[Season Finale] Friends 4x24 – The One with Ross’s Wedding: Part 2

“I, Ross, take thee, Rachel”

Exibido originalmente em 07 de maio de 1998, junto à Parte 1, “The One with Ross’s Wedding: Part 2” é o SEASON FINALE da quarta temporada de “Friends” e tem uma das cenas mais icônicas da série: o momento em que o Ross diz o nome errado na igreja. Mas quer saber? QUEM É QUE SE IMPORTA COM ISSO QUANDO ESTÁ NASCENDO O MELHOR CASAL DESSA SÉRIE?! Enquanto a Rachel está determinada a falar com o Ross antes do casamento para dizer que o ama, Emily está se ajustando às novidades depois de as coisas não terem saído conforme ela esperava e os pais de Emily estão tentando arrancar dinheiro dos pais de Ross, uma história “à parte” se desenvolve e encanta a toda a audiência: Monica Geller e Chandler Bing tendo a sua primeira noite juntos…

Inclusive, com tudo o que está acontecendo de grandioso, algumas tramas acabam não parecendo lá tão atraentes… por exemplo, toda a coisa de os pais de Emily estarem tentando fazer com que os Geller paguem pela reforma da sua casa junto com o valor do casamento (?) é meio absurdo e desonesto demais para eu achar algum tipo de graça; o Joey, por sua vez, até que me arranca algumas risadas com aquela coisa de ele “ficar com saudades de casa” depois de uma conversa no telefone com Phoebe, mas o Joey acaba se recuperando rápido depois de algumas birrinhas quase fofas, porque ele conhece uma dama de honra que não resiste ao seu “How you doin’?” nova-iorquino, e então todos os problemas do Joey parecem ter chegado ao fim…

Chandler e Monica “se encontram” de uma maneira que é um tanto inusitada… o Chandler fica chateado quando ninguém dá risada do discurso que ele faz no jantar antes do casamento, e a Monica é legal com ele; a Monica, por sua vez, fica chateada com os comentários maldosos e constantes da mãe sobre como ela nunca vai se casar e com um cara que parece achar que ela é a mãe do noivo, e o Chandler também é legal com ela. E, então, eles acabam na cama juntos naquela noite, nos entregando aquela cena MARAVILHOSA do “Do you think he knew I was here?” quando a Monica sai de debaixo das cobertas da cama do Chandler depois de o Ross entrar no quarto gritando animadamente sobre como “ele vai se casar naquele dia”. E ISSO É ICÔNICO.

É divertido como vemos isso nascer… e Monica e Chandler já tiveram cenas bem ternas em outros pequenos momentos de “Friends”, que percebemos quando reassistimos à série. Nesse momento, a relação nasce do humor, e tem algo “abrupto” que causa muito mais impacto, e nós amamos. No dia seguinte, os dois estão agindo de maneira “estranha”, e é perfeito o fato de o Joey ser tão absurdamente desligado que ele não nota como Chandler e Monica reagem quando o nome do outro é mencionado – o que rende bons diálogos e boas cenas, por sinal! O destaque fica, por fim, ao momento em que os dois estão entrando na igreja e conversando (!) sobre como o que fizeram na noite anterior foi uma loucura e tudo o mais… mas marcam de repetir naquela noite.

NASCEU!

Rachel, por sua vez, parece determinada a acabar com o casamento… Phoebe está desesperada, mal conseguindo levantar do sofá, fazendo várias ligações para Londres e tentando falar com alguém, e ela demora para conseguir algum contato. Rachel, enquanto isso, faz o seu voo e incomoda os passageiros por perto com toda a história do que aconteceu entre ela e o Ross e o porquê de ela estar indo para Londres naquele momento – e eu preciso dizer, por mais cruel que possa parecer, que o personagem do Hugh Laurie meio que lavou a minha alma… talvez ele fosse a voz da audiência dizendo umas verdades para a Rachel: ela estava errada, estava sendo uma má pessoa querendo “estragar o dia mais feliz da vida de Ross”, e sua amiga Phoebe tinha razão.

No fim das contas, a Rachel só muda de ideia quando chega em Londres… não é nem que ela reconheça por si só que não tem o direito de estragar o casamento de Ross, mas isso é esfregado na sua cara quando ela chega para falar com o Ross e o encontra beijando Emily – então, ela percebe que não pode fazer isso, ou não tem coragem, e apenas lhe dá os parabéns e o abraça. No entanto, como existem sentimentos não resolvidos entre Ross e Rachel, a sua presença ali é o suficiente para que tudo desande. Ia desandar do mesmo modo se a Rachel não tivesse aparecido de última hora? Jamais saberemos. De todo modo, as coisas desandam no pior momento possível, durante a cerimônia, quando o Ross “erra” o nome e, ao invés de dizer “Emily”, ele diz “Rachel”…

Bem, um gancho e tanto, não?

 

Para mais postagens de “Friends”, clique aqui.

 

Comentários