[Season Finale] Extant 1x13 – Ascension


“I’m here. I’m everywhere”
A série passou longe de ser a fantástica série que prometeu lá no começo – e não figura entre minhas favoritas da ficção científica, mesmo que no começo eu achei que essa possibilidade existisse. Mas mesmo com seus altos e baixos, e algumas trapalhadas e enroladas do roteiro que comprometeram a qualidade da temporada como um todo, o último episódio fechou incrivelmente bem aquilo a que se propôs: ele conseguiu retornar ao mais primário da série, ao mesmo tempo em que conectou as tramas observadas nos 13 episódios, com tristeza e emoção na medida certa. E novamente nós nos apaixonamos pelo Ethan uma última vez…
Porque eu acho que foi a última.
Não vejo um futuro para a série, não acredito que a CBS vá renová-la para uma segunda temporada, e de qualquer maneira, não acho que a queira – não garanto que acompanharei caso a série venha a ser renovada. Mas isso foi o que mais me deixou contente nesse Season Finale: que mesmo intrigante, mesmo com um gancho aceitável para um segundo ano, a história foi bem fechada. Temos pontas soltas, especialmente duas: a Cria ainda viva vagando pela cidade sem rumo, perigosamente protegido em um carro de família; e Ethan, com seu retorno magistral e belíssimo que teria me feito chorar se eu estivesse em um dia mais sensível… porque lágrimas se juntaram em meus olhos ao vê-lo naquela sua última cena.
Molly está de volta ao espaço, numa tentativa de salvar as pessoas da Seraphim, desviá-la da Terra (para que não sejamos todos mortos pelos esporos), e retornar em segurança para casa. Mas evidentemente as coisas precisam dar errado de alguma maneira. E é assim que ela descobre que a Katie não existe e não passa de mais uma fantasia dos esporos, e que ela não pode confiar em ninguém lá em cima… em segundo lugar, ela ainda acaba contaminada, impossibilitada de retornar para casa porque Ben não quer autorizar sua separação da Seraphim, prestes a explodir, e a sede da ISEA na Terra está evacuada porque a Cria estava naqueles corredores, e portanto comprometeu toda a missão… afinal ele podia controlar todos e impedir Molly facilmente.
Por outro lado, temos a história de Ethan sendo desenvolvida – me partiu o coração vê-lo ter que lidar com a decepção de Odin não ser um amigo, mas eu gostei como ele pareceu uma criança tão fofa enquanto John o convencia a entregar o telefone e deixar que ele o abrisse para examiná-lo… e a bomba é impossível de ser retirada sem que uma explosão ocorra. O desespero de Julie era completamente justificado, e eu não lamentei por ela. Eu realmente a culpo. Agora para John… eu fiquei profundamente triste em vê-lo sofrer daquela maneira por causa do Ethan, afinal é o seu filho. E todos os momentos em que ele tem cenas ternas, como aquele abraço no pai… não tem como não se encantar por aquele carinha. Não tem.
Assim, ele prova novamente sua humanidade, mais uma vez disposto a proteger e salvar sua mãe – como seu cérebro não pode ser controlado pela Cria, ele é o único capaz de entrar na ISEA e ajudar Molly a retornar para casa. “Mom? Are you there?” foi uma das falas mais emocionantes do episódio… a maneira como ele fala, como ele pede desculpas, como ele diz que pode ajudar… e como se sacrifica porque ele sabe que salvar a sua mãe é mais importante que qualquer outra coisa. Foi lindo demais, foi bonito demais. Foi humano demais. O Ethan teve os seus melhores momentos, e eu acho que qualquer um que não gostasse dele teve que rever suas opiniões depois desse final profundamente emotivo. Foi bom vê-lo contra a Cria, foi bom ver sua tentativa de proteger até a ele, pedindo que ele corresse quando se deu conta que explodiria…
E eu fiquei triste.
E depois feliz. De qualquer maneira, o episódio foi muito bom. Como eu disse, as histórias ficaram bem fechadas, ainda com uma possibilidade de uma segunda temporada interessante. Os esporos continuam por aí, e eu não sei como foi o retorno de Molly infectada, se ela pode ter trazido isso para a Terra. A Cria continua viva andando pela cidade. E precisamos saber o que será de Ethan agora que ele está, aparentemente, em qualquer lugar. Mas, mesmo com um final digno, a série não é uma forte candidata a renovação, então não vamos ficar esperando por isso… por enquanto, foi interessante acompanhar Extant durante esse tempo, vamos às demais séries, porque A TEMPORADA COMEÇOU!

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários