From Hell – História do Jack, o Estripador


Ainda estou meio atordoado por ter começado a ver o filme sem saber que era a história de Jack, o Estripador. Não que isso não tenha ficado evidente em alguns minutos de filme. Na verdade, só resolvi assistir ao filme por ser com Johnny Depp (vejo muito os filmes dele, porque realmente gosto do ator. E não consigo me lembrar de um filme dele de que não tenha gostado – mas minhas palmas ficam para Sweeney Todd, sou fã daquele filme!), e a sinopse pareceu levemente interessante.
O filme se passa na Inglaterra de 1888 (e já começa com uma fala de Jack, o Estripador: “Um dia, os homens olharão para trás e dirão que dei à luz o século XX” – e quando a cena é mostrada no filme, ela está fantástica), e vários crimes começam a ocorrer em Whitechapel. Um grupo de amigas, obrigadas a se prostituírem para sobreviver, e constantemente ameaçadas por gangues locais, acabam vítimas de um assassino. Não qualquer assassino, mas um com conhecimento da anatomia humana, criando cenas um tanto quanto difíceis de se assistir.
É aqui que o filme fica pesado. Os assassinatos não são simples. Nem os corpos das vítimas. Ao menos os produtores pareceram se importar um pouco com nosso bem-estar, não mostrando muito mais do que o necessário para a compreensão do filme (não que isso já não tenha sido o suficiente…). E fiquei contente por descobrir um pouco mais sobre Jack, o Estripador.
Pois vamos aos fatos: quem nunca ouviu nenhum comentário sobre o famoso assassino? Bem, todo mundo já ouviu e, no entanto, poucos conhecem algo sobre ele, de fato. Eu mesmo era um muito alheio à sua história. E gostei de conhecer. Mas vamos voltar a Depp. Aqui, ele faz o papel do inspetor Abberline, que usa seus poderes psíquicos para resolver seus casos, e se interessa especialmente pelo caso dos assassinatos das mulheres de Whitechapel, até se envolver [quase] romanticamente com uma delas, Mary Kelly. Ainda trabalha com Robbie Coltrane (no papel do sargento Peter)… como não olhar para ele e ver Hagrid?
Que seja. O filme se desenvolve muito bem (há quem diga que um tanto de exagero, e pouco desenvolvimento do “romance” do casal principal), até a resolução de todo o mistério. O envolvimento dos maçons e da família real é essencial. No fim, demorei para chegar à conclusão de quem seria Jack, mas tudo bem… passamos por alguns suspeitos. Depois da resolução, é fácil dizer que era óbvio. Mas era.
O final foi interessante (e não vou comentar muito, afinal não quero estragar o filme com spoilers), mas ao mesmo tempo em que dá aquela esperança, te deixa com uma sensação de desalento (comum em muitos filmes de Depp, por sinal). E (cuidado, isso pode estragar sua surpresa!) o filme conta com algumas lobotomias… as cenas foram bem trabalhadas, e gostei de como os personagens foram explorados após serem lobotomizados… mas vocês entenderão melhor com o filme.
No geral, recomendo. Não é o melhor filme do ano (de 2001, mas tudo bem!), mas é bastante interessante. Mas depende de seu gosto para filmes. Se seu forte são filmes mais leves, talvez seja melhor não se aventurar. Mas para qualquer um que goste do gênero, é quase imperdível. Até mais…

Comentários

  1. Aonde vc baixou esse filme?! Gosto mto de anatomia, área que quero seguir dps que me formar!

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Filmes Hunter!
    ótimo site, tem de tudo, meu favorito para baixar filme (y)

    ResponderExcluir

Postar um comentário