2012 como um filme em sua cabeça…


Preparar essas postagens especiais de Fim de Ano é uma das coisas mais divertidas de se ter um blog! Mesmo lá no começo, em 2010, eu já fiz uma retrospectiva voltada para a ficção e para o blog, e isso meio que virou uma tradição no Parada Temporal, colocando alguns curtos comentários e lembrando como foi o ano nos filmes, séries, livros, Broadway… no ano passado, quando o blog cresceu um pouco mais, acrescentei os links [junto aos títulos] para os filmes citados aqui que já ganharam textos no blog… então você pode clicar e ler minha review!
Não se esqueça de deixar comentários!
Acho que o ano de 2011 foi onde o blog realmente se estabeleceu como é, e 2012 seguiu então o mesmo estilo. Com seções fixas preparadas e com o conceito de seções temporárias pronto, esse foi o ano de várias e várias seções temporárias, e mais 5 edições do Mês Temático. Não, eu não tentei seguir um padrão, foi mera coincidência. Seriam 6, mas um acabou não saindo do papel, o que não tem problema, afinal um muito interessante está vindo para Janeiro, e começar 2013 já depressa!
Acho que a principal mudança no blog está nos números. O número de séries que eu estou acompanhando fielmente e registrando no blog, o número de postagens, que cresceu a uma média de 2 ou 3 por dias – o blog é meio que o meu Almanaque de Anorak, sei lá. Passei os últimos dias fazendo essa associação. E também a quantidade de pessoas visitando o blog constantemente, as visitas que aumentaram absurdamente, e finalmente temos uma página no Facebook! Isso é uma coisa a se melhorar ainda, mas planos para o ano que vem ficam para a postagem de amanhã! kk
Bem, vamos começar então nossa viagem no tempo, lá para Janeiro, até que voltemos para Dezembro. E você, provavelmente, ficará tão chocado quanto eu em ver filmes que você já assistiu tantas vezes e parece que há tanto tempo que é surpreendente descobrir que é desse ano ainda! Lembrando que no título dos filmes pode ter um link para uma postagem no blog, fiquem atentos! E também séries e livros abaixo… vamos lá!

Começamos lá em 06 de Janeiro, com a estréia de Cavalo de Guerra. Assisti nas minhas férias, lá em São Paulo, e me emocionei de verdade com o filme! Longo, sobre guerra, amor e amizade, um filme muito bonito, fora do meu estilo clássico, mas que me agradou demais! E também tivemos Alvin e os Esquilos 3, que eu assisti há menos de um mês, com um atraso de quase um ano. Ainda gosto mais dos outros do que dessa terceira aventura, sei lá.
Em 13 de Janeiro, tivemos Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras, ótimo filme e ruim ao mesmo tempo. Minhas opiniões sobre esse filme são bem contraditórias, e quase um ano depois eu ainda não estou certo do que pensar, portanto prefiro não me alongar aqui. Quase dormi no cinema. A Hora da Escuridão, um tanto fraco, mas interessante e O Espião que Sabia Demais, que está na minha lista de futuros filme a ser assistidos, mas ainda não vi. Nem baixei ou comprei o DVD…
20 de Janeiro, As Aventuras de Tintim! Me culpo eternamente por ainda não ter visto esse filme! As críticas são tão boas, e recentemente tivemos a notícia de que a sequência será lançada em 2015. E se você me perguntar, é aquele filme que eu não vi e não faço idéia da razão. Eu já tenho ele no computador há muito tempo, e ainda nunca abri o arquivo. Acho que nessas férias eu dou um jeito nisso. Preciso!
03 de Fevereiro foi repleto de filmes, e acho que nenhum deles eu assisti ainda. Alguns me interessam mais do que outros. Filha do Mal, que eu estou com receio de ser um terror clichê do jeito que vemos esses dias. Estou passando. Histórias Cruzadas, cujo trailer me agradou, mas não o suficiente para correr atrás. Medo de ser clichê demais, apesar de a história ainda parecer interessante. Viagem ao Centro da Terra 2, que eu adiei tanto que não vi até hoje. E A Bela e a Fera, que ficou também.
10 de Fevereiro tivemos o famosíssimo O Artista, e desde que ele ganhou o Oscar eu digo continuamente que eu o assistiria, mas nunca fiz isso. Também está no computador esperando. Eu tenho que ver mais filmes! O péssimo Cada um tem a gêmea que merece e a estréia do primeiro episódio de Star Wars em 3D! Não que tenha chegado na minha cidade though
17 de Fevereiro tivemos A Invenção de Hugo Cabret, um dos melhores filmes do ano! E não parece que já faz tanto tempo assim! Mas um ótimo filme, divertido, inocente e bonito… uma ótima homenagem ao cinema também. A Dama de Ferro que eu ainda não vi, mas só verei pela Meryl. E Motoqueiro Fantasma 2, que não gostei nem um pouco do 1, então acabei deixando pra lá. Não tenho planos de assistir, mas quem sabe?
24 de Fevereiro, A Mulher de Preto, acho que o primeiro filme que eu assisti de Daniel Radcliffe depois de Harry Potter (embora ache que o que está por vir, sobre o poeta, será maravilhoso!), e foi ótimo ver sua atuação, e como ele praticamente sustenta o filme todo sozinho. Suspense bem elaborado, gostei bastante. E Tão Forte Tão Perto, considerado um dos melhores dramas do ano, e esse é o momento em que eu escondo minha cabeça em um buraco.
02 de Março, Poder sem Limites, quando o estilo amador de filmagens/documentário chega ao universo dos super-heróis adolescentes que perdem a cabeça e acabam se tornando psicóticos. Um filme bem legal!
09 de Março, John Carter que eu ainda não vi, as críticas estão bem divididas, então eu tenho que ver para tirar minhas conclusões. A sinopse me interessa muito, mas o trailer nem um pouco. Acho que por isso ainda não vi até hoje.
23 de Março, JOGOS VORAZES! Bem, eu já tinha lido os três livros nas férias, em dezembro e janeiro, então estava ansiosíssimo por essa estréia, e acho que foi a adaptação de livro que mais me agradou na vida. Talvez por Collins ter sido responsável pela adaptação para roteiro de cinema, e já ter experiência nisso, mas nunca vi um livro tão bem adaptado para filme. Praticamente idênticos, com mudanças pequenas que não me incomodaram muito, o filme foi maravilhoso! Também fiz muita gente ir no cinema comigo, e dei o livro de presente de aniversário para vários amigos meus!
30 de Março, Fúria de Titãs 2 para calar todos aqueles que já faziam críticas negativas em relação ao filme. Eu poderia ter sido um desses, afinal sequências não costumam ser as melhores coisas no mundo do cinema, mas essa foi uma sequência bem feita. Ainda não se equipara à grandiosidade do primeiro, evidente, mas é um ótimo filme para ser uma sequência e eu gostei bastante! E para quem estava no cinema sem ingresso de Os Vingadores, acho que eu pude aproveitar bem! Um Método Perigoso é uma de minhas prioridades na lista de filmes que tenho que ver!
20 de Abril, o tão aguardado American Pie: O Reencontro. Depois de tanto tempo desde o último American Pie com os atores originais e uma sequência longa de spin-offs que nunca foram tão bons quanto o original, foi fantástico estar de volta com essas pessoas! Ainda não sei se foi mesmo um filme tão bom assim ou se foi só a nostalgia e a saudade, mas de qualquer maneira, valeu a pena a estréia!
27 de Abril, Os Vingadores. Uma das estréias mais aguardadas do ano, na primeira vez que fui ver não consegui ingresso. Foi quando eu assisti Fúria de Titãs 2 com vários amigos meus. Ah, se a Kelly ler o blog, só lembre-se do quanto eu ri da sua cara nesse dia! E o filme é muito, muito bom, foi ótimo ver tantos heróis da Marvel juntos, em uma narrativa legal e repleta de ação. Algumas cenas épicas!
04 de Maio, Um Homem de Sorte, um daqueles romances que me encantaram pelo trailer, mas que acabei não vendo. Não me lembro de quanto esteve em cartaz na minha cidade, e da razão de não ter ido. 11 de Maio o fraquíssimo Battleship – Batalha dos Mares. Fraco, fraco, fraco, basicamente ruim. Esperava bem mais!
25 de Maio, MIB – Homens de Preto 3 que eu demorei pra ver, mas vi ainda esse ano; na verdade demorei porque não era lá o maior fã dos dois primeiros filmes da franquia, mas me diverti demais vendo o terceiro, grande parte daquelas nojeiras foi deixado de lado, e MIB III tem muito de viagem no tempo, e pronto… que mais eu preciso além disso?
15 de Junho, o filme que dividiu as opiniões no mundo inteiro, Prometheus. Minha opinião própria? EU AMEI! Porque é o estilo de narrativa que me encanta, e o filme é muito bem estruturado, com ficção científica e suspense muito bem mesclado. Um ótimo filme, na minha opinião. 22 de Junho o fraco e ruim Sombras da Noite. Esperava tanto do filme, minha decepção foi gritante! 29 de Junho, o divertidíssimo A Era do Gelo 4.
06 de Julho, O Espetacular Homem-Aranha, e por favor me parem antes que eu escreva demais. Não tem muito o que dizer se você ver a quantidade de postagens sobre o filme eu fiz para o blog, se você ver que um mês inteiro teve isso como topo e que eu fui ao cinema 4 vezes para assisti-lo. Levando amigos, claro! Um ótimo reboot, deixou os primeiros filmes do herói no chinelo… Andrew Garfield soube ser o Peter Parker, teve certa fidelidade às HQs e eu passei a admirar o herói ainda mais. Ótimo, ótimo, ótimo filme!
27 de Julho, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Uhm, não vi. Não planejo ver tão em breve. Afinal nunca assisti o primeiro filme da trilogia, o segundo eu fui ao cinema obrigado e dormi durante a sessão (nunca mais voltei a assisti-lo), então o terceiro ficou totalmente de escanteio. Quem sabe, quem sabe.
03 de Agosto, Katy Perry: Part of Me. YEY! Bem, quem acompanhava o blog já nessa época deve saber que eu gosto bastante da cantora, e estava ansioso por esse filme. E eu amei, fiquei no cinema cantando as músicas e chorando quando não estava fazendo isso. Tudo bem, só chorei duas vezes, mas achei o filme bem emocionante, de certa maneira divertido, e muito bom ouvir essas músicas e conhecer um pouquinho mais da Katy Perry… interessante mesmo!
17 de Agosto, um dos remakes mais esperados pelos fãs de ficção científica, O Vingador do Futuro. Foi bem diferente do original, e a história de certa maneira se afastou mais do conto de Philip K. Dick, afinal não tivemos nada sobre Marte nesse filme, mas foi uma ficção científica condizente com o que se vive hoje em dia e a que estamos acostumados. Extremamente tecnológico e repleto de perguntas sem respostas que te fazem pensar, acredito ter sido uma boa ficção científica.
24 de Agosto, Rock of Ages: O Filme – eu fã de musicais da Broadway que só, ainda não vi esse filme. Mas por uma boa explicação: não estreou no cinema perto da minha casa! O outro cinema da cidade fica bem fora de mão para mim, e acho que ficou uma ou duas semanas em cartas apenas. Em meio a trabalho e muitas coisas da faculdade? Acabei deixando o filme… nunca mais poderei vê-lo no cinema…
07 de Setembro, Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, que apesar de furos graves de roteiro, ainda defendo. Defendo porque eu não gosto de vampiros e gostei do filme. Ficou bem interessante, foi divertido ver essa nova faceta do presidente mais famoso dos Estados Unidos, e embora algumas cenas de ação tenham sido cansativas, outras foram espetaculares! Projeto Dinossauro já estreou? Aqui em Foz está com cartazes no cinema como “Em breve”.
21 de Setembro, o controverso Ted, que eu amei. Não, não é infantil. É um filme com um ursinho de pelúcia falante como personagem principal, mas não é infantil. As críticas que vieram acho que foram só de pais desavisados que levaram filhos para ver. Bem, o erro foi deles, o filme nunca foi anunciado para crianças, e o trailer deixa isso evidente. Achei uma ótima comédia, e bem original!
28 de Setembro, Looper. Ah… minhas opiniões ficam bem divididas. Embora tenham sido horas bem gastas e eu tenha saído do cinema quite satisfeito, e seja muito bom ver ficções científicas, acho que o roteiro não se preocupou muito com MUITAS coisas, e furos estrondosos são perceptíveis… o filme todo se baseia num paradoxo e nem poderia ter sido possível. Ainda assim acho que vale a pena ver. Só não vai pra lista de melhores ficções científicas que eu conheço. E tem um piazinho assustador…
05 de Outubro, uma animação divertidíssima que foi Hotel Transilvânia. Gostei bastante do filme, tenho certa queda por animações bem feitas, e a mensagem era legal. Eu achei bonitinho, e estou procurando meu “tchan”. 19 de Outubro, As Vantagens de Ser Invisível, com Logan Lerman e Emma Watson… foi isso que me fez ver a sinopse do filme, e achei bem interessante, mas ainda não assiti.
26 de Outubro, 007 – Operação Skyfall, gosto é gosto e falem o que quiserem, eu não gosto de 007. Nunca vi um filme inteiro, pra falar a verdade, mas todas as partes que vi e os trailers, nenhum deles me chamou atenção e me deu vontade de sentar para assistir. Uma amiga minha insiste que esse filme é muito bom e que eu vou gostar, certeza. Acho que vou dar um voto de confiança a ela.
15 de Novembro, ACABOOOOOOOOOU! Amanhecer, Parte 2 é lançado e não mais precisaremos ficar vendo essas estréias chatas de Crepúsculo. Sorry, mas eu não gosto mesmo. Ainda não vi o filme, mas já li o livro e se for tão ruim quanto o livro, melhor deixar pra lá… o primeiro e segundo livro ainda eram bonzinhos e gerou filmes horríveis, imagina só esse que até a base é ruim? Vou parar por aqui antes de apanhar.
30 de Novembro, A Origem dos Guardiões, foi a estréia natalina do ano. Um ótimo filme de animação, com uma belíssima mensagem sobre o espírito de ser criança, me emocionou de verdade e eu tenho que aplaudir tamanha perfeição. Amei o filme e realmente gostaria de mais filmes assim para as crianças. Porque não é bom só para elas, e faz com que elas cresçam mais inteligentes. Talvez.
14 de Dezembro, O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA!!! Bem, você já entendeu, né? Gente, eu fiquei absolutamente abismado com tamanha grandiosidade desse filme, com a perfeição, com a emoção de estar de volta à Terra Média. Muito bom retornar ao universo de J.R.R. Tolkien com características típicas de seu estilo de narrativa, e ainda assim uma história independente e deliciosa. Amei!
E terminando o ano, duas grandes estréias: no dia 21 de Dezembro, As Aventuras de Pi, aquele filme que te comove, te faz ter esperança e te fascina de todas as maneiras possíveis... merece um grande respeito, ótimo para terminar o ano! E no dia 25 de Dezembro, o super aguardado A Viagem, nova empreitada dos irmãos Wachowski que eu espero que dê certo!

