[Series Finale] Believe 1x12 – Second Chance


Bom. Mas bem simples.
Assim como a maioria da temporada (e me arrisco a dizer que esse foi o motivo do cancelamento), essa Series Finale não arriscou ser audaciosa quando mais podia – a série não tinha futuro mesmo – e nos apresentou um final bastante clichê e previsível, até meio forçado em algumas cenas. Foi fofo por finalizar a história de Bo e Tate, e nada vai deixar mais saudades do que essa bonita relação entre os dois, que tiveram ótimos momentos no episódio de hoje, mas infelizmente isso é tudo o que fica na memória… a trama mal desenvolvida parece não ter levado a lugar nenhum além do lado mais humano que era mostrar pai e filha juntos.
O episódio começa com Roman pedindo a ajuda de Milton, já que Dani fugiu e está determinada a matar Bo. Como ela sofre da degradação e está prestes a morrer, ela está completamente fora de si, e passa o episódio muito fascinada com fogo, querendo incendiar tudo à sua volta. Milton utiliza mais um de seus estratagemas questionáveis e utiliza Channing como uma isca para atrair Dani para uma armadilha, em mais uma coisa criada exclusivamente para esse caso específico: que a conexão uma vez realizada entre as mentes permanece, e torna-se, portanto, rastreável. Uma coisa que pode definir a série inteira é basicamente isso: deus ex machina.
Nesse mesmo grupo de acontecimentos, Bo começa a ver sua mãe, para uma bonita e emocionante despedida. Convenientemente a ex-melhor amiga de Dani trabalha no posto de gasolina onde Bo vai comprar coisas, e está com sua antiga pulseira, maneira como a mãe da garota escolhe lhe mostrar o perigo que se aproxima, e a maneira como Dani matou o irmão. Por algum motivo, eu gostei mais da Dani nesse episódio do que nunca, porque ela parece muito mais humana do que vários personagens da série (e NÃO me refiro a Tate e Bo, que são perfeitos!), e suas dúvidas e angústias são palpáveis, compreensíveis e reais. Mas ela não precisava se tornar “amiga” de Bo.
Final esplendidamente previsível, Dani e Bo se encontram enquanto Dani está envolta em chamas, planejando sabe-se-lá-o-quê, e Bo conversa com ela transmitindo a mensagem de sua mãe: “John te ama. E te perdoa”. Esperava algo mais emocionante e convincente, mas tudo acaba depressa sem que Bo sofra nenhuma conseqüência por seus atos, porque parece que ela é imune a tudo isso – então quando Dani está praticamente morta pela degradação, Bo misteriosamente consegue trazê-la de volta e dar-lhe uma segunda chance, praticamente sem qualquer esforço. E todos vivem felizes para sempre. Menos o Skouras… porque o Skouras se fu.
Mas realmente, o mais importante e o mais marcante desse episódio, assim como toda a temporada, foi Tate e Bo. São desses dois que nos lembraremos para sempre. E para finalizar, tivemos ótimos momentos (principalmente os do carro, como as duas vezes em que ele acorda ela – tão divertido!) em que eles projetavam um futuro normal no qual pudessem ser felizes e viver sem problemas. E é isso o que o final dá a entender: que eles conseguiram. Sem Orchestra, a polícia é fácil de enganar como sempre foi, nunca representando um grande problema… sim, eu sentirei falta desses dois, ternos e verdadeiros, que ganharam nossos corações; mas não, não acho que a série deveria ter sido renovada.

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários