Merlin 2x04 – Lancelot and Guinevere



Tudo o que se construiu em um episódio, se destrói pouco depois. E não estou me referindo a grandiosidade da série, que continua impecável. Estou falando da relação entre Gwen e Arthur, construída no segundo episódio da temporada, mas já bastante balançada agora. Temos momentos maravilhosos no episódios (cenas impagáveis como ver Gwen se passando por Morgana), e a volta de Lancelot! Pena que sua participação é tão pequena, e já sei que ele não retorna mais nessa temporada… mas ainda há muito tempo. Afinal, sua história com Gwen ainda não terminou. E é bom ver Arthur com ciúmes… ele bem que merece umas sacudidas dessas…
Também foi ótimo ver a relação entre Morgana e Gwen, em que Morgana mostra que gosta muito de sua criada, porque como ela mesma diz, “Ela é mais do que só minha serva. Ela é minha amiga”. E ainda bem que Arthur não permite que Gwen fique desaparecida. Se não fosse por Lancelot e Arthur… Merlin merece seu crédito, mas é que no momento estou falando dos amores de Guinevere.
Time para o qual Merlin tentou entrar na primeira temporada…
Mais informações no link abaixo, pessoal.


Amei ver que Arthur não quis deixar de ir atrás de Gwen, e partiu com Merlin. No entanto, essa história de não querer enfrentar o pai em público não me agrada nem um pouco (temos algo sobre isso nos próximos dois episódios, mas depois eu falo disso). Merlin “distraindo” os guardas é fantástico… e é tão bom rever Lancelot!
Quanto aos momentos cômicos desse episódio (a veia cômica da série é tão sutil, que torna-se uma das coisas mais engraçadas que eu conheço. Eles fazem comédia sem tentar fazer comédia. Não muito. Mas que fique claro: não é uma série cômica, apenas algumas coisinhas), fica por conta de Merlin caindo no sono (e consequentemente do cavalo). E é claro que Arthur não demonstra compaixão e trata de jogar água sobre o pobre servo. E não é só uma vez. Ele podia ser mais carinhoso na maneira de acordar o Merlin, não? Também foi extremamente cômica a parte em que eles passam as frutas na cara, a entrada no túnel, e a conversa final. “Algo tocou em mim”, “Foi o meu pé”, “Desculpe. […] Falta muito?”. Tivemos uma cena quase bonitinha em que Merlin diz que sabe que Arthur gosta de Gwen, e ele admite (“You wanna marry Gwen?” – a expressão de Colin Morgan nessa fala foi impagável).
E Gwen fazendo o papel de Morgana se saiu extremamente bem. Minha anotação aqui foi de que "ela sabe muito bem como fazer o papel de lady. Quem diria, não? Não duvidando da atriz, longe de mim, mas pelo jeito de Gwen mesmo que ela tem. Quem diria que a personagem de Gwen se sairia tão bem numa situação daquelas? E sua relação com Lancelot foi bonita, ainda mais bonita do que com Arthur. Porque é algo que não é novo, e eu gostei. Mas talvez seja meio que uma fantasia de ambos os lados.
Mas mesmo assim, é bom ver sua alegria quando a cela é aberta, o beijo, e a promessa de que seus sentimentos por ele nunca morrerão. E depois temos os dois presos… é triste ver Lancelot sem poder fazer nada (e lindo ver as mãos se encontrando). E então Arthur e Merlin partem para o resgate (todo o trio foi o responsável pelo salvamento de Gwen), e Arthur sofreu ao ver o clima entre Guinevere e Lancelot. Mas depois eu digo “bem feito”, porque ele não precisava ficar com aquela cara para Gwen e ainda dizer que só foi porque “Morgana implorou”.
A conversa de Lancelot com Merlin foi meio triste, mas foi bonito o fato de ele não querer se meter entre o que pode acontecer entre Gwen e Arthur. Mas eu fiquei com pena dela, dava para sentir seu sofrimento, algo realmente doloroso. E para finalizar, gostei do abraço entre ela e Morgana… mas sua relação com Arthur ficou bastante balançada e sem resolução nesse episódio todo, não? Vamos ver para onde isso caminha…

Comentários