Vamos sair um pouco do cinema e ir para o mundo das séries. E são tantas que o Jefferson acompanha ultimamente que escrever esse texto não será a coisa mais fácil do mundo! Partners estréia com uma história muito interessante e personagens cativantes, uma das melhores sitcoms das últimas temporadas, e infelizmente é cancelada após apenas seis episódios. Me deixou triste pra caramba! Revolution estréia muito bem, tentando seguir alguns passos de Lost, não chegando a tudo isso ainda, mas uma ótima ficção científica com uma narrativa interessantíssima que deve se desenvolver para outros caminhos a partir de março. How I met your mother volta para o que promete ser seu último ano, e a essa época esperamos que realmente o seja, e possamos ver o casamento de Barney e Robin, e a esposa deTed… se é que existe alguma.
Ryan Murphy continua ótimo em suas produções, estreando uma nova temporada arrepiante de American Horror Story, na minha opinião incrivelmente melhor do que a primeira. Ousada, pesada e interessante, AHS: Asylum é um suspense/terror muito bem criado, que vale a pena. Ansiosíssimo pela terceira temporada! E Glee estréia a quarta temporada com inovações surpreendentes, mudança de foco e novos personagens cativantes! Há quem discorde, mas é ótimo ver novos ares para a série, novas histórias tão boas quanto as anteriores, apenas esperando para serem desenvolvidas. Amando os novos personagens e os novos rumos, a série está em uma ótima fase. E a maravilhosa The New Normal, que mistura a famosa bolha em que Murphy vive com uma ótima crítica social, presente de maneira brilhante em vários episódios. Merece ser acompanhada, mesmo que para mim já tenha deixado de lado as características de sitcom.
No universo da DC Comics, depois do término de Smallville, a CW resolve investir em um novo personagem, o Arqueiro Verde em Arrow. A série começou realmente muito bem e estou amando o que se tem até agora. Supernatural retorna para a oitava temporada, e dessa vez eu espero e começo a ter esperanças verdadeiras, de que essa seja a última temporada. Mas, incrivelmente, a série voltou um pouco melhor do que o que víamos nas duas últimas temporadas. Até porque não tinha como piorar daquilo, embora o último episódio antes do hiatus tenha tentado…
Person of Interest começou a segunda temporada com dois episódios melhores do que qualquer coisa que já tenhamos visto na série, e foi isso o que me prendeu, mas a série pouco a pouco vai perdendo espaço na minha lista, e vejo que será a primeira eliminada se eu tiver que tirar alguma coisa da minha semana. The Big Bang Theory volta com uma temporada irregular, mas que ainda se mantém entre as melhores sitcoms do momento. Espero que a série se encontre de verdade e saiba onde deve apostar mais. Merlin vem para seu último ano, infelizmente, mas é bom ver que a série foi terminada de maneira brilhante, à altura do que esperávamos! E ficamos ansiosos esperando informações da possível trilogia de filmes… e o décimo primeiro Doctor Who muda de companions e nos emociona de verdade na despedida dos Pond. Uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos, estamos esperando ansiosos o retorno da série, agora só em Abril…

De livros, espero não esquecer-me de nada. Mas tivemos o lançamento do muito aguardado Morte Súbita, o novo livro de J.K. Rowling, seu primeiro livro para adultos, com uma temática totalmente inovadora para ela. A Marca de Atena, de Rick Riordan, que ainda não chegou no Brasil e deve chegar em Maio, mas A Sombra da Serpente que já chegou no Brasil e é um ótimo livro (ainda não postei no blog, mas aguardem só). O delicioso e surpreendente Jogador Número 1, de Ernest Cline, um de meus livros favoritos de todos os tempos. Quase nada sobre o último Artemis Fowl, e a terceira parte dos Legados de Lórien, com A Ascensão dos Nove, que por alguma razão eu acreditava que era o último da série. Felizmente, não é.

E nos teatros brasileiros, tivemos estréias tão fantásticas, algumas que mudaram minha vida definitivamente, e que levarei para sempre. Em Janeiro tive a fantástica oportunidade de assistir Hair, e aquilo é espetacular! Você passa a amar e a viver, e os atores são todos uns amores, porque eu fui em Abril mais duas vezes assistir, e consegui conversar com eles e tirar fotos, uns amores. E foi lá que eu virei fã de Hugo Bonemer, e o admiro DEMAIS! Mal posso esperar por Rock in Rio – O Musical, que eu assistirei agora em Janeiro, com ele no elenco! Arrasando como sempre, isso já se prova nos vídeos…
Também vi Cabaret, da Cláudia Raia, A Família Addams, realmente muito bom, fiquei fascinado, adoraria poder assistir novamente, mas infelizmente não tive a oportunidade. Mesmo assim, parabéns a todos os atores! E mais tarde ainda vi Fame – O Musical, com uma produção brasileira muito bem feita, inocente e contagiante, um ótimo musical e Priscilla: A Rainha do Deserto, que é divertidíssimo, e uma grande produção que chegou ao Brasil com as músicas não traduzidas. Ótima diversão!

Bom, acho que é isso. Minhas retrospectivas nunca mais tiveram a intenção de serem curtas, porque eu sei que eu não seria capaz disso. De qualquer maneira, esse foi o maior texto que eu já escrevi para um Fim de Ano, mas valeu a pena, é muito legal de preparar! Espero que vocês tenham gostado do texto, e de ter acompanhado o blog ao longo desse ano! Vamos torcer para que em 2013 muitas novas estréias sejam boas e que o blog continue crescendo. Colaborem sempre que vocês puderem, porque o Parada Temporal também é feito por vocês! Conto com vocês aqui a partir de amanhã, ok? Feliz Ano-Novo!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários

  1. Eiiii.. quantos filmes, vão todos para a lista da vergonha, porque não assisti!!!! hahahahaha VÁRIOS, sério! Acho que mais do que você!!! =P

    Mas preciso comentar: As Aventuras de Tintin - Não curti, desde pequena, por influencia do meu pai, assisto os episódios, tínhamos os livros/quadrinhos, TODOS (que meu irmão fez o favor de vender) hahaha Amo de paixão, assisto até hoje quando passa na TV!Mas me irritei c/ com o filme! É SÓ UMA PARTE do Tintin! Eles terão que fazer centenas de sequências hahaha é a animação da televisão, virando cinema! Não entendi muito bem! :P Mas ok! É bom e igual haha adorei, mas me irrite!
    E O Vingador do Futuro, assisti nesse recesso de fim de ano (peguei vários na locadora), e ADOREI! Achei muito bom, e adorei a atuação do Colin Pharrel!!!!! Entrou para os meus favoritos, como "Batman - O cavaleiro das trevas ressurge"!!!! =)

    Beijãozão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Acho que fiquei um pouco desanimado para ver Tintim agora =/ porque uma outra amiga minha disse que o filho dela não gostou também :( mas acho que vou ver por curiosidade do mesmo jeito :D

      Vingador do Futuro é muito interessante, mas o principal trabalho está lá na obra de Philip K. Dick, aquele cara é um gênio! Incrível como ele nos faz questionar realidade e ilusão em várias de suas obras... amo ele! Mesmo que o filme não tenha lá muito a ver com o conto, apenas uns elementos...

      Excluir
    2. É...assista, vale a pena! Mas quando eu achei que o filme fosse começar, ele termina hahaha você já assistiu todos os episódios de Tintin?!

      Até agora não sei se é realidade ou a ilusão emplantada nele hahaha Não conheço todas as obras dele! Mas gostei do filme, tensão o tempo todo rs

      beijãozão *-

      Excluir

Postar um comentário