“I told you so” – Merlin 2x05e06 – Beauty and the Beast

  
Para o padrão da temporada, o episódio duplo podia ter sido melhor. Não, não foi ruim, mas não foi tão fantástico como os episódios anteriores que pudemos ver nessa temporada. E talvez meio desnecessário. E dois episódios para uma história que não era tão importante assim? É coisa de meio de temporada, toda série tem, mas passa… o melhor é sempre no começo e no fim das temporadas, com raras exceções.
Mas a proposta era interessante, e nos trouxe várias cenas engraçadas. Ao menos para rir ele foi bem bom. E para ver cenas fantásticas de Merlin usando seus poderes também, sem dúvida. E um pouco mais da inteligência de Gaius. A humildade de Arthur… é, talvez tenha sido útil. Só achei desnecessário, porque tornou o personagem muito caricaturado, a maneira como Catrina agia longe do rei. Mas tudo bem, coisas que podem ser relevadas.
E a ótima frase “I told you so…”
Detalhes no link abaixo:


Bem, temos a chegada de Catrina, mas ela em momento nenhum engana o telespectador, que já sabia de sua verdadeira identidade desde o início. O que é bom. Mas é divertido ver todo mundo caindo sob seus encantos, inclusive Merlin! Pasmem, isso mesmo. Portanto, melhor ainda é ver Gaius suspeitando dela, e usando o tônico como um teste, e assim, em apenas alguns minutos de episódio, temos Merlin e Gaius sabendo a verdade sobre ela. Não é legal vê-los sendo enganados por muito tempo. Já Uther… e Merlin olhando Catrina pelo espelho… engraçadíssimo, especialmente pela “bronca” de Arthur…
E na primeira parte, temos Gaius decidindo contar para o rei que Catrina é um troll. A incredulidade de Merlin é impagável (“Good luck!”). E mais provável acontece: Uther certamente não acredita, e temos a fala de Gaius para o mago: “Don’t say anything. You’d say ‘I told you so’”. E mesmo que Merlin negue, não consegue evitar. Para mim I told you so meio que definiu o episódio, não? Na primeira vez que o ouvimos (aqui) parece muito engraçado, mas depois ouvimos mais algumas vezes em cenas maravilhosas! Mas eu já chego nelas.
Mas gostaria de reforçar: para mim, foi a frase que marcou o episódio.
E no plano de desmascarar Catrina na frente do rei (“Você quer que eu use magia na presença do rei? Eu nunca sairia vivo!”), temos nós, fãs, ansiosos por ver a cena. Que não ocorre. Pena que ele não conseguiu desmascarar Catrina, mas mesmo assim, tudo ficou fantástico. E ele acaba preso, o que gera fantásticas cenas em que ele tenta escapar, até finalmente conseguir. E quando finalmente consegue, também temos sua luta com Jonas. É muito bom ver Merlin usando magias grandes e repetidas vezes. Amei as cenas. E sua chegada ao casamento do rei, mas ele não faz nada. Até porque seria burrice tentar alguma coisa naquela situação. Morte na certa…
E mesmo sem demonstrar magia na frente de todos, por uma acusação falsa de Catrina, temos Merlin perseguido. Mas isso gerou cenas ótimas, como Arthur o ajudando a fugir, Gwen preocupada, e Gaius o protegendo. Também gostei de ver Merlin tendo que provar aquelas poções, o que me deixou sentido pelo personagem. Afinal, ninguém merece! Mas o plano todo de substituir foi bastante inteligente.
Os novos impostos… bem, inicialmente gostei de ver Arthur vendo esse tipo de coisa do pai, depois gostei ainda mais de vê-lo devolvendo dinheiro e enfrentando o pai. Mas sofri com Arthur quando o pai o deserdou (“You’re no longer called Prince of Camelot” – foi tenso, e foi legal Gaius tentar defendê-lo) e nomeou Catrina como herdeira do trono. Seu plano dera certo. Mas foi tudo bastante sofrido. Ao menos Arthur não se corrompeu e continuou firme em sua decisão de ser contra o pai, até o fim.
