Person of Interest 1x05 – Judgement


O episódio dessa semana veio com mais um caso (um dos mais interessantes até o momento, para comentar) e nada muito grandioso que indicasse uma história uniforme para a temporada… nenhuma referência à Elias, então não temos muita informação de quem seja ele, e qual será seu papel na grande trama da temporada… mas como ainda estamos no episódio cinco de uma série estreante, acho que temos que esperar mais um pouco para uma grande história seqüenciada e boa…
O caso foi bem interessante. O número dado pela máquina (infelizmente ainda não temos muita noção de como ela funciona… só sabemos que ela “nos vigia” o tempo todo e dá o número de alguém correndo perigo não considerado tão importante para o governo) foi o de Samuel Gates… gostei daquela proposta de termos o filho com o mesmo nome e ele ser seqüestrado… me diverti um pouco com Finch insistindo que o juiz corria perigo, uma vez que a máquina não erra. É aquele instinto de proteger aquilo que você criou.
E é claro que Finch tinha razão.
O caso nos apresenta um seqüestro e um “pedido de resgate” – o que gostei foi de termos um juiz como pai do garoto seqüestrado, e ter a vida do filho ameaçada a não ser que ele declarasse uma ré inocente. Mas melhor de tudo foi ver como o caso todo era grandioso… na verdade, foi o maior caso que vimos até o momento, nada de vingança nem nada assim… tratava-se de uma corporação lavando dinheiro e agindo em 18 países. Os caras sabiam o que estavam fazendo, e agiam bastante. O mais importante não foi salvar a vida do juiz e do filho (não que não tenha sido importante), mas foi colocar na cadeia as pessoas responsáveis por tudo isso, eu gostei.
O episódio (mais uma vez) foi de Reese, e como sempre ele estava ótimo. Estou começando a virar fã desse cara. Ele teve cenas extremamente boas, e uma atuação incrível. Suas cenas conversando com Finch (principalmente na lanchonete, no início e fim do episódio) foram ótimas, e sua chegada para salvar Samuel foi maravilhosa; sua fala, seu plano e seus tiros de última hora foram simplesmente impagáveis… a melhor cena de todo o episódio, sem dúvida nenhuma. E ali podemos virar fã do cara de verdade. “They said no cops, no FBI” “They said nothing about me”.
Finch é um personagem de quem eu gosto (eu gosto de sua personalidade, ele me diverte e eu admiro a sua inteligência), mas ainda temos muito a saber sobre ele. No começo do episódio tivemos aquilo de “não quero falar sobre minha vida e você não precisa saber nada sobre mim”, achei que teríamos alguma coisa dele, mas os flashbacks parecem ter sido banidos mesmo; mas acho que ainda temos muita história dele guardada… confesso que fico bastante curioso. Reese é aquele personagem sofrido que entendemos um pouco mais, Finch só temos curiosidade…
Fala memorável:
Reese: Thank you.
Finch: I beg your pardon?
Reese: For giving me a job.
O episódio estava muito bom. Não sei ainda quais são os planos para o futuro da temporada, e se vamos seguir até o fim com um caso diferente por semana e só, ou se teremos algo maior com que nos preocuparmos. Além, é claro, de mais informação sobre nossos protagonistas e a máquina que fornece os números. A série está interessante, eu recomendo. Até mais!

Comentários