Vale o Piloto? – Gotham 1x01


Eu acho que não entendi a metade.
Na verdade, eu assisti Gotham muito mais por curiosidade do que por qualquer outra coisa – eu nunca cheguei realmente a gostar do Batman. Não sei se em algum momento eu vi um filme inteiro do herói (porque da última vez que eu tentei eu caí no sono no meio dele), e tenho certeza que nunca tive um gibi seu nas mãos. O fato que é que o herói nunca me chamou atenção, então eu pouco sei sobre Gotham além de seu nome. Os personagens mais famosos da cidade, que tem vilões memoráveis, eu conheço muito mais por nome ou por matérias na internet do que realmente conhecê-los. Então eu acho que eu poderia ter aproveitado muito mais se fosse um fã do herói e suas histórias, mas ainda assim eu achei interessante.
Talvez não venha ser minha série favorita, e talvez eu não consiga passar da primeira temporada com ela, mas por enquanto eu vou acompanhar. Nesse primeiro episódio, tivemos uma primeira visão de como é a vida em Gotham: terrível. Parece que a cidade é toda comandada por uma grande leva de vilões. Ficamos com a Mulher Gato à espreita o tempo todo, e também tivemos o nascimento do Pinguim, de certa maneira. Alguns outros vilões foram rapidamente apresentados, como o Charada, e eu realmente gostei dele, mas eu acho que isso ainda é coisa para ser desenvolvida no restante da temporada, e eu quero muito ver mais desse personagem! Mas comandada pelos vilões, a cidade vive nas trevas, com a polícia comprada, um caos terrível.
E James Gordon chega à cidade.
O seu personagem, protagonista da série, vai tentar ser um interessante contraponto a essa realidade que observamos na cidade até então. Com uma ótima interpretação de Ben McKenzie, o personagem parece o mais honesto na cidade até então. Eu estou gostando de ver toda essa anarquia e tentar entender como as coisas realmente funcionam enquanto James vai aprendendo a lidar com sua nova situação – adorei as relações entre os personagens, porque enquanto muitos estão conectados e escondem mistérios, também temos bonitas conexões como a rápida que se forma entre James Gordon e o jovem Bruce Wayne. Porque aquela promessa que ainda não foi cumprida vai ser para sempre um elo entre os dois personagens.
Por outro lado, como criança, pela primeira vez eu gostei muito do Bruce Wayne. David Mazouz interpretou incrivelmente bem, um ótimo jovem Bruce Wayne que viu seus pais serem assassinados. Com uma rápida cena da Mulher Gato, essa foi a introdução à série: o assassinato dos pais de Bruce. E foi como toda a trama teve início… enquanto James procurava incessantemente o culpado pelo crime, Bruce tinha que se adaptar à sua vida de morar apenas com Alfred, e mudar seu modo de ser. Porque uma criança, depois de um evento desses, se torna para sempre traumatizada, e assim ele vai se tornando o que mais tarde será o Batman: sombrio. Mesmo tendo adorado a relação dele com James, eu gostei desse desejo por vingança, por ver novamente o cara que matou seus pais bem diante de seus olhos… quero ver mais desse Bruce Wayne.
Mas o foco ainda são os vilões. Mesmo com um ótimo Bruce Wayne e com um ótimo James Gordon, o foco da série está nos vilões. Porque essa é a Gotham antes de Batman. Talvez mesmo com o Batman ali, tendo trabalho o tempo todo, imagine então antes dele… a cidade está mergulhada em um caos, comandada por perigosos criminosos, e algumas pessoas bastante excêntricas estão nascendo. Esses vilões se tornarão os memoráveis vilões do futuro, e eu acho que, caso a série se prolongue por muitos anos, tipo uns 10, ainda poderemos ter David Mazouz como um ainda muito jovem Batman, no Series Finale… mas, provavelmente, eu já não estarei mais acompanhando a série até então.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários