Introdução a viagens no tempo


Antes de efetivamente começarmos esse Mês Temático, vamos fazer algumas considerações a respeito de viagens no tempo: em primeiro lugar, que elas não são temas exclusivos da ficção científica – assim como a maioria das ficções científicas, há aquele pé na realidade, e essa é uma discussão séria entre estudiosos de todo o mundo. Um consenso, no entanto, existe: se a viagem no tempo for possível, não será em coisas “simples” como um DeLorean ou uma Cabina Telefônica de Londres…
Antes de entendermos os movimentos através do tempo, precisamos entender claramente o que é o tempo. Difícil de explicar, não é? Tente você formular uma explicação para o tempo – mais fácil saber o que é do que explicá-lo. Mas sabemos a ditadura que o tempo parece exercer em nossas vidas cotidianas: parecemos pressionados dentro de medidas de tempo pré-estabelecidas em formas de minutos, horas, dias, anos… e as provas de que o “tempo passa” são irrefutáveis.
Mas o tempo também pode ser definido como a quarta dimensão de nosso universo (sendo as outras três espaciais). Como o espaço não pode existir sem o tempo, e o tempo não pode existir sem espaço, surge assim o contínuo espaço-tempo (space-time continuum. Sim, esse mesmo sobre o qual o Doc Brown parece falar regularmente) que nos dita que qualquer evento do mundo envolve tanto um quanto outro – dessa maneira entra em cena a Teoria da Relatividade de Einstein, uma grande contribuição para as teorias de viagem no tempo: o tempo passa cada vez mais lentamente para um objeto conforme ele se aproxima da velocidade da luz.
Assim, atingindo a velocidade da luz, viagem no tempo?
Talvez. Mas agora pensem em todas as possibilidades. Não é à toa que a humanidade se vê ainda tão encantada com esses conceitos, e a ficção se aproveita disso amplamente. Filmes, séries, livros… são inúmeros trabalhos artísticos que refletem esse desejo do ser humano de conhecer sua vida mais jovem, ou seus pais antes de você. Ou o mundo muito antes de você conhecê-lo. Ou os avanços do futuro, e o que o seu futuro guarda para você… e o que 500 anos guardam para o Planeta? As possibilidades são tão grandes que esse é um dos assuntos mais amplos que se pode explorar.
Viagens no tempo nunca foram comprovadas cientificamente. No entanto nunca puderam ser negadas. Algumas das possibilidades mais famosas (principalmente a da velocidade da luz) são os buracos negros e os buracos de minhoca. Buracos negros parecem muito mais especulação do que qualquer outra coisa. Quem saberia o que acontece ao se aproximar da singularidade de um buraco negro, onde todas as leis da física simplesmente deixam de existir? Poderia ser qualquer coisa, e provavelmente nunca saberemos.
No entanto, buracos de minhoca são interessantes. Cientificamente conhecidos como Pontes de Einstein-Rosen, são estruturas que ligam dois pontos do contínuo de espaço-tempo. Dessa maneira, poderia não apenas ligar dois pontos distintos do tempo, possibilitando a conexão, como também poderia ligar dois pontos distintos do espaço, como a Terra e Sirius, que se encontra há tantos anos-luz da Terra que qualquer tripulante humano morreria de velho antes de atingir seu objetivo.
Ao contrário do que se pode imaginar, os tais buracos de minhoca não são imaginativos (embora ninguém nunca tenha encontrado um), mas são possíveis cientificamente de acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein (oi de novo!), que explica que qualquer massa curva o espaço-tempo. Dessa maneira, quanto maior a massa, maior a curvatura, e duas massas de tamanho consideráveis poderiam aplicar força suficiente no espaço-tempo a ponto de criar um túnel que ligasse esses dois pontos, afinal as duas massas também se atrairiam.
Um tanto complexo, mas compreensível.
Eu não faço idéia de como eu consegui resumir todas essas idéias de minha cabeça em um texto que não ocupou 6 ou 7 páginas, mas fico contente com o resultado! Acho que é uma ótima maneira de iniciarmos nosso Mês Temático pensando em como tudo isso seria possível na realidade, e nos fascinando novamente com esse tema tão delicioso que são as viagens no tempo. Qualquer dúvida, deixem nos comentários que eu tentarei responder da melhor maneira possível! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários