RapaduraCast 254 sobre “Viagem no Tempo”


O site Cinema Com Rapadura é o que há… na verdade, é o melhor site que eu conheço que fala sobre filmes e tem notícias muito interessantes… com certeza é o melhor site para se manter informado, conseguir fichas técnicas e ler boas críticas… além de tudo isso, eles ainda comentam um pouco sobre séries por lá (foi por lá que eu li sobre Terra Nova pela primeira vez) e os RapaduraCast que são sempre muito interessantes…
Para quem não sabe, um PodCast é uma gravação em áudio em que várias pessoas discutem sobre determinado assunto; é quase como ouvir rádio, mas em uma discussão interessante sobre um assunto específico. E o site Cinema com Rapadura tem o seu, o RapaduraCast, que faz muito sucesso, tem milhões de ouvintes, e é maravilhoso! Eles conseguem comentar de maneira inteligente e divertida, e não tem como não gostar de um programa deles…
Ontem à noite eu ouvi à edição dessa semana, sobre “Viagem no Tempo” e adorei. Como vocês sabem, eu sou um grande fã de viagem no tempo, então não tinha como não conferir isso… e eles foram geniais… os comentários foram maravilhosos, as teorias, as idéias, as citações… tudo foi muito bom. Eles trouxeram o tema mesclando ficção com realidade, tratando um bom tanto de física e possibilidades reais da viagem no tempo, e vários filmes e livros… o resultado final foi incrível… pelo visto, o projeto é continuar com esse assunto na próxima semana. Eu espero que continuem!

[ABAIXO ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O RAPADURACAST, SE NÃO QUISER SABER ANTES DE OUVIR, NÃO LEIA!]
No começo, tinha muito o clima de “De Volta Para o Futuro”, com falas do filme, trilha sonora baseada no filme (como o som das rodas do DeLorean); depois partimos um pouco mais para a física, mas BTTF foi bastante comentado, considerado um grande clássico e um dos mais acessíveis ao público sobre o tema… um dos que mais fascinam (eu concordo!).
Gostei das teorias… aquelas mesmas teorias que eu já passei horas e horas lendo em milhões de sites… todas as questões de wormholes, de atingir a velocidade da luz, do contínuo de espaço-tempo não ser linear e coisas desse tipo… gostei de vários comentários, como “Daí descobriram que o tempo era relativo. Daí pronto. Fudeu com a cabeça de todo mundo”, e aquela história de que Einstein salvou os autores de ficção científica, porque se não fosse por ele, ninguém ia poder escrever nada.
Eles falaram sobre a famosa Teoria dos Gêmeos, e depois fizeram uma ótima associação disso à série do Planeta dos Macacos (“Pode ser explicado cientificamente?” “Sim” “Agora mudou a minha vida”) e também comentaram (pouco) sobre Star Trek, e como eles constantemente fazem citações ao contínuo de espaço-tempo e coisas assim… outros filmes comentados foram Os 12 Macacos, Source Code, Time Traveler’s Wife, Butterfly Effect e mais vários outros…
Amei quando entraram no assunto de time-loops… na verdade, eu gosto muito dessa proposta. Time-loop é aquilo de o tempo transcorrer perfeitamente, em linha reta, e em determinado ponto voltar para trás… aquela velha história de (por exemplo) a pessoa viver o mesmo dia várias vezes… e esse foi uma das idéias de “viagem no tempo” mais utilizadas na ficção. Foi aí que foi comentado muito sobre Source Code (já comentei no blog, veja a postagem aqui), e gostei das análises feitas… também nos forneceram uma possível explicação ao dejavù.
Mas meu assunto preferido em se tratando de “Viagem no Tempo” certamente é o paradoxo. Amo falar de paradoxos e pensar em paradoxos… foi citado o famoso paradoxo do avô (“se você voltar no tempo, para antes de você nascer e conseguir matar o seu avô, o que aconteceria? Afinal, se seu avô morreu, você nunca existiu, tampouco a viagem no tempo que resultou na morte dele”) e foi utilizado, mais uma vez, De Volta Para o Futuro para exemplificar. Uma das coisas que mais gostei [e me envergonho em dizer que acho que nunca tinha parado para pensar dessa maneira] foi a teoria do paradoxo de causa e efeito: se você viajou no tempo para mudar algo em específico, assim que isso acontece, essa coisa deixa de existir, portanto o motivo para a viagem no tempo também… o que nos leva à conclusão de que Marty chegou a um universo paralelo ao fim do primeiro filme da trilogia! Muito fascinante!
A teoria dos Universos Paralelos, profundamente ligada à Viagem no Tempo na ficção, foi bastante trabalhada… temos aquilo de que se algo é mudado no passado, teremos alterações no futuro. Os universos paralelos servem basicamente para facilitar um pouco a ficção, e evitar paradoxos… por exemplo, você matou seu avô (paradoxo do avô), mas aí você criou um outro universo, e nesse universo você não existiria… eu ainda prefiro todas as teorias de paradoxo, sempre são mais interessantes…
[FIM DA SESSÃO DE SPOILERS. FIQUE À VONTADE PARA LER O RESTO DO TEXTO]

Viagens no tempo me fascinam e sempre me fascinaram. Consigo passar horas simplesmente pensando em coisas assim, ou lendo novas teorias sobre isso… mesmo teorias antigas em alguns casos… gosto de ver opiniões diferentes e tudo o mais… esse RapaduraCast foi um prato cheio para mim… simplesmente perfeito! É muito fascinante ouvir e pensar em todas essas coisas! Eu recomendo o site para todos que querem manter-se informados, e recomendo o RapaduraCast para todos que querem se divertir e pensar um pouco… tem vários temas, e um novo a cada semana… nesse momento, recomendo em especial o dessa semana, que foi ótimo! Ouçam e até mais!

Link direto para o RapaduraCast 254, aqui.

Comentários