Já que tudo isso ocorre, e a história da poção falsa funciona, temos a cerimônia, que ficou bastante cômica com Catrina com pressa, e depois fugindo com a coroa. É muito estranho ver Uther ainda encantado por ela, mas amei Arthur e Morgana tentando alertá-lo. Na hora em que Arthur diz “You’re a troll”, queria Merlin lá para dizer: “I told you so”. Fica para a próxima. Tivemos cenas ótimas dos guardas e Gaius alertando o rei de que ela “é um troll”.
E ver Uther beijando ela, justamente quando ela está na forma de um troll… é meio estranho, e desculpem a falta de discrição, mas… até onde Uther foi? Quer dizer… uh! Como disse Arthur no fim do episódio, prefiro não saber dos detalhes. Acho que é mais seguro para meu sono à noite.
Quem oferece a solução (de novo) é o dragão (que reforça a promessa de que Merlin um dia o soltará). Mas é ótimo ver o dragão rindo, e a reação de Merlin, meio bravo e meio rindo junto. Por mais que saibamos que eles não matariam Arthur de verdade, é meio sinistro (mas muito emocionante!) ver Gaius dizer: “Uther must see his son die”.
Numa sequência toda bastante cômica, temos Merlin escondido embaixo da cama, e ainda tem a capacidade de zuar seu senhor, e rir. A minha frase está aqui, novamente, quando Merlin diz: “Your stepmother is a troll”, e Arthur responde “If you say ‘I told you so’…”, “I wouldn’t say. I wouldn’t”. Quase aplaudi, evidentemente! E Merlin mal consegue se conter. De novo. Ótimo. E Arthur é apresentado ao plano e tudo o mais. Tudo muito engraçado, como “então eu tomo o antídoto e ele acaba com os sintomas”, “se você tomar a tempo”, “e se não tomar?”, “Você morrerá”; e a reação: “Você disse que não era importante!” e Merlin, ótimo como sempre: “Acho que é um pouco importante”. O medo de Arthur é impagável.
Quando Merlin é nocauteado e o antídoto rola, eu pensei: “ainda bem que não quebrou!” e por volta de um segundo depois: “fu”. E então temos Uther vendo a Catrina de verdade, e Arthur sendo salvo e matando o troll. Mas espera aí: se só uma gotinha daquelas era suficiente, para quê aquele frasco cheio de antídoto? Tudo bem, era só para dar um clima de suspense… e claro, no momento em que ele vê Catrina, queria muito entrar gritando: I told you so! Mas tudo bem… fica para a próxima também.
A cena final entre Merlin e Arthur foi ótima, acho que uma das melhores até aqui na série. “Merlin, quero que saiba que nunca duvidei de você. Talvez sim, mas a culpa é sua. Tem algo esquisito sobre você. Como se quisesse esconder algo”, “Eu sou um livro aberto”. Foi legal ver Arthur dizer “obrigado” e Merlin quase o abraçando. Foi bastante engraçado, “O que você está fazendo?”, “Achei que você quisesse um abraço”, “Não”, “Não”. Eu ri bastante, mas mesmo assim a cena ficou bonita e um pouco emocionante. Para os dois episódios mais fracos da temporada, a série continua ótima!
E agora, no próximo, o caçador de bruxa… é, Merlin, cuidado.

Comentários

  1. Não acredito que achei um Blog que fale sobre Merlin e tão bem escrito!!! Meu deus!! Vc fez comentários sobre todos os episódios?? diz que sim!! Seu texto ficou genial!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! MUITO OBRIGADO! :D Na verdade do comecinho da segunda temporada em diante, sim, eu fiz comentário de todos os episódios! Só não fiz da primeira porque eu tinha assistido antes de ter blog e então acabou ficando para trás. Mas as últimas quatro temporadas tem texto, se te interessar ;)

      Muito obrigado pelo comentário, fico muito feliz de você ter descoberto e gostado, espero que goste dos outros textos também haha Até mais! :P

      Excluir

Postar um comentário