Season Finale – Merlin 3x12e13 – The Coming of Arthur


Eu assisti esses episódios há alguns meses, mas só hoje, quando fui escrever sobre o primeiro episódio da quarta temporada de Merlin, me dei conta de que ainda não o tinha postado… desculpem pelo atraso!

Sem dúvida, o melhor Season Finale que Merlin já viu. Mais ou menos tudo que eu esperava, aconteceu. É claro que Uther ainda está vivo, Arthur ainda não é rei, a magia de Merlin continua escondida… mas vocês realmente acham que eu ainda espero por essas coisas? É melhor não esperar, que quando acontecer, será uma surpresa boa. Mas no mais, tudo foi fantástico, e muita coisa que eu nem imaginava que poderia acontecer, aconteceram…
Muita coisa foi instituída nesse episódio… com a junção de Sir Leon, Elyan, Lancelot, Gwaine e Percival, e Arthur transformando os últimos quatro em cavaleiros de Camelot, temos a primeira formação dos Cavaleiros da Távola Redonda – inclusive conhecemos a Távola Redonda, e além de todos esses, temos Gaius, Merlin e Gwen ali também… e realmente não sabia que o fato da mesa ser redonda significava igualdade e todas aquelas coisas… achei bonito. E Merlin usando isso ao final do episódio então…
Para ler o texto completo, clique em “ler a matéria na íntegra”.

O episódio de duas partes, começa com os druidas salvando a vida de Sir Leon, e toda a história do Cálice da Vida. Dali em diante, foi em torno disso que o episódio girou. Enquanto Arthur precisava encontrar o cálice antes de Cenred, muitas coisas acontecem, e os protagonistas vão se juntando… sendo presos por traficantes de escravos, encontramos primeiro Gwaine. Gwaine, Merlin e Arthur, partem juntos em busca do Cálice da Vida.
E assim que ele é finalmente encontrado (e os druidas deixam o Cálice aos cuidados de Emrys – amo quando o chamam assim), ele é roubado. Morgause cria seu exército de imortais, como já era de se esperar. Pelo menos foi algum avanço naquele primeiro episódio, que eu já começava a achar que não ia para lado nenhum. Numa cena fantástica, Morgana é coroada rainha, em frente a Uther… Merlin e Arthur também testemunharam a cena, mas as melhores reações ficam para o rei… como eu odeio tanto Uther, é fantástico ver sua reação com Morgana usurpando sua coroa…
Ótimo!
O segundo episódio (agora já estamos com Gwaine, Arthur, Merlin e Elyan unidos, sendo o último encontrado em Camelot no fim do episódio anterior) começa por volta de uma semana depois do fim do primeiro, e temos Morgana rainha, Uther preso, e os cavaleiros jurando “fidelidade ao rei”… de certa maneira, é bonito ver a fidelidade, pena que seja a Uther… e gostei do plano de Morgana de não matá-los, mas matar os aldeões, até que eles mudem de idéia… não que eu tenha ficado feliz com inocentes morrendo, me entendam, mas fiquei feliz com a inteligência do plano… matar os cavaleiros não seria útil.
Um pequeno parênteses: incrível como todo mundo morre, é aquele massacre, mas os protagonistas sempre ficam juntos… se fosse de verdade, Morgana já teria matado Uther, com certeza… mas não, “precisamos” dele para a próxima temporada… mas fazer o quê? Pelo menos ele teve a chance de ser bem humilhado, teve a chance de ouvir Morgana dizer: “Você não sabe o quanto eu te odeio”. Já é algo…
Fiquei muito contente em rever Freya. A situação foi a seguinte: Merlin, desesperado, precisa de algo para derrotar o exército de imortais e derramar o sangue que está no Cálice da Vida… até que ele se lembra da água de Avalon, que o Rei Pescador lhe deu alguns episódios atrás… assim, quando o recipiente da água se quebra, revemos a Senhora do Lago, conversando com Merlin… é uma cena linda, e a emoção que Colin conseguiu transmitir foi ótima. Uma pena que depois, no lago, não a tenhamos visto… mas ainda assim, foi ótimo termos Merlin conseguindo a Excalibur mais uma vez.
E ainda falando sobre a Excalibur, Merlin estava muito f*dão com a espada dessa vez… ele, o único capaz de derrotar os imortais, teve suas cenas naquele momento… é bom ver que com alguém (além de Gaius, claro), Merlin pode ser verdadeiro, com Lancelot. Fiquei feliz com a volta do personagem, uma pena que ele tenha que ter visto Gwen beijando Arthur… voltando a Merlin, quando ele finalmente quase consegue, temos a chegada de Morgause… bem, se não fosse Gaius com magia (coisa que se destacou mais nessa temporada), nada teria dado certo…
Sobre a Távola Redonda, talvez o ponto mais alto do episódio. Como já comentei, finalmente vemos vários dos cavaleiros juntos (e o grande papel de Arthur ao torná-los cavaleiros de Camelot). A volta de Lancelot (dessa vez com Percival) foi fantástica, e Merlin (além de Gwaine, seu amigo principal nessa temporada) conseguiu de volta alguém para conversar… sendo Lancelot o único a saber de tudo (além de Gaius, claro) – gostei especialmente da fala: “Você é o mais corajoso de todos nós, e ele nem ao menos sabe disso”.
Toda a guerra no castelo foi muito bem coreografada… acho que a série nunca viu uma batalha tão bem produzida. Dessa vez, foi aquele tipo de luta que dá gosto de se assistir… acho que quiseram caprichar bem no Season Finale, e conseguiram. Morgana e Morgause novamente desaparecidas (mesmo que eu tenha acreditado que Morgause tinha morrido), e com uma ameaça de Morgana. Também temos o rei muito transtornado com toda a história, e a conversa de Merlin e Arthur: “Talvez seja a hora de uma nova era, de você tornar-se rei”. Será? Pelo menos a dupla teve uma cena bem legal, bem de amigos e não príncipe e servo.
E eu meio que esperei que quando Merlin fosse esconder a Excalibur, ele fosse colocá-la em uma pedra. E foi exatamente o que aconteceu. Finalmente, temos a espada no lugar que ela deveria estar, e foi ali que a temporada acabou… com a ótima cena de Merlin colocando a Excalibur em uma pedra… muito bom! Agora é esperar pela próxima temporada (o canal mudou de idéia, e vai mesmo ser em setembro ou outubro, no máximo, e não vai mais ficar para o ano que vem), e ver o que vai acontecer daqui para a frente. Muitas dúvidas ficaram, muitas boas possibilidades também… Morgana deve voltar com mais um plano de vingança, mas vamos ver se Uther continuará rei ou se Arthur subirá ao trono, vamos ver se os Cavaleiros da Távola Redonda continuam na série… vamos ver se os poderes de Merlin são finalmente descobertos… quem sabe? Ao que tudo indica, a próxima temporada será a melhor até agora… esperamos que sim.

Comentários