Merlin 4x03 – The Wicked Day


Provavelmente o melhor episódio de Merlin já feito até o momento; fiquei muito admirado com toda a história, gostei demais da narrativa, gostei de como tudo se desenvolveu, e coisas que eu [e todos os fãs] esperava há muito tempo finalmente aconteceram. Foi o episódio mais épico e mais marcante que eu já assisti… simplesmente tem algumas cenas que ficam grudadas na nossa memória e marcarão Merlin até o final… também representa uma transição de fase na série; desde o fim da terceira temporada que a transição à fase mais adulta de Merlin começou, mas aqui ela se consolida de vez. Tivemos poucas cenas engraçadas, e o foco foi para a emoção e para os grandes acontecimentos… entra para a lista de melhor episódio de Merlin, sem dúvida. Abaixo eu comento mais detalhadamente sobre o episódio, porque não quero estragar a surpresa de ninguém que ainda não tenha assistido; portanto, clique em “Ler a matéria na íntegra” para ver todo o meu texto; para quem ainda não viu, vá lá, assista ao episódio, está melhor do que nunca! Até mais!

[CONTÉM SPOILERS]
Você que está aqui provavelmente já viu o episódio, certo? Infelizmente, eu já comecei a assisti-lo sabendo que Uther morreria, portanto não tive a experiência da dúvida, de torcer e de roer unhas. De qualquer maneira, fiquei feliz com a morte dele; pode-se pensar mal de quem escreve uma coisa dessas, mas quem de nós, fãs da série, que nunca ficamos ansiosos pela morte de Uther? Eu sempre quis vê-lo morrer e deixar que Arthur assumisse o trono, e em alguns momentos chegávamos a pensar que isso jamais aconteceria; no entanto aconteceu, finalmente, e tivemos um episódio realmente impagável.
O episódio começa de maneira um pouco mais divertida, mas dura em média uns cinco minutos, depois partimos para a parte principal; no começo, na parte colorida, temos o aniversário de Arthur e o plano para a morte dele; Uther teve um bom último episódio, querendo participar da festa do filho e salvando a sua vida no quarto… na verdade, foi só por causa disso que ele morreu… e depois dessa [ótima] luta de espadas, partimos para a parte mais dark do episódio.
Teve melancolia o tempo todo, foi um episódio triste. Por mais que quiséssemos ver Uther morrer, não deu para não sentir o pesar dos outros personagens. Bradley teve seu melhor momento, foi o perfeito Arthur e transmitiu de maneira brilhante a dor e o sofrimento de seu personagem; Colin Morgan eu já venho elogiando a tempos, sempre dando show nas cenas emotivas… aqui, preocupado com o futuro, culpado pela morte do rei, triste por Arthur, ele também teve ótimas cenas… as lágrimas, o pesar, tudo era palpável, e conseguiu me emocionar de verdade.
Com toda essa história, o futuro de Camelot estava em jogo; Merlin tentou fazer a magia parecer uma boa coisa aos olhos de Arthur, tentando salvar a vida de Uther, mas graças à Morgana não deu nada certo. Tivemos cenas do velho Merlin novamente, e foi legal (mais uma parte cômica), mas espero que isso não se torne um hábito… é legal para ver de vez em quando; foi legal ter essa sensação de querer que Uther morresse, mas temer o que isso significaria no julgamento de Arthur quanto à magia; e não deu nada certo, agora teremos um rei Arthur que condena à magia, como deixou bem claro para Merlin ao fim do episódio, dizendo que magia era “pure evil” – e tanto Bradley quanto Colin deram seu melhor nessa cena; depois, ainda temos uma cena linda de Merlin esperando por Arthur, que diz: “You are a loyal friend, Merlin”.
Agora temos aquele pensamento de: “tudo vai mudar daqui para frente, não vai?”. A partir do próximo episódio é oficial, Merlin entra em uma nova época, totalmente diferente; passamos pelo fim de Uther, ascensão de Arthur e amadurecimento da série aos poucos e chegamos onde estamos, vamos ver o que nos espera no futuro, mas a série está muito melhor do que sempre foi, então acredito que podemos esperar boas coisas para o futuro; a cena do final do episódio foi nada menos do que épica, é a única coisa que consigo dizer; não sei a emoção que ela me passou, mas foi absolutamente emocionante, e marcante demais ver Arthur sendo coroado rei de Camelot… temos aquele momento em que pensamos: “Nossa, é verdade”; foi a melhor cena do episódio, provavelmente de toda a série…
O episódio foi ótimo, perfeito. A série está em mudança desde o Season Finale da terceira temporada, é só está melhorando; temos uma série bem mais adulta, com uma história mais seqüenciada, o melhor momento de Merlin. Para quem já assistia, a quarta temporada é imperdível. Para quem nunca viu Merlin, eu realmente recomendo que vocês comecem a assistir! Até mais!

Comentários

Postar um comentário