Merlin 3x03e04 – Goblin’s Gold / Gwaine


Por melhor que a temporada tenha começa, para mim ainda tinha alguma coisinha faltando em Merlin, terceira temporada. No entanto, esse sentimento ficou para trás nos dois episódios seguintes. Os episódios três e quatro foram muito bons, cada um a sua maneira (e eu, pessoalmente, gostei muito mais do quarto), e parece que agora a temporada subiu de nível. Merlin parece mesmo entrar em sua melhor fase até o momento.
O terceiro episódio, Goblin’s Gold, não me chamou a atenção na prévia. Achei que parecia um daqueles episódios que tenta ser engraçado, fazendo caricaturas ridículas (lembrei-me de Beauty and the Beast) e não era nem bom nem útil para a temporada. No entanto, me surpreendi. Foi mesmo um daqueles episódios mais cômicos, mas a comédia estava muito bem colocada no episódio, e ele foi bom a sua maneira. O clima estava legal, as piadas não eram idiotas, e a história era interessante.
Gwaine, o quarto episódio, veio para balançar a temporada. Foi aquele típico episódio que te deixa de olhos arregalados e extremamente satisfeito. Eu fiquei muito satisfeito. Fomos apresentados a Gwaine (que em muitas versões é sobrinho do Rei Arthur) e a um plano para matar Arthur durante uma competição – Gwaine foi aquele típico personagem de quem você gosta demais (e rápido), e não quer que vá embora ao fim do episódio. Mas ele foi. Mesmo assim, sempre esperamos pelo retorno de personagens assim.
Para ler o texto completo, clique em “ler a matéria na íntegra”.

Goblin’s Gold começa num tom de comédia, mesmo antes de aparecer o duende. Depois temos ele fazendo bagunça, temos a calvície de Uther (não consigo gostar de Uther!), e o plano de Gaius e Merlin para prendê-lo. É aí que o duende entra no corpo de Gaius, e toda a história do episódio começa. Temos um Gaius mais divertido, interesseiro… de certa maneira, eu gostei. Não foi como o ogro em Beauty and the Beast na temporada passada. Dessa vez foi mesmo engraçado, e valeu a pena assistir.
Entre as melhores cenas, temos Gaius ganhando uma queda de braço, e Morgana pedindo poção para dormir. Nessa cena, apesar de engraçada, foi bom quando ele diz que vê a maldade no coração da protegida do rei. Gostei da cena. E, claro, ele tratando da calvície do rei; os tapas na cabeça foram impagáveis. Por alguma razão, aquilo conseguiu tirar boas gargalhadas de mim!
Quando começam as brigas com Merlin (e temos a maravilhosa cena em que o Goblin joga uma faca em Merlin, que a detém com magia e devolve), temos toda a acusação ao rei. Achei muito bonito ver Arthur desconfiar de que aquele não é o Gaius verdadeiro, porque não importa o que Merlin poderia ter feito, ele nunca estaria ansioso para vê-lo ser enforcado. Então, mesmo antes de Gwen ir falar com ele, ele já tinha a opinião formada (e a cena do burrinho foi hilária! Não tinha como Merlin não rir… se até Gwen riu!).
Mas o principal nessa postagem é o episódio de Gwaine – foi simplesmente fantástico. Se a série manter mais ou menos esse nível agora, estará em seu melhor momento, sua melhor temporada. O episódio, como já disse, me deixou contente em cada parte, e é o meu episódio preferido da temporada até o momento, e o considero um dos melhores na série em geral (ainda gosto muito de Witchfinder, talvez o mais pesado da série até o momento).
Gwaine já aparece arrasando na taverna, no início do episódio. Depois, temos cenas muito boas de conversas entre Merlin e Gwaine, e gosto de ver como tudo aquilo se desenvolve. Como em pouco tempo, eles parecem virar amigos de verdade – e gostei de vê-los conversar sobre seus respectivos pais e tudo aquilo. É uma pena que ele tenha sido banido, e mesmo depois de voltar para salvar Arthur (tudo porque Arthur o defende de seu pai, em uma cena fantástica!), Uther bate o pé e o bane de Camelot. Infelizmente, Gwaine parte ao final do episódio… mas algo me diz que ele estará de volta em breve. Espero que sim.
Outra cena em que Gwaine se destaca, é quando Merlin descobre das espadas, e juntos eles se dão conta do plano contra a vida de Arthur. Quando ele se oferece para pegar a espada, Merlin decide ir, e acaba descobrindo dos cristais e da real identidade de Oswald e Ethan. Mas quando Merlin é pego, quem aparece para salvá-lo é Gwaine, em uma cena muito boa. Não é à toa que o episódio foi tão bom…
Em cenas muito engraçadas, temos a mulher da taverna achando Merlin bonito (e não estando nem aí para Arthur, aquela foi uma das melhores cenas da dupla até agora!); Gwaine dando em cima de Gwen, sem conseguir nada, e depois Arthur vendo os dois se despedirem (e no fim ainda até temos Arthur e Merlin se provocando, e parecendo dois amigos crianças, quando um corre atrás do outro).
Os dois episódios foram bons, com destaque principal para Gwaine – e a temporada que já começou boa, melhora ainda mais. Estou assistindo ao restante da temporada, e em breve as postagens estarão no blog. Fiquem ligados. Aproveito para recomendar a série para quem gosta desse tipo de tema, é boa.

Comentários

  1. Já estou no eps 8 dessa temporada! Quero terminar logo para assistir a outras séries!

    Gosto mto do Arthur na série e ve-lo com orelhas de burro foi impagável! Vlw a pena, ri mto!

    O ator que faz o Gaius mandou mto bem nesse eps parabéns! Parecia realmente outra pessoa!

    Mas sinceramente acho que a série precisa amadurecer mais se não irá se tornar apenas mais uma entre mtas!

    Ta me parecendo Pokémon... de toda a temporada uns 2 ou 3 eps contam algo que vale a pena na série os restantes apenas enrolação!

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. mas o final da terceira temporada foi fantástico! Já assisti, só falta colocar no blog... a série deu uma boa guinada, e acho que na próxima temporada, a série vai mudar pra valer, promete ser ótima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário