A Favorita – Halley termina com Lara

Halley também descobre a verdade!

QUEM DIRIA QUE A CARTA DE CILENE RENDERIA TANTO, HEIN? Estou adorando essa fase de “A Favorita” e a forma como as coisas estão vindo à tona com rapidez. Graças à carta de Cilene, que Zé Bob finalmente conseguiu com Manu, Donatela pôde descobrir que Halley é Matheus, o filho que foi tirado de seus braços há tanto tempo, e isso rende uma cena triste e emocionante de Donatela, que culmina nela indo atrás de Cilene para lhe perguntar como ela foi capaz de fazer isso com ela e, mais, como ela foi capaz de deixar que o Halley namorasse a própria irmã – ali, então, Donatela descobre que, na verdade, Lara não é filha do Marcelo, mas do Dodi, o que a ajuda a entender todo o cenário que levou Flora a matar o Marcelo… finalmente as peças começam a se encaixar, e é bonita essa fase da novela, em que as coisas começam a fazer sentido e caminhar para uma conclusão.

Depois de Donatela ter descoberto a verdade, chegou a hora de o HALLEY também descobrir. Ele acaba não lendo a carta, porque Dodi a consegue de volta, mas Manu conta toda a verdade para ele: Halley se desespera tentando processar a informação de que é o filho perdido de Donatela, e então ele confronta Cilene, e a sequência é emocionante! Ele chega gritando, perguntando por que ela nunca contou que ele não era filho dela, que ele é adotado… e mais do que isso: por que nunca contou que ele é filho do Marcelo e da Donatela?! Halley também já entendeu tudo, entendeu que foi isso que Flora usou contra ela para fazer com que ela mudasse o seu depoimento, e então pergunta à mãe como ela pôde assistir enquanto ele namorava a própria irmã e não dizer nada, e a cena é forte, com o Halley gritando e com a Cilene chorando… e ela não diz a verdade.

Cilene acha melhor que Halley continue acreditando que ele e Lara são irmãos – assim, ela pode dizer-lhe que o melhor que ele tem a fazer é se afastar da Lara e dos Fontini… assim, ela consegue afastá-lo de Flora e, quem sabe, protegê-lo. Halley só precisa, agora, encontrar uma forma de terminar com Lara, porque ele não vai poder sustentar esse “namoro” por muito tempo, e é durante um jantar no rancho que isso acontece – até porque Flora e os nojentos Fontini acabam dando a ele a chance perfeita de explodir e terminar tudo. Eu passei tanta raiva naquela cena que eu aplaudi o posicionamento de Halley, porque foram todos uns completos babacas mesmo. O plano de Flora é humilhar o Halley e fazer com que ele se sinta deslocado naquele lugar… ela, motivada por Gonzalo e Irene, ficam falando sobre todas as coisas que o Halley não conhece e o diminuindo.

Particularmente, eu acho isso extremamente revoltante – é uma das coisas que mais me angustia ver, e o pior é que eu acho que nem todo mundo vê o quanto o discurso de Irene é grave. Existe, ainda hoje, uma ideia muito forte de que “você não tem cultura” se não conhece um pintor famoso ou qualquer coisa assim, o que é equivocado em milhões de maneiras. Flora cutuca Halley falando de Frida Kahlo e pergunta qual sua obra favorita ou coisa assim, e o Halley não sabe responder… eu tampouco saberia. E NÃO TEM PROBLEMA NENHUM NISSO. Eu não preciso conhecer todas as obras de todos os pintores e saber eleger uma favorita para que seja tratado com o mínimo de respeito. Pedro até tenta aliviar o clima apoiando o Halley, mas a Irene é DESPREZÍVEL – eu já não suporto a Irene por zilhões de motivos, mas aquela atitude eu achei asquerosa…

Ou odeio esse discurso e odeio esse tipo de gente…

(A Academia é cheia de “Irenes”, no entanto)

Irene, em tom condescendente, diz a Halley que ele “tem que saber o mínimo”, que “ele tem que estudar”, e é uma humilhação – isso mexe tanto comigo que estou quase chorando de raiva enquanto escrevo essas palavras, porque me enoja esse tom de superioridade, isso de achar que o que você conhece/gosta ou o que é famoso é “melhor” do que tudo o mais e “todo mundo” precisa gostar, e que o fato de conhecer obras famosas (ou qualquer coisa assim) o torna “melhor” que outras pessoas. CHEGA DESSE DISCURSO, MUNDO! Halley se revolta, e explode… pergunta se eles estão dizendo que ele é burro, ignorante, que ele não é digno de estar ali com eles, de namorar a Lara. Halley sai bravo: “Eu não pertenço a esse mundo. Quando eu tô aqui, eu fico sem ar. Eu não tenho mais nada para fazer aqui!” Eu já entrei em discussões similares na Academia.

Ah, bons tempos de graduação e mestrado…

Halley estava CERTÍSSIMO, mas saiu julgado e com comentários baixos de pessoas arrogantes como o Gonzalo, que diz que “não entendeu o que aconteceu”, ou a Irene, que pergunta “o que foi que deu nele”. Mais tarde, Lara vai até a casa de Halley para falar com ele, mas ele mantém tudo o que disse, e ela pergunta o que está acontecendo, diz que percebe que ele só está achando uma desculpa para se afastar dele, mas Halley a manda embora, diz que o que eles tinham terminou, e ele é forte e decidido, porque ele não pode manter o namoro com Lara depois de acreditar que eles são irmãos. Lara está arrasada e insistindo, e faz cobranças porque diz que visualizou um futuro com ele, pergunta se ele está com medo, e ele diz que não é homem para ela e ela sabe disso, então é menor terminarem agora, antes que causem mais sofrimento um ao outro.

No fim, Halley tem que pegar pesado com Lara para expulsá-la dali, perguntando se ela não tem orgulho.

Dói, mas Halley faz o que achou que deveria fazer.

Depois, Halley vai até a empresa para falar com Gonzalo e para pedir demissão. Lara, por sua vez, procura por Céu – a mesma mulher que foi responsável pelas primeiras brigas de Lara e Cassiano, agora a afastando de Halley também… ou assim Lara acredita. Direta, Lara pergunta a Céu se o filho que ela está esperando é de Halley, e Céu não mente ao responder: sim, o filho é de Halley. Lara fica furiosa, acha que foi traída, e então diz que “entendeu tudo”… suas conclusões são de que Céu e Halley estão juntos em um plano para dar um golpe nela e no Orlandinho, mas quando ela descobre que o Orlandinho sabe disso tudo, ela diz que, então, eles são uma quadrilha. Não sei como vai ser para a Lara descobrir o motivo pelo qual Halley realmente terminou com ela, e não sei se um dia ela vai entender o fato de Céu estar grávida dele.

Vamos aguardar.

 

Para mais postagens de “A Favorita”, clique aqui.

 

Comentários