Doctor Who 8x05 – Time Heist


The Architect. And Team Not Dead.
O Doctor recebe a missão de roubar um banco – mas não qualquer banco: o Banco de Karabraxos, o mais mortal do cosmos, o mais protegido, e teoricamente inviolável. Mas convenhamos, o que é impossível para o Doctor? Com alguns companions a mais que mereciam ganhar todo um Arco na temporada, no mínimo, o episódio funciona muito bem, e nos deixa eletrizados do começo ao fim. Uma narrativa rápida, com coisas acontecendo o tempo todo, muito suspense e sempre diversão… e uma maneira completamente diferente, e por motivos diferentes, para se roubar um banco. Um assalto a banco ao estilo de Doctor Who. E isso não é pouca coisa.
Clara está, novamente, pronta para um encontro com Danny Pink (e eu já estou começando a enjoar dele), quando o telefone da TARDIS toca. E pouquíssimas pessoas no mundo poderiam estar ligando àquele número – e assim como Clara prediz, alguma coisa acontece. No momento seguinte, Clara e o Doctor estão segurando vermes nojentos, estão sentados em torno de uma mesa com Saibra e Psi, e nenhum deles faz idéia do que aconteceu. Desde o momento em que ele atendeu o telefone, toda sua memória lhe foi apagada, e apenas uma gravação lhes diz onde eles estão, porque estão ali, e o que precisam saber: o Arquiteto os informa que estão no Banco de Karabraxos, e eles precisam roubá-lo.
Simples assim.
E então as coisas começam… é um episódio FENOMENAL! E daquele jeito profundamente divertido que é um dos maiores motivos pelos quais eu assisto Doctor Who. Eu adoro as inovações, ainda mais as referências (e o episódio foi cheio delas!), e da maneira como essa série conta suas histórias… é um Banco muito seguro em um planeta distante, em um tempo que eu não sei qual é, que se torna vulnerável em um único momento: durante a maior Tempestade Solar de todos os tempos. Uma mulher sinistra comanda aquele lugar, enquanto uma criatura, o Teller, vaga pelos corredores capaz de detectar culpa e intenções criminosas, além de poder transformar seu cérebro em sopa… sim, porque roubar um banco não precisa ser fácil.
A melhor parte é a equipe que se forma. Doctor, um Time Lord de Gallifrey; Clara, uma humana; Psi, um humano melhorado; e Saibra, uma humana mutante. Genial. Eu adoro essas participações no meio da temporada, esses personagens foram perfeitamente encantadores, e eu adoraria tê-los novamente em algum momento… Doctor Who já fez isso antes, então eu não me surpreenderia se daqui a alguns episódios eles estivessem de volta. E eu adoraria que algo assim acontecesse. Porque a Team Not Dead teve ótimas cenas, e conversas profundas e emocionantes – foi bonito ver a Clara conversando com Psi sobre poder apagar sua memória, e o seu discurso antes da saída de emergência. Embora triste demais. E a Saibra, sozinha no mundo, porque ninguém confia nos seus próprios olhos te encarando de volta…
O assalto ao banco foi ótimo. Meticulosamente pensado pelo Arquiteto, com algumas ajudas da sorte, tudo foi funcionando num desespero completo, mas muito bem. As coisas se encaixavam, mas parecíamos estar sempre correndo, sem nem saber exatamente para onde íamos – e dessa maneira, queríamos entender e desvendar os mistérios. Foi ficando muito claro quem era o Arquiteto com o tempo, mas a última cena se provou ainda melhor do que esperávamos. Porque foi bom ver o Doctor x o Teller, como a única maneira de reaver suas memórias. “There are so many memories in here. […] Big scarf, bow-tie, little embarrassing”. E as motivações todas que provocaram esse episódio: Isso não é um assalto ao banco. Nunca foi um assalto ao banco. É um resgate; de uma espécie inteira”.
Adoro a maneira como o Twelfth lida com a morte – o que está intrinsecamente ligado à figura de Missy, que, por sinal… ONDE ESTÁ A MISSY NESSES EPISÓDIOS TODOS?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários