Final Destination 5 – Premonição 5


Eu sempre gostei bastante de Premonição, sempre assisti, e o trailer desse novo filme me pareceu muito interessante. Quando o fui ver no cinema, fiquei muito contente. O filme está mesmo muito bom. Se não o melhor, é um dos melhores filmes de Premonição já feitos, sem dúvidas. E o que o torna tão bom é quantidade de detalhes, são as citações e explicações, absolutamente perfeito.
O filme estreou nos Estados Unidos em 12 de Agosto de 2011 e no Brasil só em 23 de Setembro de 2011; desta vez, o acidente é em uma ponte suspensa, e os sobreviventes principais são Nicholas D’Agosto [muito bem] no papel de Sam, Emma Bell como Molly, Miles Fisher como Peter e Jacqueline MacInnes Wood como Olivia; a história, claro, gira em torno da premonição do protagonista, que evita que um grupo de pessoas morra no acidente, e a Morte volta para buscá-los, um a um.
Dessa vez, a premonição fica para Sam, e o acidente na ponte suspensa deve ter sido o melhor de toda a série. É claro que agora os efeitos já estão muito mais sofisticados, mas o acidente foi simplesmente perfeito. Toda a situação, as atuações, e as mortes… tudo foi muito interessante. As melhores mortes ficam para Candice (a primeira morte no acidente, e é bem chocante, na verdade, meio repentino) e para Peter e Sam, que são as duas últimas (Molly não chega a morrer na premonição).
Acho que tudo foi melhorado pelo nosso 3D… o filme fez um maravilhoso uso da tecnologia, e tenho certeza que foi o melhor filme em 3D que já vi. Ele aproveitou disso do começo ao fim. Tanto os créditos iniciais (perfeitos, por sinal, com referências aos quatro filmes anteriores) quanto todo o filme foram muito bem-feitos em 3D… foi o 3D que fez com que a primeira morte de Candice fosse tão impactante… ótima cena.
O filme estava ótimo em referências. Perfeito. Desde o começo temos inúmeras referências a todos os filmes da franquia… temos o famoso 180 (isso não pode faltar em um bom filme de Premonição), temos um caminhão de toras passando por eles na ponte (muito Premonição 2) e temos a foto e a escrita: “Muito pior do que Montanha Russa” (Premonição 3). Várias dessas cenas enriquecem o filme… mas a melhor das “referências” fica para o final, mas eu falo abaixo, na sessão com spoilers.
Quanto às mortes gerais… as mortes foram variadas. Posso dizer que muitas delas foram bem criativas (as duas mortes de Candice foram boas, e a segunda conseguiu nos dar aquele sentimento de Premonição, que nos deixa apreensivos, esperando como a morte vai acontecer), outras deixaram um pouco a desejar… por exemplo, o cara que morreu na “mesa de massagem”… foi interessante e tal, mas podia ter sido melhor. A morte da foto ao lado foi bem agonizante. E num saldo geral, o filme foi ótimo!
Foi um dos filmes mais diferentes de Premonição, sem fugir do conceito de Premonição. Gostei de ter um protagonista sendo investigado, sendo considerado quase suspeito, por saber o que ia acontecer. Gostei da nova proposta de matar alguém para ganhar sua vida, entregar alguém em seu lugar para a morte (e de como isso foi trabalhado, especialmente nas cenas finais, com os três últimos sobreviventes), e outra coisa diferente foi o fato de, como todos trabalhavam na mesma empresa e por isso estavam no mesmo ônibus, desde o começo todos se conhecem… não tem aquilo de ir atrás do próximo que vai morrer e coisas assim…

[CONTÉM SPOILERS]
Amei o final do filme, demais. Além de todo o resto ter sido bom (com destaque para o fabuloso acidente na ponte suspensa), o final valeu muito a pena. Quando Sam e Molly dizem que vão viajar para Paris de avião e tudo o mais, eu já fiquei com aquela cara: “Vão morrer”; vê-los entrar no avião, ver a música tocando, ver o número do vôo (o famoso Vôo 180), e melhor do que tudo, ver Alex (ainda interpretado por Devon Sawa) avisando para todos saírem porque aquele avião sofreria um acidente… traduzindo, no final temos a morte de Sam e Molly no famoso Vôo 180, aquele vôo que conhecemos bem do acidente do primeiro filme. Achei isso brilhante, uma grande idéia, simplesmente de se aplaudir de pé.
A única coisa triste foi que o filme acabou bem de um jeito de “esse é o último”. A história parece ter se fechado bem, tudo se amarrou, o ciclo estava completo. Pelo menos pudemos ver várias cenas de todos os outros quatro filmes no cinema e em 3D… foi emocionante, meio nostálgico em algumas mortes… mas foi bom matar a saudade, e vê-los de uma maneira um pouco diferente, ótima finalização.
[FIM DOS SPOILERS]

Só posso dizer que é bom. Para quem gosta dos filmes de Premonição, pode ir ao cinema, porque vocês não vão se arrepender. O filme está muito interessante, vale a pena, você sai do cinema satisfeito. Sem contar que é um filme em que o 3D compensa… finalmente vi um filme que aproveita bem toda essa tecnologia… muito, muito legal e recomendado, sem dúvida. Até mais, e bom filme!

Comentários