Xuxa Só Para Baixinhos 3: Country (2002)

“Sou um jacaré!”

Se o segundo “Xuxa Só Para Baixinhos” mostra um evidente avanço em relação ao primeiro volume, o terceiro álbum de música e vídeo da Coleção XSPB, que traz o tema COUNTRY, é de um esmero tremendo! Não é o meu álbum favorito do projeto, e eu ainda gosto muito mais das músicas do segundo ou do sexto “Xuxa Só Para Baixinhos”, mas o cuidado com os detalhes me faz perceber o quanto esse é um álbum bem produzido, que chama a atenção e merece o sucesso que fez. “Xuxa Só Para Baixinhos 3” vendeu 300 mil cópias nos primeiros 20 dias de seu lançamento e totalizou mais de 1 milhão de cópias vendidas até o fim daquele ano, além de ganhar, pelo segundo ano consecutivo, o GRAMMY LATINO como MELHOR ÁLBUM INFANTIL.

Eu gosto da ideia de os volumes terem um tema que os conduz… acho que isso os torna mais únicos e, consequentemente, mais fáceis de permanecer na mente de quem cresceu assistindo à coleção. Dessa vez, Xuxa leva seus baixinhos ao TRÊS RANCHOS, e o cenário do estúdio e os figurinos brincam com a temática de fazenda e de animais, e isso se reflete diretamente nas músicas do álbum: o ritmo das músicas puxa para um lado mais country quase em sua totalidade, e percebemos como ANIMAIS se tornam um tema constante das letras… gosto de como também há a inserção das HISTÓRIAS como um tema, com a Xuxa contando histórias seja através de teatro, leitura, dramatização ou animação, e você percebe como tudo parece “maior” aqui, como deu mais trabalho.

É um projeto e tanto! E você percebe a evolução de um volume para o próximo!

Não tenho certeza se as músicas desse álbum chegaram a ser tão marcantes quanto as do álbum anterior, mas não coloco em cheque a qualidade da seleção musical e/ou da execução do projeto, que é uma delícia de se ouvir e se sentir criança novamente. O álbum abre com “Vamos Brincar”, que já cede espaço para “Bumbum, Como é Bom Ser Lelé!”, que é a música de que eu mais lembro, mas talvez o maior sucesso do álbum tenha sido “Sou Um Jacaré”. Na passagem de uma música a outra, dessa vez, temos baixinhos da Xuxa conversando com a câmera: respondendo perguntas, cantando, contando histórias… e escolhendo o seu número favorito do álbum anterior, e não podia ser diferente… Txutxucão. Aqui, ele retorna com “Vem Dançar com o Txutxucão”.

Como eu comentei, os animais são o tema mais recorrente dessa edição, e eles aparecem, além das já mencionadas “Sou Um Jacaré” e “Vem Dançar com o Txutxucão”, em músicas como “Imitando os Animais”, “O Sapinho Saiu Pra Passear”, que ganha toda uma dramatização muito fofinha do romance do sapinho com a sapinha, “Papi, o Camelo”, que se assemelha a “Cinco Patinhos” e “Cinco Macaquinhos”, dos volumes anteriores, “O Coelhinho Fufu” com os ratinhos do “Xuxa Só Para Baixinhos 2” (não gosto muito dessa música, não), “Três Carneirinhos”, que tem uma animação que conta a história dos carneirinhos tentando atravessar uma ponte sob a qual mora um Lobo Mau, e, por fim, o pot-pourri de “Pôneis” e “Cavalinhos”.

Gosto de “Por Quê?” porque sinto que é algo que tem tudo a ver com a infância e é legal colocar o Guto e a Xuxinha na fase dos porquês, e destaco “Se Eu Fosse”, que não me marcou na época, mas que ouvindo novamente agora me parece uma música muito gostosa e talvez a minha favorita de “Xuxa Só Para Baixinhos 3”. Por fim, seguindo aquela ideia de músicas mais lentas para acalmar as crianças e colocá-las para dormir depois de elas terem brincado, dançado e imitado animais durante o vídeo todo, temos “Quantas Estrelas Tem no Céu?”, com o cenário já escuro, de noite, com todos se preparando para dormir ou já dormindo… Xuxa termina o seu terceiro volume da Coleção XSPB desejando “Bons sonhos!” para os baixinhos que estiveram com ela no Três Ranchos…

 

Para mais postagens de “Xuxa Só Para Baixinhos”, clique aqui.
Para outros textos sobre a Xuxa, clique aqui.

 

Comentários