Merlin 2x11e12 – The Witch’s Quickening / The Fires of Idirsholas


Eu amei os dois episódios que antecedem o Season Finale, porque a história se desenvolveu, e vimos uma preparação ao fim da temporada. Chega de episódios sem história e descartáveis. Mas, evidentemente, o melhor entre os dois, foi Witch’s Quickening.
Não tem como negar, o episódio foi fantástico! Tivemos a volta de Mordred e Morgana se unindo a ele e Alvarr. Eu sou muito fã tanto de Mordred quanto de Morgana, então amei ver os dois juntos, de novo. E acho que o Merlin teve tanta culpa na morte de Arthur quanto Mordred. Quer dizer, pelo menos um pouco, veja: ele salvou a vida de Mordred na primeira temporada, e agora foi o responsável por Mordred conhecer Morgana… pois é.
Também gostei de rever Morgause, achei que demoraríamos a vê-la. E os cavaleiros de Medhir foram ótimos, ficaram muito bons. E me lembraram bastante os Espectros do Anel, sei lá. Acho que todos vão concordar, afinal até o barulho da aproximação deles é o mesmo!
Bem, nos dois episódios tivemos Morgana descobrindo mais seu poder, e revelando mais que lado escolherá quando chegar a hora – que não será o lado de Arthur. É… para Merlin é quase que uma decepção. Coitado. Sem contar que o cristal nos mostrou rápidos relances do que será o último episódio dessa temporada. E ainda tivemos Merlin (finalmente) libertando o dragão, que foi uma cena ótima. Assim, temos todo o cenário formado para o fim da temporada…
Mais detalhes no link abaixo:

Witch’s começou com Mordred dando ordens até chegarem aos aposentos de Morganan, e Merlin acordando e ouvindo. Simplesmente amo a conexão mental que se forma entre Mordred e Emrys. Sempre que vejo uma coisa assim, abro um sorriso e quase começo a aplaudir. Mas é claro que Morgana é inteligente, e só fiquei com pena de Merlin ficar como errado perante Arthur.
Gosto de ver Mordred e Morgana juntos, é tão bom vê-la abraçando ele, como se quisesse protegê-lo e tal. Ele parece uma criancinha inocente ao lado dela. Uma criancinha ele é mesmo. Agora o resto é que não podemos afirmar, não?
E Morgana rouba o Cristal de Neahtid, e temos a revelação do dragão sobre a aliança de Morgana e Mordred para o mal. A cena ficou ótima! E gostei de o vilão do episódio ainda não ser nenhum dos dois, mas sim Alvarr – de quem eu não senti raiva, como senti de muitos vilões até hoje (especialmente o Witchfinder). É que não quero que o Arthur morra, mas sou fã da dupla Morgana-Mordred.
Falando sobre cenas de Mordred com Merlin, tivemos uma fantástica no último encontro da dupla no episódio. No momento em que Merlin usa magia para derrubar o garoto druida, ele levanta, mata os dois guardas prestes a pegá-lo, e os olhares que eles trocam são fantásticos. Fica claro o medo, a apreensão, e quase raiva. Tudo muito bom. “Nunca perdoarei isso, Emrys, e nunca esquecerei”.
E agora… Alvarr preso (“Você, Uther, é o criminoso” – isso aí, e eu concordo!), e Morgana ajudando-a a escapar. Merlin sabia que fora ela, e evidentemente Uther também, mas ela ainda é a protegida do rei, apesar de odiá-lo.
E gosto demais de ver Morgana odiando o rei. A melhor cena do episódio, sem dúvida alguma, foi quando ela confronta Uther, coisa que ele não esperava. E ela foi bastante corajosa, inegável. “Porque é um tolo arrogante! […] A partir de hoje, eu lhe desonro”; mas quando achamos que a briga tinha terminado, que Uther só ia mandá-la para o quarto e seria dele a última palavra – “Você, vá para os seus aposentos” – Morgana vira-se e dá um show! “E você, Uther… vá para o inferno!”. Agora me respondam: como não aplaudir uma coisa dessas? Morgana se destacou nesse momento mais do que em qualquer outro!
Já em Fires, gostei de rever Morgause, como já disse, e seu encontro com Morgana, e o feitiço… tudo ficou bastante legal. E a confusão de Morgana ao acordar em seu quarto também. A história de todos dormirem ficou bem interessante, e hilária, quando pensamos em Merlin tentando acordar Gaius. Eu tive que rir. Também foi bonitinho ver Arthur colocando Gwen na cama.
Quanto ao rei… dormindo… gostei de Merlin: “Nós podemos fantasiá-lo”, “Isso pode funcionar”, “Podemos vesti-lo de mulher”, “Já isso…”, “Ou podemos vesti-lo de servo”, “Perfeito”. Gostei de ver Merlin e Arthur cansados, quase caindo no sono. As interpretações estavam legais. Agora, melhor do que tudo, foi Arthur praticamente dormindo, e Merlin dando um tapa na sua cara. Eu tive que reassistir aquela cena!
Outra cena bonitinha que tivemos entre Merlin e Arthur, foi quando Merlin se fere, e Arthur rasga um pedaço de sua roupa para amarrar o braço do mago (“Seu primeiro ferimento de batalha”). E claro, quando Arthur diz: “Você está cheio de boas idéias hoje, Merlin”.
Acho que foi difícil para Merlin “matar” Morgana, mas no caso dele, era necessário. Fiquei aqui dizendo para a Morgana não beber e tal, mas… ao menos a interpretação dele, ao mostrar a dúvida, mostrar o nervosismo por ter que fazer isso, inclusive com lágrimas… foi ótima! E fiquei com pena da Morgause, por ter que retirar o feitiço… mas eu não queria Morgana morta mesmo, então… será que Morgana não volta mais a morar no castelo? Dúvidas, dúvidas.
E agora, com Morgana desaparecida, o dragão solto, a morte de Uther se aproximando cada vez mais… temos o tabuleiro montado para o fim da temporada. Seasons Finale costumam ser bons, então estou com altas expectativas nesse caso. Em breve, trago meu post sobre ele. Até mais.

Comentários