Sítio do Picapau Amarelo (2005) – Cuca se vinga de Emília

Emília volta a ser uma boneca de pano sem vida!

Ainda vamos ter que esperar um pouco mais para ver a Marcela pagar por tudo o que fez… achamos que talvez a Cuca pudesse fazer algo contra ela depois de a Marcela ter feito um acordo com a jacaroa, pedindo que ela transformasse o Angico de volta em menino a tempo do noivado, e prometendo que “entregaria a Emília em troca” e não cumprir sua promessa. A Cuca chega a invadir o quarto de Marcela no Arraial dos Tucanos, e a Marcela acaba se safando graças à fita que a Emília deixou cair no seu quarto quando entrou lá de noite, vestida de bruxa e acompanhada da Dona Joaninha, para assustá-la: com a fita de cabelo da bonequinha de pano, a Cuca consegue preparar um feitiço que a deixa sob seu controle… agora, tudo o que ela precisa fazer é atraí-la até a caverna, a chamando com uma voz doce à qual Emília obedece sem pensar: “Eu vou. Eu vou”.

Uma das coisas mais interessantes do plano da Cuca foi ouvir a voz da Mônica Rossi em um tom completamente diferente daquela a que estávamos habituados! E a cena conta até com o Pesadelo rindo da voz da Cuca, perguntando se “ela ficou boazinha” ou qualquer coisa assim. Como a Emília é hipnotizada durante a noite, Tambelina é a única que a vê sair, mas ela consegue despertar a Narizinho e a Patty Pop a tempo de impedir que a Emília saia do Sítio… quando Emília desperta, ela não se lembra muito do que aconteceu ou de onde estava indo, mas consegue lembrar do que chama de “uma voz suave que a chamava”. No fim, todo mundo parece acreditar que a Emília teve um episódio de sonambulismo ou algo assim e pronto. O plano da Cuca, no entanto, ainda vai dar certo quando, no dia seguinte, a bonequinha está comendo jabuticaba com o Quindim e o Conselheiro e ela é chamada novamente.

Dessa vez, ao ouvir a doce voz da Cuca a convidando, ela acaba saindo e ninguém consegue impedi-la. O Quindim e o Conselheiro até acham aquilo tudo muito estranho, e a Tambelina também a vê, mas dessa vez ela já estava do lado de fora, é de dia, e ela acaba indo direto para a caverna da Cuca, passando em silêncio, por exemplo, pelo Saci e pelo João, que estranham – afinal de contas, quando que a Emília passaria por eles em completo silêncio, sem nem um comentário que fosse? Saci e João a seguem pela mata até a caverna da Cuca, enquanto a Tambelina vai até o laboratório do Visconde atrás das crianças para contar sobre a Emília “agindo estranho” e sobre o seu palpite de que “ela está enfeitiçada”. E quando Zequinha e Cléo ligam falando sobre como “a Marcela estava perguntando sobre a Emília mais cedo”, eles sabem que alguma coisa está errada.

Saci e João, que entram na caverna da Cuca atrás da Emília, não conseguem salvá-la, e então contamos com o César, que ouve os gritos de socorro da Emília, mas nem o Máscara Verde consegue salvá-la, porque a Cuca e o Pesadelo descobriram uma buzina que o atinge e o impede de continuar lutando – o herói não é mais páreo para a jacaroa! Então, Cuca consegue continuar com o seu plano de vingança e TRANSFORMA A EMÍLIA DE VOLTA EM UMA BONECA DE PANO SEM VIDA. O Máscara Verde está desacordado, o Saci está imobilizado e sem sua carapuça, e o João está desmaiado do lado de fora depois de apanhar da bruxa quando o Pedrinho, a Narizinho e o Zé Carijó chegam. Então, o grupo do Sítio precisa pensar em um plano, porque não podem simplesmente entrar na caverna com a jacaroa lá e pegar a Emília de volta, e é o Pedrinho quem tem uma ideia…

“Eu tenho, como diria a Emília, um plano batatal!”

As crianças voltam correndo para o Sítio para pedir que a Tia Nastácia costure uma nova boneca, falsa, recheada com pó-de-mico, e então eles aproveitam quando a Cuca sai da caverna por qualquer motivo para entrar e colocar a boneca falsa no lugar da verdadeiro Emília, e eles aproveitam e salvam todos que estão ali, tipo o Saci, que só precisa da sua carapuça de volta, ou o Máscara Verde, que está desmaiado e precisa ser levado para fora de lá… eles encontram até a fita de cabelo da Emília que a Cuca usou para enfeitiçá-la, o que quer dizer que a missão é um verdadeiro sucesso, mas ainda temos um problema: Emília continua sendo a boneca sem vida na qual a Cuca a transformou. Quando eles voltam para o Sítio, Narizinho está toda chorosa por causa de sua boneca, e até a Patty Pop está triste e sentindo falta das asneiras que a Emília diz.

Dona Benta, por sua vez, é a incrédula de sempre (embora ela acredite numa boneca de pano que fala), e diz que aquela não é a Emília de verdade, e que a verdadeira Emília deve estar escondida por algum lugar ali perto, rindo deles. Pedrinho diz que Emília sempre tem ideias para ajudar todo mundo e agora é a vez de eles terem uma ideia, e é Patty quem assume esse papel dessa vez, dizendo que eles podem levar a boneca até o Doutor Caramujo e pedir uma nova pílula falante – afinal de contas, foi assim que Emília começou a falar da primeira vez, e assim que Patty começou a falar também! O Doutor Caramujo não sabe, no entanto, se uma pílula falante funcionará duas vezes com a mesma boneca, mas Narizinho quer tentar de qualquer maneira… e acaba dando certo. Com direito a uma Emília que fala sem parar – “fala recolhida”, como da primeira vez.

 

Para mais postagens sobre o Sítio do Picapau Amarelo, clique aqui.

Ou visite nossa página: Cantinho de Luz

 

Comentários