Merlin 5x11 – The Drawing of the Dark


Foi GENIAL!
Um episódio centrado em Mordred não poderia ser menos perfeito, mas foi muito maior do que eu tinha imaginado. Pudemos ver muito de um de nossos personagens favoritos, enquanto entendíamos o caminho trilhado por ele até o desejo pela morte de Arthur – e tudo faz sentido. Amei ver o crescimento do personagem, a mudança do que víamos desde que a temporada começou, as tentativas desesperadas de Merlin para impedir o pior, agora que ele entendeu como tudo ocorreria, e a revelação final que foi digna de aplausos!
Uma coisa me chateou: o fato de ainda termos a verdade sobre Mordred escondida. Afinal já tivemos uma mudança na relação com Arthur, uma traição toda de ambas as partes, muito ressentimento e prisão, hostilidade nos olhares… não tinha mais como voltar atrás, o episódio seria uma grande mudança para o futuro da série (que consiste em apenas uma semana), então por que não colocar Mordred como um mago na frente dos demais de uma vez? Isso quase aconteceu, e teria se concretizado se Percival não tivesse um timing tão “perfeito”. Segredo de Merlin deve ser protegido de outra forma, sei lá. Nem sei se tenho esperanças.
Em primeiro lugar, devo parabenizar demais Alexander Vlahos pela sua interpretação de Mordred. Diferente de tudo o que havíamos visto até o momento, o ator consegue mostrar bem essa mudança na personalidade do rapaz, o sentimento de proteção, a frustração, a revolta, a vingança. E ele mostra evidencia isso desde o começo do episódio, mudando sua forma de interpretar, deixando de ser o confiável e inocente Cavaleiro de Camelot para ser um garoto druida temível, sombrio e com expressões bem mais soturnas. Mesmo sua voz adquire uma tonalidade toda nova, mais rouca e ameaçadora. E a intensidade que coloca em cada uma de suas palavras só enriquece a interpretação de Vlahos. E ainda sabe ser emocionante e afetivo em cenas com Kara, como a melhor delas, de quando ela estava presa e ele estava conversando com ela do lado de fora. PERFEITO! Mereceu palmas nessa semana!
Mas o episódio foi grandioso. Como na semana que vem teremos um Series Finale duplo que promete ser arrebatador, essa semana foi uma preparação e podemos entender o que levou Mordred a suas mudanças de atitudes. Defendendo uma garota druida no meio da mata, Kara, Mordred até a visita e leva remédios para sua perna machucada, onde entendemos a relação dos dois em uma cena bonita e emocionante. Pedindo energicamente o silêncio de Merlin, Mordred a defende até o final, mesmo quando Arthur a descobre e a leva para ser enforcada.
Foi nesse momento que eu realmente me surpreendi em ver Mordred indo até ele, com lágrimas nos olhos, pedindo que ele reconsiderasse sua decisão. As lágrimas foram emocionantes, as falas pensadas também, e a ameaça evidente em seu olhar para Merlin não fica atrás. “This time you’ve gone too far” foi ótimo, senti a ameaça, a hostilidade. Os olhares trocados ao longo de todo o episódio não foram nada amigáveis. E quando ele resolve fugir e ajudar Kara, Merlin não vê outra alternativa se não avisar Arthur sobre isso para que os dois possam ser impedidos.
E Merlin conseguiu não ser odiado por mim dessa vez. Claro que amei os seus confrontos com Mordred, que foram exclusivamente verbais e maravilhosos, mas eu estava o tempo todo do lado de Mordred. Mas o que eu gostei foi de vê-lo entendendo as peças se encaixando, aconselhando Arthur com “You’re breaking his heart. You’ll lose his trust” e percebendo que foi o próprio rei que causou tudo aquilo no futuro a si mesmo. Amei vê-lo tentar colocar juízo em Arthur e dar uma segunda chance aos dois, e o rei se mostrou uma boa pessoa em uma cena bonita em que oferece uma segunda chance a Kara, que resoluta acaba se recusando e mais uma vez defendendo a liberdade de seu povo.
Que, por sinal, é a discussão que mais me agrada agora na série. Claro que foi burrice dela, e no geral ela acabou sendo uma menina bem chata, mas gostei de vê-la constantemente defendendo as pessoas que possuíam a magia e foi triste vê-la morrer. Não por ela, mas por todos assistindo, e pela maravilhosa cena de Mordred fazendo tudo tremer na cadeia e o grito que fez tudo explodir. Já com o coração a mil, e sentindo aquela pontada tal qual Merlin sentiu, foi maravilhoso ver a finalização ÉPICA do episódio.
Porque foi genial poder ver Mordred concluindo sua passagem de Cavaleiro Jedi a Guerreiro Sith. A conversa com Morgana foi muito mais do que eu tinha antecipado quando deduzi o que estava para acontecer. Afinal tinha até me esquecido da obsessão por Emrys. Mas foi maravilhoso poder ouvir Mordred com aquela voz grave e sombria, o olhar vingativo, o sentimento de repulsa pelo rei transbordando em sua interpretação… “It’s Merlin”. Provavelmente uma das falas mais memoráveis de Merlin, maravilhoso ver tudo isso acontecer e entender como o Series Finale mais ou menos se guiará na próxima semana…
Ótima, ótima preparação para o grande final de Merlin, após cinco maravilhosos anos, ficamos ansiosos pelo final que acontece semana que vem, a primeira parte do último episódio no dia 22 e a segunda no dia 24. Certamente algo grandioso e emocionante, mal posso esperar pelos próximos passos de Mordred, pelas lutas de Merlin, pela possível descoberta de seus poderes e pela cena na qual ele gritará aquele tão sofrido “NO!” que pudemos ver rapidamente na promo dos próximos episódios… parece que a série realmente chegará ao seu fim quando está em seu melhor, e embora seja ótimo por nunca ter a imagem denegrida, sentiremos muita falta dessas histórias todas. Até semana que vem!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Preciso comentar aqui rs
    Nunca assisti "Star Wars", "O Poderoso Chefão", "Jogos Vorazes", "Casablanca", "A Noviça Rebelde", "Bonequinha de Luxo", nenhum com a Marilyn, "Cantando na Chuva" (só o épico pedaço rs dele cantando), hahaha acho que é só!

    beijãozão *

    ResponderExcluir

Postar um comentário