As possibilidades de viagens no tempo


Se uma viagem no tempo for possível, de acordo com a Teoria da Relatividade e as Pontes de Einstein-Rosen, algumas possibilidades são levadas em consideração, mas elas são basicamente duas: uma na qual a história não pode ser alterada e outra na qual a história é alterada facilmente. Tentarei, dentro do possível, deixar os paradoxos de lado nessas discussões de hoje, pois já falei sobre isso antes, mas quem ainda não me conhece?

A história não pode ser alterada
Aqui nós temos tantos subgrupos que a minha opinião se divide bastante. Algumas teorias são fascinantes e plausíveis, enquanto outras acabam sendo ridículas e praticamente desprezíveis. Tenho a impressão, no entanto, que a ficção em geral não se interessou tanto por essa categoria, e a quantidade de filmes, livros ou séries aqui são bem menos numerosos. Mas vamos lá.
Com um passado imutável, as viagens no tempo aconteceriam, mas já fariam parte do que realmente aconteceu já anteriormente. Nunca vi a série clássica Túnel do Tempo, mas diz-se que a série é assim, mas mais recentemente podemos observar Lost. Ou seja, mesmo que seja possível um retorno no tempo, todas as ações realmente já faziam parte dessa realidade, portanto nada se altera. Como no caso de Lost em que ao tentar interferir no “incidente” para que não aconteça, os habitantes da ilha se mostram as causas disso – e isso já fazia parte de sua linha temporal futura, uma vez que foi o motivo pelo qual o avião caiu os levando até lá em primeiro lugar. É minha teoria favorita!
Duas das teorias de que menos gosto estão aqui também. Uma é a da criação de universos paralelos quando a história é alterada. Desnecessária voltar nisso. E outra é a do passado transitório, que se desfaz em determinado ponto – por exemplo, não importando o que se faça para mudar a história, se você vai morrer em Maio de 2013, quando essa data chegar você retornará à sua linha do tempo original e morrerá como deveria. Acredito mais na possibilidade da Natureza/Universo compensando a viagem no tempo – morrerá, independentemente das alterações, mas talvez de motivos diferentes.
A Natureza interferindo e compensando a viagem no tempo também é uma teoria interessante. Então se alguém matasse Adolf Hitler antes de ele fazer tudo o que fez, naturalmente a História se auto-corrigiria e apresentaria outra pessoa em seu lugar que seria responsável pelos mesmos atos – dessa maneira, no “Presente”, a história é a mesma e não pode ser alterada.
Mas ainda fico com aquela primeira, do passado imutável na qual as viagens fazem parte da linha temporal desde sempre.

A história é alterada facilmente
Mais propícias a paradoxos…
A ficção parece ter se interessado muito mais por esse estilo de narrativa do que o anterior, e o número de exemplos é grande. Pode ser chamada também de Teoria Efeito Borboleta, e só por aí já temos um grande exemplo em filme – quando qualquer ação em um tempo passado causa uma quantidade imensurável de mudanças no futuro; afinal, cada ato tem uma conseqüência, e isso pode alterar drasticamente toda o futuro de uma pessoa, de uma cidade e de um mundo.
Por isso viagens no tempo são tão temidas.
É um assunto complexo realmente, e os filmes tendem a nos mostrar pontos negativos que não nos impedem de desejar uma viagem no tempo. Mas na teoria em que a história é alterada, essa é a minha favorita. Como Som do Trovão, que traz isso de maneira drástica em que a morte de uma borboleta causa a extinção da humanidade (Teoria do Caos aplicada muito bem!). Afinal, com um roteiro bem escrito, as histórias se justificam muito bem – uma mudança pequena em um ponto do passado gera outras e outras mudanças até que todo o futuro seja alterado.
Como a não-morte de Frank fez com que Julia estivesse no hospital quando não deveria estar, e portanto alvo de um grande serial killer em Alta Frequência, alterando toda a história futura também. Basicamente todos os filmes de ficção científica usam essa premissa, como é o caso de De Volta Para o Futuro, em que a história é facilmente alterada quando Lorraine se apaixona por Marty McFly ao invés de apaixonar por seu pai, George McFly. E assim por diante…

Em se tratando de possibilidades de viagem no tempo, o assunto é amplo e novas teorias são sempre testadas no mundo da ficção. Deixe nos comentários quais são suas possibilidades favoritas, e fique à vontade para deixar mais exemplos! Eu só me contive o quanto pude para poder fazer surpresa quando trazer os próximos filmes como comentários nas próximas postagens, mas comente aqui embaixo! E qual seu filme de viagem no tempo favorito?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários