque de fato os musicais adaptados não tiveram o mesmo encanto, qualidade e dinâmica das peças, porém vou torcer muito para que Lea e Groff estejam no filme e que ele seja tão bom quanto a adaptação de Les para o cinema!!!

    ResponderExcluir
  5. acho q seria bom se existisse uma adptação para o filme, se continuasse com os mesmos personagens, as mesmas músicas e q n perdesse a essência da historia

    ResponderExcluir

Postar um comentário