Super 8 – JJ Abrams a la Stephen Spielberg



Para falar bem a verdade, eu já me encantei pelo filme antes mesmo de vê-lo, então já o assisti com aquele sentimento de que era bom. Para vocês terem uma idéia, eu já meio que gostava do filme antes mesmo de descobrir qual era sua história. Por quê? Ora, tinha JJ Abrams como escritor e Steven Spielberg como produtor. Não consegui imaginar nada ruim saindo desses dois trabalhando juntos…
O filme foi lançado esse ano e estrela Joel Courtney como Joe Lamb, Elle Fanning como Alice e Kyle Chandler como o pai de Joe. O elenco central do filme é composto por crianças ou adolescentes, mas todos ótimos em seus papéis. Mesmo com pouca idade, suas interpretações estão muito boas, e gostei especialmente de Joe… ele conseguiu ser um personagem do qual todos gostamos.
O filme começa no verão de 1979, e não chega ao futuro (inclusive temos uma cena maravilhosa em que o uso dos disc-man, novidade na época, é condenado), e conta a história de um grupo de amigos filmando seu próprio filme Super 8 sobre zumbis, certos do sucesso após convencer Alice de participar das filmagens. Enquanto filmam uma sequência (a atuação da garota é impecável, tanto no nosso filme, quanto no filme Super 8 das crianças), um trem descarrilha, gerando uma imensa confusão e o começo de todos os acontecimentos estranhos na cidade.
Em primeiro lugar, sendo a cena do trem uma das mais marcantes de todo o longa, devo comentar que eu adorei a cena. Tudo foi feito com perfeição, o descarrilhamento, as explosões, tudo. Amo ver acidentes assim (talvez por isso goste de Premonição), e acidentes de trem então, nem se fala… mas esse foi provavelmente o melhor acidente de trem que eu já vi até hoje. E após o acidente, temos as crianças sujas, meio machucadas, tudo como deveria ser… e até um susto quando o professor, quase morto, acorda.
Daí para frente, o filme começa de verdade. Eu meio que o tinha associado (antes de assistir, claro) à ET. Ainda não sei porque eu pensei uma coisa dessas, os dois filmes são absolutamente diferentes. ET é bem mais inocente que Super 8, que tem um clima bem obscuro. Enquanto o núcleo central do primeiro é mais infantil, o núcleo do segundo já tem alguns outros interesses. E o protagonista de ET acaba sendo ele mesmo, e em Super 8, o ET (muito menos sociável, nada fofinho e nada querido) não é o protagonista; mas se tem alguma semelhança, é a vontade de ambos irem para casa…
Super 8 está fantástico. O filme se desenvolve bem, chegando num clímax quase simples, mas bastante interessante. Temos uma conversa bem diferente, e a partida do visitante; não acho que o final tenha sido nada extraordinário, mas foi bastante legal, e ainda assim uma grande mensagem (sem contar que aquela nave no final era linda). Uma pena que Joe e Alice não tenham tido seu beijo… mas eles tiveram cenas bonitas.
O filme é uma grande diversão. Tem tudo o que precisa: uma história legal, personagens cativantes e aquele tonzinho de mistério e de sobrenatural. A gente ri, e a gente se emociona em algumas partes… além de ver o melhor acidente de trem já feito! Ou um dos melhores, pelo menos… o filme já saiu de cartaz na minha cidade (vi no último dia), deve ter saído de quase todos os cinemas, mas assim que tiver a oportunidade, assista! Até mais…

Comentários

  1. finalmente assisti!
    nem tinha percebido que se passava em 1979!
    aohaoaha
    bem, isso explica blondie no disc-man :P
    e como assim o et não é nem um pouco fofinho!
    e a hora que ele olha pro Joel com aqueles olhinhos verdes!

    ResponderExcluir
  2. aah =/ tudo bem, ele é fofinho também
    mas é que em comparação... o et de ET é muito fofo, a gente se apaixona por ele! dhasoidhaisda

    ResponderExcluir

Postar um comentário