Doctor Who 8x06 – The Caretaker


The Doctor does deep cover!
Ou não. Eu realmente amo a maneira como Doctor Who lida com seus episódios, e como eles são diferentes entre um e outro – como é uma série cheia de temas e estilos, um episódio pode ser totalmente perturbador enquanto o outro é profundamente engraçado, e outros ainda lidam com a ficção científica pura. Mas Doctor Who sempre foi sobre as pessoas. Porque independentemente de onde estamos e o que estamos vivendo, temos discussões interessantes, e eu adoro a maneira como os companions lidam com as coisas, e como eles trazem um senso de humanidade ao programa. Quem não adora ver os companions tentando levar uma vida comum, ainda mais quando o Doctor decide que ele também pode fazer isso?
Saudades do Eleventh nesses momentos. Ele teria uma fez.
Mas Peter Capaldi é o Doctor ideal – nós já o adoramos como um excelente Doctor, e protagonizando uma das melhores temporadas do programa. Um episódio fantástico após o outro, dessa vez acompanhamos a vida corrida de Clara Oswald, sempre com pressa. Ela tenta manter suas duas vidas em equilíbrio: a vida na escola como uma professora, e o namoro conturbado com Danny Pink; por outro lado, sua vida de viajante do tempo e espaço com o Doctor, um Time Lord. Adorei aquelas primeiras cenas que mostram a Clara correndo por uma série de aventuras com o Doctor, e sempre parecendo com pressa quando perto do Danny… aquela coisa de ela estar bronzeada por causa dos dois sóis foi MUITO BOA!
Então John Smith chega, o novo zelador. As expressões são fantásticas, e eu já comecei a rir muito naquele momento… quando ele se apresenta (“Yes, John Smith is the name, but most people just call me… the Doctor”), a expressão de Clara foi simplesmente impagável. E temos as mais divertidas histórias e eventos por causa dessa chegada inesperada… aparentemente a escola está em perigo, mesmo que toda a trama do monstro da semana não tenha sido a melhor coisa da temporada, o legal mesmo foi como as coisas aconteceram. E eu sou profundamente apaixonado por esses episódios teoricamente “mais simples”, que não saem muito de um mesmo cenário, embora tenhamos tido alguns na introdução do episódio… anyway.
O grande intuito do episódio, pelo que me parece, foi apresentar Danny e o Doctor como uma dupla – porque foi complicado. Clara ficou extremamente preocupada, tentando mediar as coisas, e eu ri particularmente com a maneira como o Doctor achou que Adrian fosse o namorado dela. BOW-TIES ARE STILL COOL! Ele todo bobão achando que ela se apaixonou por alguém que lembrava o Eleventh – “Why are you talking like an idiot?” E a consequente decepção por ser um ex-soldado, professor de matemática. E Danny Pink passa então a entender tudo, o que Clara faz o tempo todo e o porquê de estar sempre parecendo tão cansada, ou sempre com tanta pressa… e digamos que ele até que aceitou bem as coisas, de certa maneira.
“Então tem um alien… que era parecido com o Adrian, mas então ele se transformou em um zelador escocês”
Mesmo que eu ainda não goste do Danny Pink tanto quanto algumas pessoas gostam, e ainda não defendo o seu relacionamento com Clara com todas as minhas forças, porque não acho que eles combinem, esse foi o primeiro episódio no qual eu finalmente gostei um pouquinho dele. Gostei de ele saber e entender tudo – “Oh my God, you’re from space. And he’s not the caretaker. He’s… your dad. Your space dad!” A apresentação da TARDIS com direito a uma colinha de “And it’s bigger on the inside”, afinal não foi essa a primeira coisa que Clara disse ao vê-la e, com menos diversão, um relacionamento bem complicado entre o Doctor e o Danny. “You explained me to him, but you haven’t explained him to me”.
Eu entendi. Realmente entendi. O Doctor se preocupa muito com Clara, e acho que ele a ama demais e quer protegê-la de qualquer maneira – por isso ele está tão preocupado que o seu namorado tenha que ser alguém bom para ela. Mas aquele final deixou as coisas muito bem encaminhadas. Porque parece que eles finalmente vão se entender. Porque o Danny foi pró-ativo o suficiente para ajudar a salvar o mundo, e os dois tiveram uma bonita conversa, no nível que esse Doctor consegue ter. Eu me assustei um pouco com a briga dos dois, sofri por Clara (porque só imagino o quanto deve ser complicado), quase morri de inveja de Courtney, e QUERO SABER PORQUE A MISSY ESTÁ TÃO BRAVA! Aquele final tão rápido, tão sem explicação… precisamos de mais daquilo!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários