Thor – adaptação dos quadrinhos, que deu certo no cinema!


Finalmente a estréia de Thor aconteceu. Depois de tanto tempo de espera, lá estava eu na salinha de cinema, com meus óculos 3D (nem me falem sobre a dificuldade de assistir a um filme com dois óculos!), feliz da vida com a possibilidade de curtir o longa. Mais uma adaptação da Marvel, a história em quadrinhos se deu absolutamente bem no cinema! A história do deus nórdico mais forte… sim, sim, tudo deu bastante certo, e o filme ficou ótimo!
Nunca leu a HQ de Thor? Bem, não vou te dizer que eu tenha lido, mas conhecia um pouco da história. Thor é um grande guerreiro, habilidoso e o mais forte entre todos, porém muito arrogante e impulsivo – o que acaba por despertar uma guerra milenar, deixada para trás anos antes. Assim, Odin (seu pai) o exila, e ele acaba indo viver entre os humanos. Na Terra, ele tem que aprender a ser um verdadeiro herói, enquanto luta contra forças que o seguem de Asgard para acabar com sua vida…
Mas muito, muito mais o espera nesse filme, além dessa sinopse. Sinopse interessante, sim, mas o filme é muito mais. Não tenho muitas palavras para explicá-lo, mas eu me apaixonei pela história e pela maneira como foi contada. Não pude deixar de sair do cinema sorrindo, e passar o resto da noite pensando nisso. Iniciando com cenas lindas de uma “tempestade” (além de citar a Ponte de Einstein-Rosen), partimos para uma linda Asgard, em que conhecemos Thor… e o que eram aquelas pontes de arco-íris? Lindas, lindas, lindas!
E a história se desenvolve. Além de uma história fabulosa, atores ótimos em seus papéis, o filme é muito lindo visualmente. Ele definitivamente merece algum Oscar técnico… estarei lá torcendo ano que vem… uma cena mais linda que outra, um lugar mais bonito de se ver que outro… não tem como não ficar babando por aquelas paisagens… só isso teria valido o filme (afinal aquelas cenas eram dignas de encher os olhos de lágrimas!)… e não foi só isso!
Quando temos a transição de Thor para o planeta Terra, o filme parece mudar um pouco de figura. E então temos os dois planetas sendo mostrados constantemente. Além de nos emocionar, o filme passa boas e importantes mensagens. Além de ter seus momentos cômicos que valem a pena. O fim não deixa nada a desejar… temos um fim de esperança, de emoção, que faz nossos olhos brilhar e sonhar…
O filme traz uma atmosfera envolvente, que te amarra, e te tira do lugar de onde está. Você simplesmente acredita que tudo aquilo é de verdade, e aprende a amar todo aquele universo. De maneira perfeita, o filme mescla guerreiros medievais com arquitetura e viagens futurísticas, além de um pouco de viagem espacial (no melhor estilo Star Trek). Portanto, é maravilhoso! E quanto ao machado? Ele tem algum lugar onde seu poder fica "guardado"... gostei do machado estilo Excalibur (e amei sua chegada ao planeta...), e achei interessante ele não conseguir tirá-lo da pedra, como se esperava que ele conseguiria. Mais importante do que isso, AMEI a cena do final em que o machado vem para a sua mão. O jogo de imagens, com o machado, a mão se erguendo, os trovões (deus do trovão), tudo ficou muito bonito de se ver...
Os atores que tornaram tudo isso possível: no papel principal temos Chris Hemsworth como Thor; seu irmão Loki é interpretado por Tom Hiddleston; Odin por Anthony Hopkins; e Natalie Portman no papel de Jane Foster.

Filme mais do que aprovado, um dos melhores filmes do ano até o momento. Talvez o melhor até o momento. É, provavelmente. E a Marvel já anunciou que Thor e Capitão América ganharão sequências! Agora é só esperar (e torcer para que dê tudo certo na sequência)… Capitão América ainda vamos ver a qualidade em julho… ansioso também. Até mais pessoal! Quem não assistiu Thor, deve estar em um cinema perto de você. Vale a pena!

Comentários