I Believe – Os prêmios de Spring Awakening


I believe, I believe, I believe…
Oh I believe…

Justificativa para o título: eu realmente acredito no musical, e tudo o que ele já levou como prêmio só serve para provar como a peça é boa. Mas que seja, nesse texto vou comentar um pouco sobre os prêmios que Spring Awakening já conseguiu (inclusive os oito Tony Award), e as categorias a que foi nominado, sem levar o prêmio. A peça conta com um elenco ótimo, ótimas músicas e uma história magnífica – toda a produção é tão boa que os prêmios são mais que merecidos. Confira abaixo:

Produção Original da Broadway:
Ganhou oito Tony Awards, mas foi nomeado a onze. Lembrando, sempre, que o Tony Award é o prêmio mais importante do teatro, muito parecido com o Oscar para o cinema! Levou os seguintes prêmios: Melhor Musical, Melhor Livro de Musical (por Steven Sater), Melhor Trilha Sonora Original (Duncan Sheik e Steven Sater), Melhor Performance de Ator Destaque em um Musical (John Gallagher Jr., e é claro que esse é o intérprete de Moritz; como já disse, o personagem mais difícil de se interpretar em palco), Melhor Direção de um Musical (Michael Mayer), Melhor Coreografia (Bill T. Jones), Melhor Orquestração (Duncan Sheik) e Melhor Design de Iluminação de um Musical (Kevin Adams). As categorias a que foi indicada, mas não levou foram: Melhor Performance de Ator Principal em um Musical (Jonathan Groff), Melhor Cenário de um Musical (Christine Jones) e Melhor Figurino de um Musical (Susan Hilferty).
Ganhou quatro prêmios Drama Desk Award, sendo nomeado a dez. Levou os seguintes prêmios: Excelente Musical, Excelente Diretor de Musical (Michael Mayer), Excelente Música (Duncan Sheik) e Excelente Letra (Steven Sater). No Drama League Award, recebeu o prêmio de Produção Distinta de um Musical. No Lucille Lortel Award, recebeu o prêmio de Excelente Musical e Excelente Iluminação (Kevin Adams).
Já no New York Drama Critics Circle Award, levou o prêmio de Melhor Musical. E no Outer Critics Circle Award levou os três prêmios a que foi indicado: Excelente Novo Musical da Broadway, Excelente Nova Trilha Sonora (Duncan Sheik e Steven Sater) e Excelente Diretor de um Musical (Michael Mayer). E por fim, no Grammy Award ganhou o Melhor Álbum de Musical.

Produção Original em Londres:
Ganhou quatro importantes prêmios no Laurence Olivier Award, sendo eles: Melhor Novo Musical, Melhor Ator em Musical (Aneurin Barnard, intérprete de Melchior), Melhor Performance num Papel de Apoio em Musical (Iwan Rheon, intérprete de Moritz) e Melhor Design de Som (Brian Ronan).

Nisso, chegamos a uma incrível quantia de 24 importantes prêmios em suas produções originais (as peças só são premiadas na sua produção original; por exemplo, o primeiro elenco concorre no Tony Award, mas novos elencos, que sempre são modificados, não concorrem ao Tony novamente!). Então se você não acreditava em mim quando eu dizia que era bom… os números não enganam! Até mais!

There is love in Heaven…
All will be forgiven…

Comentários