Fronteiras do Universo – A Faca Sutil


Demorei demais para ler esse livro, e comecei a me arrepender. Fiquei bravo, pensando: “Como não li isso antes?”. Mas talvez antes eu não tivesse absorvido tanto a história quanto lendo hoje em dia. Amei o livro. Uma leitura envolvente, uma história sem buracos. Consegui rir, me divertir, me emocionar, e me surpreender a cada virada de página, exclamando: “uau!”. Uma aventura que vale a pena ser lida, sem dúvida.
O livro é de Philip Pullman e é o segundo volume da trilogia Fronteiras do Universo, precedido por A Bússola de Ouro. Deixando de lado toda a polêmica em cima do livro, o livro é fantástico. Eu sei sobre todas as críticas, sobre o anúncio do papa, o boicote ao filme nos Estados Unidos e tudo o mais… e sabendo de tudo isso, você até pode entender a razão ao ler os livros. Mas vale a pena deixar tudo isso de lado. Não é porque você o leu que você vai lutar contra a Igreja e tentar matar Deus ou algo assim. Não compensa ficar ouvindo a toda a polêmica (muito comentada em 2007, na época do filme A Bússola de Ouro, que não fez tanto sucesso nos EUA por conta do boicote, mas foi um sucesso em todo o resto do mundo) e deixar de apreciar a história fantástica que Philip nos proporciona. O livro traz uma história tão boa quanto poucos autores são capazes. Além de prender o leitor, apresenta várias faces, vários rumos, muita informação. Muita informação, mas perfeitamente amarrada. Tudo faz muito sentido. A leitura é incrível.
Para quem não quer deixar toda a polêmica de lado e prefere não ler… ah, já dei minha opinião, cada um escolhe o que fazer. Mas deixar uma história dessas de lado, para grandes fãs de literatura (como eu), simplesmente não é certo.
O livro começa nos apresentando um novo personagem, Will, de 12 anos, que veio do nosso mundo. E (acidentalmente) acabou de matar um homem. Após deixar a mãe aos cuidados de uma antiga professora e achar o que os homens (um dos quais ele matou) tanto queriam, Will foge para Oxford e encontra uma passagem a um novo mundo, atingindo assim a cidade de Cittàgazze. Coincidentemente, é para onde Lyra foi ao seguir o pai, no fim de A Bússola de Ouro. Portanto temos a narrativa em três mundos diferentes. E Will procura por seu pai, desaparecido, Lyra continua atrás do Pó. E tudo se mistura em uma só história, onde John Parry, Grumman, o Pó, cientistas (do nosso mundo) estudando Matéria Escura, anjos, a Faca Sutil e Lorde Asriel (que infelizmente não vemos nesse livro) fazem parte de um só caminho.
Uma história fantástica, com reviravoltas surpreendentes e momentos de ação, que te impedem de largar o livro. Temos momentos de tristeza (os dois últimos capítulos foram sofridos) e momentos de tensão, em que achamos que coisas ainda piores podem vir a acontecer. De alguma maneira, Philip Pullman escreveu um livro que consegue prender o autor, como muitos autores às vezes têm dificuldade.
E agora pretendo ler A Luneta Âmbar, porque a grande guerra se aproxima, e não tem como não ficar curioso para saber como tudo isso acabará. Como será a união de Will, Lyra, Lorde Asriel… será que veremos Lyra trabalhando em conjunto com a Sra. Coulter? Muitas, muitas surpresas, por isso é tão bom. Coisas inesperadas acontecem a cada página. Assim que o ler, trarei minha opinião sobre o último volume da trilogia. E até mais!

Comentários

Postar um comentário