Continuum 2x04 – Second Skin


Eu achei que foi um episódio com uma idéia maravilhosa que não foi bem aproveitada. Eu senti bastante falta de Kellog por exemplo, e me parece que cada um dos personagens fez tão pouco que não foram 40 minutos inteiros. Por exemplo, onde esteve Alec? Pouco apareceu, podia ter tido muito mais… e o Carlos? Que se não fosse pelo abraço final teria sido dispensável. Então o episódio foca em uma história que pode não levar a lugar nenhum (embora confie em Alec e ele pode sempre surpreender!) e o desenvolvimento pende para a emoção e fica um tanto arrastado.
O que não significa que eu não tenha gostado do episódio, mas seria um 3/5. A premissa toda é fascinante. O episódio começa com uma ação em 2077 bem interessante, e eu amei aquilo ser uma simulação de treinamento… é aí que conhecemos Elena, a antiga parceira de Kiera, e também temos uma rápida visão de Sam, o filho que Kiera tanto ama e tanto sente falta. Sinto que seu marido já não é mais uma importância tão eminente, mas seu filho, evidentemente, é algo pelo qual ela sofre. Então a cena no futuro é simples, mas poderosa.
E fornece uma ótima história para nos guiar durante todo o restante do episódio. De volta ao presente, Alec capta alguns sinais de interferência exatamente como os que viu na noite em que Kiera chegou a 2012. Dessa maneira, só pode-se dizer que há mais um traje perdido por aí. “Another time traveler is online. You’ve got company”. E então buscar esse traje foi grande parte da ação – e eu gostei de como Rex teve seus curtos momentos como herói, e como essa parte parecer verdadeira, afinal seria mais ou menos a reação de qualquer um com uma roupa poderosa daquelas…
Mas o grande truque do episódio está quando ele nos apresenta Dan, e ao contar-nos de que o traje pertenceu a sua mãe, somos levados até o hospital – para conhecer ninguém menos do que uma versão bem mais velha de Elena, que chegou no ano de 1975, época em que Alec ainda não tinha nascido, e portanto nunca conseguiu contato com ninguém através de seu uniforme – desligado e esquecido, ela viveu uma vida normal no passado, e vê-la reencontrando e reconhecendo Kiera é emocionante. O tipo de histórias que as duas compartilham, e o tipo de pensamento que deve ter passado em suas mentes… simplesmente perfeito!
Que o traje chamou atenção é evidente. Até mesmo o Agente Gardner está desesperado atrás dele, e é sempre divertido vê-lo investigando Kiera. “Our first date is not starting well” “Oh. Next time, I’ll bring flowers”. E Kiera e a Liber8 lutam por sua posse, batalha da qual Rex felizmente sai bem e que Kiera vence, entregando o poder todo a Alec… a princípio não se sabe o que isso interferirá na história futura, mas me recuso a acreditar que estará perdida. Alec tem mais um dos uniformes de Kiera sob seu controle, isso com certeza representará uma revolução futura…
Mas falando de Alec, eu sou o único que fica babando e cheio de “owns” nas cenas de romance de Alec? Só eu que acho o flerte juvenil bobinho e muito fofo? “I’m Emily” / “Meet to please you”. Na verdade eu gosto demais de seu personagem, e vê-lo nessa nova perspectiva me encanta. Alec e Emily compartilham ótimos olhares, conversas envergonhadas, um “primeiro encontro” bastante fofo, e deixam aquela vontade de continuarmos vendo. Mas seria pessimismo demais achar que Alec não deve confiar muito em Emily? Ela não pode ter simplesmente aparecido do nada e para nada…
Sei lá.
O final foi bastante emotivo. Para não precisarem mais continuar com a história de Elena, o final foi bastante prático. Mas foi verdadeiro por toda a discussão que Kiera traz desde a temporada passada, e esse desejo tão grande de rever seu filho. O momento em que ela conversa com Dan é realmente bonito, e as lágrimas ao falar da amiga e da família para Carlos são emocionantes. Mas ainda sem texto algum, o que mais me emocionou foi ver as lágrimas em seus olhos e o abraço que Carlos lhe deu, tão terno. Final ótimo, e a série me deixa mais uma vez bem curioso. Mas eu ainda acho que houve dois cliffhangers bem sutis mas que eu anseio por ver!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários