Merlin 5x09 – With All My Heart


Foi um daqueles episódios muito bons, mas que pela qualidade da quinta temporada, fazem-me pensar que poderia ter sido melhor. Não é que eu não goste do humor característico de Merlin, mas sinceramente acho que foi desnecessário em vários momentos nessa semana. O episódio conseguiu contar sua história, não perdeu a seriedade na maioria dos quarenta minutos, e foi um tanto importante para a história central, mas eu teria apreciado muito mais com aquele clima adulto e mais sombrio que a série adquiriu nos últimos anos.
Coisa que nunca é possível com o Merlin velho.
Mulher, então?
O episódio começa já de maneira surpreendente, mesmo para aqueles que já tinham visto a promo no fim do 5x08, e Gwen se encontra com Morgana pela última vez, encontro presenciado por Arthur e Merlin. Adoraria saber como Merlin conseguiu convencê-lo a estar ali para ver aquilo, mas o roteiro não se preocupou em esclarecer isso. Pareciam querer partir logo para a ação do episódio, sem introduções grandiosas. O que foi interessante, porque o episódio começou sério e já com cara de grandiosidade, e a esperança de grandes revelações nos invade novamente.
Em um plano para trazer a velha Gwen de volta, Arthur se propõe a aceitar a ajuda de uma feiticeira (sim, Gaius coloca Merlin em uma enrascada ainda maior do que se imaginava!) para levar Guinevere até o Calderão de Arianrhod, único lugar onde o Teine Diaga poderia ser quebrado, e apenas pela magia de um feiticeiro muito poderoso. Claro que quem descobriu tudo isso foi Merlin, em uma jornada sozinho até Dochraid, mulher que me arrepiou um pouco, e poderia ter sonhos com ela se não tivesse visto o episódio de manhã…
E as chances para que Arthur descobrisse o segredo de Merlin não faltaram! E a série precisa se lembrar que só tem mais 4 episódios (com o Series Finale duplo, isso significa apenas 3 semanas!) para nos apresentar isso de maneira convincente! Tenho certeza que terminaremos o ano ansiosos por mais, que provavelmente nunca virá… se alguma coisa mudou, foi a promessa que Dolma/Merlin fez Arthur fazer, de não se esquecer o que tinha salvo a rainha… não que tenha sido lá grande coisa.
E gosto de Mordred. Todo episódio que ele tem uma participação como essa eu faço questão de ressaltar isso. Sabia que Mordred os seguiria, sabia que era ele quem salvaria Merlin e Arthur caídos, mas ainda assim foi maravilhoso ouvir sua voz chamando pelo rei. Totalmente encantado, amo assistir qualquer cena com o garoto! Como sua espetacular cena com Morgana, na qual sua magia é novamente vista, e como eu senti falta disso! E em momentos como aquele ele parece um tanto ameaçador, um tanto suspeito. Mas não importa, em bem pouco tempo, gosto muito mais dele do que de Arthur.
E Mordred e Merlin continuam com aquela falta de confiança característica da relação dos personagens. Acho que muito mais do que a proteção do rei, o que Merlin sente é ciúmes. E os diálogos oriundos dessa desconfiança toda são maravilhosos! Amo ver Mordred indo conversar com ele (“Then I hope we may be friends” foi uma das melhores coisas do episódio!), amo as promessas de provar a lealdade a ele e ao rei, amo ver como ele sabia o tempo todo que Dolma era Merlin, e fez questão de contar isso a Merlin no fim do episódio (“I admire you”). E como os dois compartilham tantas coisas que a luta pela magia em Camelot deveria ser uma empreitada dos dois!
Mas de qualquer maneira, comecei a criar teorias gigantescas em minha cabeça, na qual eu culpava Merlin pela morte do rei, mas muito depressa elas foram desmentidas, felizmente. Felizmente porque eu não estou nem aí para ver Mordred matando Arthur, se virmos na série acho que será interessante e quero ver. E não vou ficar com raiva de Mordred, mas na maneira imaginada por mim, eu sentiria era muita tristeza! Seria melancólico. Mas como Merlin simplesmente abandona Mordred para trás com Morgana, imaginava ela fazendo com ele o mesmo que fez com Gwen, e então ele matasse o rei… o que seria pura e somente culpa de Merlin. Mas Mordred proporcionou outro fabuloso diálogo, agora com Morgana.
Bem, o episódio trouxe de volta a Gwen que conhecíamos, colocou Mordred um pouco mais poderoso e próximo a Merlin (pra mim ele sempre foi mais poderoso que Merlin, mas não é o que a série vai querer mostrar), e uma promessa sobre magia que esperamos que Arthur se lembre antes do fim da temporada… ainda não foi o grande divisor de águas que eu estava esperando, mas foi grandioso a sua maneira e aos padrões Merlin. Acredito que estão apenas preparando o terreno para um grande Season/Series Finale que valha a pena esses cinco anos com mago! Até mais…

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

P.S.: Achei que Aithusa pudesse ser o agente que revelaria toda a verdade de Merlin a Arthur, mas no fim nem mesmo Mordred, ali do lado, viu a cena toda. Ainda assim, é bom ver o poder de Merlin sobre os dragões. Interessante.

Comentários