Revolution 1x18 – Clue


Esse foi o melhor episódio das últimas semanas, mas se você parar para realmente pensar, foi mais ou menos um meio de trilogia. O que isso quer dizer? Aquele que vem antes do capítulo final apenas para nos provocar… prepara, prepara, prepara, mas no final acaba que não mostra nada. Foi mais ou menos o que eu senti, depois de ponderar a respeito de tudo, mas ainda assim estou muito satisfeito com o ritmo do episódio e a história que foi contada. Me pareceu aceitável e empolgante pela primeira vez em algum tempo. Interessante, humana, cruel…
Foi uma grande mistura de Supernatural com um quê de American Horror Story e Jogos Mortais. Teve muitas características de filme de terror e/ou suspense, como a agonizante cena inicial de Nora – com o tratamento intenso do Monroe que foi perturbador de assistir, fazendo com que nos sensibilizemos e desejos que ela conte tudo de uma vez – e ainda um quê de Sherlock Holmes defasado e uma reviravolta no final do estilo Person of Interest. Que eu confesso que realmente me pegou de surpresa. O episódio foi muito claro em direcionar nossas dúvidas, e mesmo que minha razão dissesse para duvidar de informações que vinham tão prontas, esse não era o histórico da série.
Surpresa agradável.
Quando eu digo que pareceu o meio de uma trilogia eu quero dizer que o episódio preparou o terreno para tudo. O foco dessa vez esteve na Torre (e mesmo assim ainda não vimos o interior do misterioso elevador) e temos a primeira visão externa dela, para descobrirmos que não é propriamente uma torre, ou não no sentido que comumente entendemos. Mas já devíamos saber disso, compreendi minha inocência assim que a cena foi ao ar. E me parece que o grande clímax da temporada ocorrerá lá, em um final empolgante que deixará ainda bastantes dúvidas para o segundo ano…
Rachel e Aaron continuam indo até a Torre. E com o tratamento de choque horrível dispensado a Nora, Monroe também já descobriu sobre tudo isso e levou seu exército inteiro para lá, e agora estão acampando do lado de fora de uma porta que não abre. Com estranhas pessoas os assistindo pelas câmeras. E Nora já foi devolvida a Miles, a tempo de contar-lhe sobre as informações que passou a Monroe, e garantir que eles também partam para a Torre na esperança de ligar a energia de volta e/ou salvar a vida de Rachel. E ninguém parece se importar como o Aaron. Então três grupos estão a caminho, para uma verdadeira guerra, um grande clímax.
Monroe já chegou antes de todo mundo. Mas sem conseguir entrar, ele e Rachel estão quase no mesmo patamar, na realidade, a diferença é que ela tem um plano mirabolante (maníaco e suicida, se você me perguntar) de como Aaron conseguirá entrar na Torre. O final foi de trancar a respiração por vários segundos, e o barulho final durante os créditos foi assustador. Aquele tipo de cliffhanger que só perde mesmo para a morte no elevador misterioso, coisa que por sinal ou foi esquecida ou ainda está sendo discutida entre os roteiristas. Talvez seja algo apenas para o Season Finale.
O grupo de Miles enfrenta toda uma história secundária na qual pessoas da equipe começam a morrer misteriosamente, e tudo indica para a ação de alguém de dentro do grupo. Desconfianças comuns, um surto de paranóia e alucinações de Nora, um balanço considerável no romance recém-florescido de Jason e Charlie, e uma reviravolta surpreendente que retira um dos personagens da série de vez. Se você me perguntar, o Neville não me irritou nesse episódio inteiro (sim, ele conseguiu) e o Jason teve a melhor cena de sua história, salvando a vida de Miles com uma determinação tão grande – impulsivo, um ato impensado, uma cena perfeita. E o melhor de tudo foi a interpretação do ator, que dispensou qualquer comentário, realmente desnecessário.
E agora a série caminha para um Season Finale que promete ser arrebatador. Ainda com duas semanas, eu acredito que a próxima semana será bastante enrolada – provavelmente nenhuma grande nova informação, mas uma preparação para o último episódio, e a possível chegada do terceiro grupo à Torre. Mas entrar e explorar seus mistérios, além de talvez ainda religar as energias? Só para o Season Finale ou ainda o segundo ano… ou alguém aí já se esqueceu de como foi a história de escotilha? Foi muito tempo até solucionarmos aquele mistério…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários