Under the Dome 3x08 – Breaking Point


“Look outside. The Apocalypse has been canceled” E Christine está de volta L
Assim que passamos do episódio sete, eu tive certeza de que eu não posso realmente gostar dessa temporada – e Under the Dome infelizmente está ficando tão fraquinho que eu não acho que vá ser renovada; afinal nem merece mesmo! A temporada começou fraca… me empolguei no episódio 7 porque eu REALMENTE gostei muito dele, mas então o episódio 8 me fez ver que foi só uma centelha de esperança que eu posso deixar ir embora. Bem, para começar, o episódio confirma aquilo que tinha ficado no ar no episódio passado: toda a destruição do Universo, os meteoros que acabaram com a vida fora da redoma, o Apocalipse propriamente dito, era uma ilusão. Tudo não passava de uma projeção da Christine, dentro daquele casulo, “para unir o povo dentro da redoma”.
“The destruction that you witnessed outside the dome wasn’t real. It was an illusion”
Cara, do que ela está falando?
E então, a trama segue os mesmos maneirismos do restante da temporada: temos a transformação chatíssima do Barbie, temos Julia fazendo drama, e temos o burro do Junior sendo o burro do Junior. Nada mudou. Então Barbie finalmente transa com a Eva, o que não chega realmente a garantir nada para ela, e Julia continua insistindo num problema criado pela redoma ou pelos casulos, para que ele se tornasse quem eles queriam que ele fosse. A realidade alternativa o separou dela. Enfim. De todo modo, tudo fica cada vez menos humano, com uma insistência em mostrar reflexos falhos de Eva e Christine nos espelhos, para nos certificar de que elas são diferentes, e não são humanas, enquanto falam sobre “vida passada” ou a antiga “vida humana”.
Sam tentando fugir da Kinship, seria um bom aliado à resistência, mas…
…falando em resistência! As coisas vão se organizando dentro daquele grande grupo formado por Big Jim, Julia, Hunter, Norrie e Joe. Enquanto os adolescentes saem atrás de um esquema, Julia se aventura na floresta pra alguma coisa, e Big Jim e Hunter ficam na casa, conseguindo contato com o mundo exterior: Hunter foi substituído por Lily, dentro da Aktaion, e eu já estou começando a adorar a personagem dela. Acho que é toda a atitude badass dela de quem fiscaliza todas as comunicações dentro e fora da redoma e tal, ou sei lá, porque afinal ela foi meio idiota em acreditar no Big Jim sobre o tal médico que ele “não matou”, e mandar explosivos para ele, dentro da redoma, de todo jeito. Mas, mandar explosivos para dentro da redoma foi o maior feito do episódio! Acho que ali as coisas podem realmente ter um encaminhamento bom.
Ou não.
Bem, esse episódio me fez pensar que a mudança vai ter que vim de dentro da Kinship. Não foi fácil para Norrie ver a mãe noiada, e ela não conseguiu trazê-la de volta mesmo apelando para suas emoções – eu não achei que o reforço positivo funcionaria, mas eu cheguei a pensar que as atrocidades seguintes sim. Como a culpa da morte da outra mãe era dela, como Norrie sempre teve mais conexão com a outra mãe, que lhe deu a vida, como ela mentiu e foi a raves, ou ainda que usou drogas e está fazendo sexo… mas nenhum tipo de esforço externo faz a menor diferença, até que a vida de Norrie esteja correndo perigo e a sua mãe resolva salvá-la. Porque daí é o instinto humano. “You saved me from that blast” “You’re my daughter” “Mom, you’re back”. Crueldade fazer a Norrie perder a outra mãe, mas pelo menos ela teve a chance de se despedir.
Por fim, ao explodir os túneis, eles explodiram casulo, central de vida dos extra-terrestres, cristais de comando e o que for que estava lá… não é possível que isso, mais a quebra do ovo episódios atrás por Big Jim não vá afetar o poder da Christine sobre a Kinship. Sério. Mas… declarado guerra. E não, ainda não é contra os roteiristas.
Ainda.

Para mais textos de Under the Dome, clique aqui.


Comentários