No Day But Today


Uma frase que diz tudo; algumas palavras que te remetem a um ótimo filme, e já meio que te emociona. Sabe aqueles dias em que você não tem nada para fazer e vai ver um filme? Bem, não sei mais o que é isso. Mas cinéfilo como eu, sempre dou um jeito, e esses dias assisti Rent mais uma vez. Fazia alguns meses que não o assistia (nunca deixei de ouvir as músicas), mas ele ainda me parece tão emocionante e tão bom quanto antes…
Já falei exaustivamente sobre Rent no final do ano passado, e para quem não sabe, foi só por causa desse filme que o blog ganhou a seção “Música da Semana”. Eu queria colocar uma música da peça (ainda não tinha visto o filme) no blog, de alguma maneira, e criei a seção, que estreou com What You Own. E foi muito difícil escolher apenas uma música para representar o filme… queria colocar todas, uma em cada dia.
Para quem não conhece, o filme é de 2005, baseado em uma peça da Broadway que estreou em 1996 e ficou 12 anos em cartaz. Para o filme, seis dos personagens principais são interpretados pelos mesmos atores que os interpretaram na versão original em 1996, o que garante a qualidade do material. É uma das melhores adaptações que já assisti, certamente. Todo o espírito e história são mantidos.
O filme nos conta a história de um grupo de amigos, e trata vários assuntos polêmicos de maneira gostosa de se assistir. No entanto, não é um filme que te deixa todo contente no final. Geralmente eu acabo o filme chorando ou com os olhos cheios, e não rindo e pulando nem nada assim. Mas é um filme maravilhoso, que realmente toca a gente. Se eu tivesse que escolher um filme musical, provavelmente seria esse. Traz assuntos como homossexualismo, AIDS (um dos principais temas) e drogas. E tudo isso é muito bem trabalhado…
É um dos musicais mais revolucionários que já passou pelos palcos da Broadway, e um dos que mais conquistou os fãs de todo o mundo também. Não é para menos. Para quem não viu, eu vou aconselhar a ver, porque vale a pena. Veja a peça e veja o filme, os dois estão maravilhosos, e você vai se apaixonar pela história fantástica que encontramos lá. Nessa cena que vemos ao lado, temos o ápice do filme, a cena mais marcante, o maior protesto, a maior representação da vida boêmia levada pelos nossos protagonistas. La Vie Bohème é aquele tipo de cena que classifica-se como épica, e é revista por anos e por gerações...
Poucos musicais tem músicas tão boas quanto esse… sendo um musical original, todas as músicas conseguem ser boas, todas te cativam e ficam na sua cabeça. É impressionante como um musical que conta com quase 30 músicas consegue ser bem sucedido em todas elas. EM TODAS ELAS! Isso é qualidade… e como se a música não fosse suficiente, a história é fantástica e te faz pensar. O filme é um grande protesto, é uma grande luta contra o preconceito, é um chamado para a vida. Não é apenas para assistir e fim. É um filme para que você pense, para que você reflita. Para que mesmo depois de terminar, você ainda esteja lembrando dos personagens, e por vezes chorando por eles. Tem uma história linda, apresenta-nos ótimas discussões sobre a AIDS e as drogas, e suas conseqüências…
Não posso deixar de amar esse musical, não posso deixar de recomendar para vocês. Para quem já viu, o que vocês acham? Não é incomparável a sensação de assistir ao manifesto de Maureen, a sensação de querer sair do sofá gritando e dançando também quando todos estão naquela animação cantando La Vie Bohème? Uma das cenas mais marcantes, sem dúvida… para quem ainda não viu o filme, por favor: vejam. E depois venham aqui me deixar contente de saber que alguém viu o filme por causa do blog. Até mais!

Viva La Vie Bohème!

Comentários