Merlin 2x01 – The Curse of Cornelius Sigan

Tem coisas que você faz e você jamais entende. Não vou entender a razão de eu ter demorado tanto para começar a assistir a segunda temporada de Merlin. Acontece que eu acabei fazendo tanta coisa, lendo e assistido tanto filme, que Merlin ficou para depois. Mas finalmente eu voltei a assistir Merlin – me sentindo super mal por não ter assistido antes.
Se a série é fantástica (e é, muito), a segunda temporada veio ainda melhor. Continua contando a história do jovem mago Merlin (brilhantemente interpretado por Colin Morgan), enquanto é servo do príncipe Arthur (Bradley James). É muito bom ver personagens tão queridos (sou fã do Rei Arthur, posso ser suspeito a comentar esse tipo de coisa) em épocas diferentes de suas vidas, vê-los jovens, adolescentes. É maravilhoso ver como tudo isso se desenvolveu. É bom vermos constantemente Guinevere (Angel Coulby), Morgana (Katie McGrath) e o bom e velho Gaius (Richard Wilson). Ocasionalmente ainda podemos ver Lancelot, Murdred… é, uma série fantástica, sem dúvida.
A primeira temporada acabou de maneira fabulosa, não conseguia despregar o olho da tela do computador. Ótimo, ótimo. E alguns meses depois, aqui estou eu, finalmente assistindo à segunda temporada! E posso dizer: começou de maneira fantástica. O primeiro episódio mostrou porquê gostamos de Merlin, e ainda nos deixou com um gostinho de “tenho que ver os outros episódios” ao vermos que Lancelot e Mordred voltarão (além do tão esperado beijo de Merlin, que finalmente ocorrerá).
Posso dizer? Como senti saudade de ouvir as falas In a land of myth, and a time of magic, the destiny of a great kingdom rests on the shoulders of a young boy. His name… Merlin.
Bradley estava o velho Arthur de sempre. Autoritário e que não reconhece Merlin. E Colin estava o mesmo Merlin de sempre. Fiel, apesar de tudo. Tivemos ótimos momentos engraçados, como em “But they work under king’s order” e “Yeah, and you work under mine”. E antes de ficarmos realmente com raiva de Cedric, tivemos bons momentos cômicos (em que Colin Morgan se mostrou melhor do que nunca em sua interpretação, só quis comentar), como em: “Aqui. Vai precisar de um bastão. Oh… desculpe”. E a vingança em “Vai precisar do bastão de volta. Oh… desculpe”. Bem, eu ri. E Cedric mostrou-se bem cara-de-pau, não? Bem, até que foi divertido.
Consegui senti raiva de Arthur também, não só de Cedric. E a maneira como Merlin ficou abatido também me deixou abatido, mas amei sua fala: “Tudo o que faço é por ele, e ele me acha um idiota”. E o Arthur que temos em Merlin é um Arthur bem estúpido mesmo. Não é à toa que apoiamos muito o Merlin.
E sobre a maldição, enfim. Gostei, uma boa proposta. O coração de vidro com a alma de Cornelius Sigan é realmente bonito. E Cedric não era ruim, só queria dinheiro. Era um ladrãozinho qualquer. Foi legal ver a alma sendo liberta e entrando no corpo de Cedric, mas melhor do que tudo foi ver Merlin despertando no mesmo momento. Gostei de ver Merlin confrontando Arthur: “You are not listening to me!”. Foi bom.
Momento cômico: tivemos Gwen salvando a vida de Arthur, caindo sobre ele. Foi bastante engraçada a cena, e com uma finalização ótima: “Desculpe-me, senhor”, “Não. Foi um prazer”.
Quanto ao dragão… foi bom revê-lo. E é legal ver que Gaius sempre soube que Merlin mantinha contato com ele. Mas alguém aí acreditou que Gaius fosse burro? É, pois é. Não mesmo. Gostei de ver Merlin destruindo a primeira estátua e sendo confrontado por Cedric. Na realidade, tudo o que Sigan disse era verdade… triste pensar assim, mas era.
E então a alma de Sigan tentando tomar posse do corpo de Merlin foi uma cena ótima. Gostei bastante. E Colin Morgan estava melhor do que nunca em sua atuação no fim do episódio, com a chegada de Gaius. Era de se acreditar que Sigan estava em seu corpo de verdade, quase bati palmas para ele.
O episódio foi bom, um recomeço maravilhoso, e a série é fantástica. Finalmente estou assistindo-a novamente, e para aqueles que não a conhecem… bem, vale a pena, pessoal. Dêem uma conferida, é uma série fantástica, ainda mais se você gosta de tudo que envolve o rei Arthur ou Merlin.

Comentários