Continuum 3x11 – 3 Minutes to Midnight


“Two Alec Sadlers, think about it. That’s what created the alternate future that this guy comes from”
Eu fiquei completamente entusiasmado com o décimo episódio dessa temporada porque ele iniciou um processo de reinvenção da série que muito me agradou – esse episódio provou que eu tenho mesmo que ficar animado com isso, porque agora a trama de viagem no tempo volta a ser o centro da série, e novos elementos são incluídos nessa equação, inclusive o Brad, que veio de 2039, e começamos a descobrir informações realmente importantes desse futuro do qual ele veio, e ficamos imaginando que 2077 estará disponível caso pudéssemos ir até lá… e o que ainda é possível visto que Kellog está por ali, e o Alec 2.0 continua vivo, podendo voltar a qualquer momento?
O mais interessante é que, basicamente, qualquer futuro é possível. Bradley Tonkin nos é apresentado como um adolescente em 2014, o que nos dá a idéia de que ele vem de um futuro bem mais próximo que a Liber8 e a Kiera, e já é assustadoramente diferente daquele que conhecíamos. Alec Sadler não é um nome que lhe diga nada, no entanto Kellog sim, e o Congresso Corporativo jamais existiu. Todas as corporações entraram em colapso, bem como a economia global, e a tentativa de ascensão das corporações causou uma grande revolução de Corporações x Governo, e uma Guerra Civil que pode ter devastado o mundo, em diferentes sentidos. Sem nenhum Congresso como conhecíamos em 2077, quais são as possibilidades desse futuro?
Brad é mandado de 2039 para 2014 com o intuito de corrigir alguns erros. Ao mesmo tempo em que a Liber8 parece comemorar e acreditar que conseguiram o que queriam, eles se dão conta da complexidade de tudo o que está acontecendo, com os dois Alecs que ainda garantem qualquer futuro possível, e linhas temporais diferentes, uma defendida por cada indivíduo. Kellog é o responsável pela viagem no tempo de Brad, e descobrimos que foi ele quem matou a primeira Kiera… e agora parece que não é possível acreditar em nada, em missão nenhuma, e mesmo a Liber8 desanimou perante todas essas informações, sem saber mais o que fazer, como fazer, e se estão ou não sendo manipulados por alguém. E mais importante: quem?
Alec Sadler? Kellog?
Sutilmente a série colocou uma cena com o Alec 2.0 andando pelas ruas em um flashback de Brad que foi importante para entendermos a morte de Kiera, e a promo parece prometer umas ações da Kiera de tentar trocar os Alecs, o que me deixaria bastante contente. Com o Alec FDP, o que temos é o Halo se desenvolvendo três gerações mais cedo do que deveria, e ele simplesmente ainda não sabe como lidar com isso – nem com os aparentes efeitos colaterais que ela ainda causando, como os surtos psicóticos de Jason que, convenhamos, foram maravilhosos… quase a melhor coisa do episódio se eu não tivesse gostado tanto do episódio como um todo! Outra coisa, Carlos coloca o Julian na Piron para acompanhar as coisas de perto…
E o que será de Theseus nesse novo futuro possível?
Fato é: a chegada de Kiera, Jason e a Liber8 em 2012, alguns anos atrás, causou uma brusca interrupção na linha temporal original, e um perigo cataclísmico precisa ser evitado, afinal o continuum não sabe muito bem o que está acontecendo e pode se quebrar a qualquer momento! Já temos o futuro original de 2077, e um completamente diferente em 2039, mas quais mais podem ser criados através das possibilidades todas que enfrentamos? E o que cada Alec representa para isso, afinal ainda parece-nos que o grande truque e o grande segredo da série está nos Alecs… e ainda bem que Kiera vai interferir nisso, e o próximo episódio promete! Sério que já estamos nos aproximando do fim?
Aquela última cena com Kiera, Brad, toda a Liber8, Kellog… foi realmente o ápice do episódio, e materializou toda e qualquer dúvida que o roteiro está nos apresentando, e nos deixou pensativos quanto às possibilidades, mas é difícil saber em que acreditar, ou mesmo o que esperar. Mas a coisa está ficando séria! Como é complicado ver o Curtis com o “I don’t know what that is anymore” ou o Lucas indo embora… e o Theseus? E o Alec 2.0? E o Brad que abandonou sua missão de 2039? E a mensagem do Kellog do futuro? E o que será de Alec Sadler em 2077 agora que Kellog assume tudo em 2039 e o Congresso Corporativo não existe mais? E o quanto isso não cria um paradoxo, afinal o Alec de 2077 é o responsável pela viagem em primeiro lugar, que iniciou esse efeito todo…
QUE VENHA A GUERRA CIVIL!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários