“Spring Awakening” pelo mundo…


Como todos sabem, tudo o que faz sucesso, tudo o que é bom de verdade, acaba chegando a várias partes do mundo. E com os musicais da Broadway, isso não é diferente. E no caso de Spring Awakening, o musical foi traduzido para várias línguas e passou em vários países (como o Brasil, com O Despertar da Primavera). Algumas foram bem recebidas pelo público (como o brasileira), outras nem tanto; algumas seguiram exatamente a peça original, outras sofreram algumas mudanças em suas cenas (como também foi o caso do Brasil). Abaixo, como eu não assisti a todas essas versões (apenas a original da Broadway, a tour, a de Londres e partes da brasileira), trouxe algumas fotos e os atores das versões nos demais países. Divirtam-se!
Clique em “ler a matéria na íntegra” para ver os elencos e as fotos!



A versão sueca tinha Joán Alderman (Melchior), Mari Haugen Smistad (Wendla) e Ole Aleksander (Moritz) no elenco. Ficou em cartaz de Agosto de 2008 a Março de 2009.







A versão finlandesa tinha Jarkko Tamminem (Melchior), Sara Melleri (Wendla) e Petrus Kähkönen (Moritz) no elenco. Ficou em cartaz de Fevereiro a Novembro de 2009.





A versão austríaca tinha Rasmus Borkowski (Melchior), Hanna Kastner (Wendla) e Wolfgang Türks (Moritz) no elenco. Ficou em cartaz de Março a Maio de 2009.









A versão brasileira tinha Pierre Baitelli (Melchior), Malu Rodrigues (Wendla) e Rodrigo Pandolfo (Moritz) no elenco. Ficou em cartaz de Agosto de 2009 a Janeiro de 2010 no Rio de Janeiro; de Março a Maio de 2010 em São Paulo; reabriu em Julho e ficou até Agosto de 2010, ainda em São Paulo.






A versão filipina tinha Joaquin Valdes (Melchior), Kelly Lati (Wendla) e Nicco Manalo (Moritz) no elenco. Ficou em cartaz de Setembro a Outubro de 2009.



A versão na República Tcheca contava com Jirí Mach (Melchior), Svetlana Slováková (Wendla) e Vojtech Blahuta (Moritz) no elenco. Estreou em Novembro de 2009.




Na Coréia do Sul, o elenco foi composto por Yoon Hyeon-min (Melchior), Song Sang-eun (Wendla) e Jung Dong-hwa (Moritz). Estreou em 2009.


A versão argentina teve Fernando Dente (Melchior), Florencia Otero (Wendla) e Federico Salles (Moritz) no elenco. Estreou em Março de 2010.




A versão irlandesa foi produzida pela National Youth Musical Theatre, contando com alguns dos artistas mais talentosos da Irlanda. Teve sua première em Setembro de 2010.


E é claro, essas são apenas algumas das muitas versões que temos de Spring Awakening. Muitas outras versões foram realizadas em muitos outros países, como Holanda, Japão, Austrália, e muitos outros lugares. No entanto, escolhi apenas alguns para colocar aqui no blog, e ainda assim é legal ver as diferentes versões. Apenas pelas fotos, podemos ficar notando que muita coisa está diferente do que estamos acostumados em algumas versões. E nos dá uma certa curiosidade de ver o show todo e ver como ele ficou naquele país… dá aquela vontade de ouvir a música em alemão ou sei lá que língua… é divertido, é bom. Deu um certo trabalhinho ficar aqui, procurando elencos e boas fotos deles, mas valeu a pena. Até mais!

Comentários