Os “time loops”


Quando se estuda as “possibilidades de viagens no tempo”, normalmente os time loops ficam de fora, e eu acho isso uma tremenda injustiça. Afinal é um assunto intrigante, fisicamente possível, e muito utilizado na ficção científica. E não deixa de ser um tipo de viagem no tempo muito próprio, que eu qualifico como a terceira possibilidade de viagem no tempo.
Time Loops ou “laços no tempo” (termo que eu não vou usar, desculpem) são situações que lembram um disco riscado. Neles, o tempo corre normalmente durante um período (pode ser um dia, ou algumas horas, ou qualquer tempo – filmes tendem a usar um dia), mas em determinado ponto, o tempo volta ao ponto inicial, e o tal período a que nos referimos se repete. Por exemplo, uma pessoa vive um dia normalmente, mas à meia-noite retorna à meia-noite do dia anterior e é obrigada a reviver esse período.
Várias teorias que não convém explicar aqui nos dizem que isso pode ser algo que acontece com freqüência em nosso mundo. No entanto, na hora em que o tempo volta (ou “reseta”) as memórias das pessoas também volta no tempo, e portanto não nos lembramos do que aconteceu – dessa maneira, nunca nos lembraríamos de um time loop. É uma das teorias mais conhecidas para explicar aquelas famosas sensações de déjà vu (que eu particularmente amo!).
E parece aceitável.
A ficção científica normalmente se utiliza disso e o número de jogos, filmes, livros e séries que já usaram esse conceito é bem grande. Geralmente o time loop existe, e uma pessoa, por um motivo ou outro (que podem tender tanto ao lado científico como 12:01 quanto ao lado pessoal e emotivo como Feitiço do Tempo) tem a memória preservada, e portanto é a única a lembrar-se de que aquele dia (ou qualquer período de tempo) já aconteceu anteriormente.
Se você procurar os time loops mais famosos da história, provavelmente se deparará justamente com Feitiço do Tempo, no qual Jim fica preso ao Dia da Marmota em uma cidade pequena, por tempo suficiente para descobrir o que está fazendo de errado em sua vida e “se tornar uma pessoa melhor”. Mas eu particularmente gosto muito mais de 12:01 pelo teor científico, no qual tanto o time loop quanto a razão pelo personagem principal ter a memória preservada são explicados com teorias complexas. E o filme ainda consegue ser divertido e compreensível.
Time loops acabam sendo sempre um assunto cansativo para a pessoa em questão, que não agüenta mais viver o período de tempo repetidas vezes, e normalmente se tem um objetivo, algo que o pode tirar desse loop. E mesmo as vantagens de reviver um período se mostram vagas na prolongação disso – no entanto, sempre foi algo com que sonhei. Podem me chamar de louco, mas amando as sensações de déjà vu como eu amo, sempre me imaginei preso a um time loop e tudo o que faria numa situação dessas… você já parou para pensar nisso?
Deixe nos comentários sua opinião sobre time loops e as histórias que você se lembra que usam isso como seu tema central, ou que já usaram em algum momento ou outro. Não esqueça de conferir as outras postagens e explicações sobre viagens no tempo, além dos exemplos na ficção, nesse Mês Temático. Um de meus favoritos, sem dúvida! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Eu penso que o "fim do mundo" é um grande Time Loop. Alguém veio do futuro, nos aviou do Time Loop, ou do que o causou, só que por algum motivo ele não foi impedido, então o tempo voltou até certo ponto e transcorreu novamente... Como esse ser voltou no tempo? Não sei. Como se deu o loop? Menos ainda. É só uma teoria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, uma teoria bastante interessante, mas nunca tinha me passado pela cabeça, realmente. Mas intrigante! :D

      Excluir
    2. Realmente o Time Loop intriga, será que alguém poderia preservar sua própria memória após um Time Loop?

      Excluir
  2. Lendo esse texto eu me lembrei do episódio Mystery Spot de Supernatural, em que o Dean morre um monte de vezes. Por causa desse ep, Heat of the moment acabou virando uma música de time loop. Botei até mesmo como despertador kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber porque eu não citei o episódio no texto --' heheh, afinal eu também amo Supernatural ;P

      Excluir
  3. O jogo Majora Mask tras isso tambem, embora nao oficialmente uma vez que o próprio Link quem faz o Loop para evitar a destruição da Cidade.

    ResponderExcluir
  4. você...acha que o time loop é só isso? oque você pensaria se o universo estivesse sempre se reiniciando do seu ponto de inicio infinitas vezes,você nunca achou estranho a sensação de deja vu em todos os momentos da sua vida preste atenção imagine oque vai acontecer a seguir e oque ja aconteceu.

    E se a cada loop as pessoas mudassem de papel por ex> Nesse loop eu sou um estudante que no futuro vou virar policial > no Proximo loop eu serei um pedreiro > No proximo um advogado> No proximo um pobre > No proximo eu não completo meu ciclo de vida .

    Mas esse loop tem uma falha que torna ele quase invisível ``o tempo de vida humana e o tempo que o loop toma pra reiniciar são diferentes´´.

    ResponderExcluir
  5. Esse Time Loop é democrático deve durar de 4 à 8 anos. E nele ninguém preserva sua própria memória! Muito cansativo!

    ResponderExcluir
  6. Assisti esse filme e essa história me intrigou, por tais motivos cheguei a essa matéria nesse site...
    Filme incrível que trata exatamente desta questão de loop, porém não cita em nenhum momento o loop, a gente só sabe do que se trata se analisar bem o filme e revelo várias e várias vezes.

    ResponderExcluir
  7. Eu consigo provocar esses loops. Estou com medo. Lembro que enquanto estou no loop, eu não poderei saber exatamente o que é pois enlouqueceria. Minha cabeça está doendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário