American Horror Story: Asylum 2x09 – The Coat Hanger


Espetacular!
Tentando organizar meus pensamentos para escrever um texto coerente, a versão resumida é essa: o episódio foi ótimo e nos deixou com cara de WTF? no fim! Um grande número de história jogadas sem explicações, e podemos contar no mínimo três grandes acontecimentos que encerram o episódio e nos deixam curiosos. Foi quando a série melhor preparou um gancho, e não acredito que teremos duas semanas inteiras sem novos episódios para matar nossa curiosidade!
Mas o episódio foi ótimo em todos os sentidos. Como eu digo, a temporada está em constante transformação, trazendo uma grande variedade de histórias a cada semana, e estilos novos. Sem deixar de lado as sombras e o sádico, a série passa de um horror a um drama bem estruturado e sofrido. Sofrido porque o que se passa com os personagens é mais ou menos sentido por nós, e a série não economiza nas cenas e diálogos, sempre evidenciando a crueldade. Explícito mesmo sem tentar sê-lo, a experiência de American Horror Story é sempre única!
Gostei do rumo tomado por alguns personagens e as histórias que os envolvem, e destaco principalmente Kit Walker e Jude. Iniciando por Jude, ela agora acusada de inúmeros crimes, acaba sendo internada no Briarcliff como paciente… e é incrível ver uma nova faceta da personagem, uma nunca imaginada quando começamos a temporada, nove episódios atrás. Desesperador, mas ao mesmo tempo um castigo merecido, estou gostando de vê-la sofrer o que fez os outros sofrerem. E sua conversa com Lana tentando conseguir sua confiança foi bem interessante!
Uma nova Jude começa a criar um novo Briarcliff, e ela começa quebrando o disco da sala. Aah… eu tinha ficado tão contente em ouvir Dominique ique ique novamente! Depois de pelo menos uns dois episódios sem a música, foi reconfortante escutá-la novamente, e só então percebi o quanto tinha sentido falta dela! E para terminar o ano, justo que possamos escutá-la mais uma vez. e não acredito que o disco foi realmente quebrado e talvez não mais escutemos isso até o fim da temporada. Espero que eu esteja errado!
Mas ao falar sobre Lana, é com ela que desvendamos um dos maiores mistérios: como o Bloody Face pode estar atuando em 2012? Com um começo de episódio assombroso e digno de aplausos, nos deparamos com o filho do Bloody Face, aquele que estava “assombrando” o Briarcliff em 2012, desde o começo da temporada. Com esse mistério resolvido, podemos ver o começo da gravidez de Lana em 1964, e cenas fortes nas quais ela tenta abortar o filho e utiliza isso tudo para chantagear Thredson para que ele diga algumas verdades…
Verdades que parecem esquecidas. Mesmo conseguindo a confissão e gravada por Kit (e eu juro que quis aplaudir ou sei lá quando ele começou a tocar a fita, saindo do esconderijo), parece que a história se perdeu antes do fim do episódio, e aquela fita não me parece ter futuro. Ou Arden vai pegá-la, ou ela some de outro jeito, ou a história dos aliens suplanta tudo isso, o que me parece convincente. Afinal, por mais irônico que possa parecer, Dr. Arden e Kit Walker fazem uma aliança para tentar trazer de volta os aliens que levaram Alma e posteriormente Grace.
Irônico, huh?
E a série brinca com os espectadores de maneira surpreendente, nos colocando frente à morte de Kit (que foi uma cena angustiante, meu coração acelerou e depois quase parou também!) e a subseqüente aparição dos aliens, uma vez que ele parecia ser a chave de tudo. E mais chocante do que isso, foi ver uma Grace grávida (muuito grávida! kk) conversando com Arthur, enquanto estamos apreensivos pensando sobre o que acontecerá com Kit e se os dois minutos já se passaram ou não. Teremos que esperar duas semanas inteiras para tudo isso?
Mary continua com sua participação misteriosa, e não sei mais qual seu plano no Briarcliff, se existe algum. Ou se é só semear a confusão mesmo, o que está fazendo muito bem. Anunciando a gravidez de Lana, e que será um menino, ela também guia Monsenhor até a sua morte. Que foi genial! Leigh teve uma participação menor e muito mais interessante que na semana passada, enganando o inocente Monsenhor e o crucificando… cena, por sinal, que foi forte, ousada, chocante, tensa e bela. Tudo ao mesmo tempo. E fechando com chave de ouro, temos o Anjo do episódio 7, aparecendo.
E o episódio acaba antes que estejamos preparados para isso. E tantas perguntas ficam no ar que vamos passar as duas semanas inteiras sem conseguir tirar American Horror Story da cabeça. O que acontece com Kit? O que significa a Grace grávida vinda dos aliens? O Monsenhor morre mesmo? E a fuga de Thredson, não visto mais depois de ter sido liberado? E o filho dele em 2012? Tanta coisa tão bem contada, que sentirei saudade da série depois desses próximos quatro episódios! Já estão curiosos pelo enredo da terceira temporada? Até mais!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal

Comentários