If I Stay – Se Eu Ficar


“What can I say, baby? True love is a bitch”
Eu juro que não estava entendendo todas aquelas pessoas frenéticas porque “Se Eu Ficar” ia estrear, ou coisas assim – acho que todos nós, que nos matamos de chorar em A Culpa é das Estrelas e nos apaixonamos por Hazel Grace e Augustus Waters, queríamos algo mais. E enquanto muita gente pareceu encontrar esse “algo a mais” aqui, não foi exatamente o que aconteceu comigo. Eu amei o filme, achei ele muito bem escrito, fofo e bastante emocionante, mas eu não derrubei as lágrimas que derrubei em TFIOS, ele não chegou a me comover daquela maneira e me tirar do controle, de uma maneira que o cinema todo estivesse me escutando soluçar.
A história de Se Eu Ficar é contada através de flashbacks. Quando o filme começa, conhecemos Mia Hall, uma violoncelista que fez um teste para Julliard alguns meses atrás e está ansiosa pela resposta. Em sua vida também conhecemos seu irmão mais novo, Teddy, e seus pais, absurdamente loucos e diferentes dela, antigos roqueiros que amam sua filha incondicionalmente. E Adam Wilde, um rapaz da escola, líder de uma banda em ascensão, que a conheceu enquanto ela praticava sozinha seu violoncelo na escola – e desde então passou a rondar aquela sala. Não vemos muito dos dois até o feriado inesperado por causa da neve, na qual a família resolve sair de carro para algum lugar que eu não consigo me lembrar de foi mencionado…
…e sofrem um acidente.
Daí surge aquela premissa que conhecemos através do trailer: uma menina que está lutando contra a morte, sem saber o que fazer – seu corpo está na UTI, ela não responde aos tratamentos, mas seu espírito está por ali, vendo tudo o que está acontecendo ao seu redor. E o que mais me encantou no filme foi que, nas cenas que aconteceram depois do acidente, nós não conhecemos uma Mia melosa, e embora grande parte do filme seja o romance de Mia com Adam, depois do acidente não é só isso. Ela recebe a missão de escolher se deve ficar ou se deve partir, com tudo o mais que está acontecendo, e sinceramente? Como poderíamos escolher uma coisa dessas?
Consigo apenas imaginar o quão difícil foi para ela tomar uma decisão – ela se vê questionando se valerá a pena viver, e temos bonitas discussões. Seus pais, infelizmente, morrem muito depressa, e temos várias cenas de puro sofrimento que são muito bonitas e muito tristes. O que mais me machuca, no entanto, é ver sua relação com Teddy, vê-la prometendo cuidar dele quando ainda não pode fazer nada, vê-la chorar socando o chão, dizendo que não agüenta mais nada daquilo… e, perto do fim do filme, a conversa que seu avô tem com ela, desacordada, dizendo que entenderá se ela decidir que não quer ficar, e que está tudo bem, que não tem problema. Sim, aquilo ali realmente me desmontou, algo pelo qual eu não esperava.
O romance de Adam e Mia é muito bonito, e dura aproximadamente um ano e meio – vemos exatamente o desenvolvimento de um romance adolescente, da época de escola, com todos seus altos e baixos. Os primeiros encontros, os nervosismos, as coisas bonitas que ambos falam, os sorrisos, os olhares… as primeiras desavenças, a triste realidade de sua vida e seus planos estar separando você das pessoas que você ama, um fato inevitável e profundamente triste da vida… eu não chego realmente a me apaixonar pelo Adam como me apaixonei pelo Gus, mas eu adorei a maneira como ele conseguiu chamar a atenção dela no final, com os fones de ouvido, e a belíssima música que ele, finalmente, escreveu para ela, mesmo que ela não tenha o traído…
E são lindas palavras. O final é muito bonito, e tenta fugir do clichê romântico que sempre acompanhamos. Ele sabe que não pode simplesmente pedir para ela ficar, ele reconhece que a vida dela não poderia nunca mais ser fácil, e que ele não pode fazer nada. E ela concorda com isso. E o pedido dele é profundamente egoísta, sincero e bonito: fique por mim. Porque ela é a única “casa”, a única “família” que ele tem. E o final é abrupto, exatamente como deveria ser… sem prolongações desnecessárias quando as coisas já estavam sendo resolvidas. Temos uma última cena bonita, o filme se resolve, e em um minuto ele chega ao fim.
Nada depois daquilo teria feito diferença.
Um filme realmente emocionante, e razoavelmente simples, que deve fazer várias pessoas chorarem – eu sei, porque eu estava com a minha prima. E ela saiu chorando. Mas o sofrimento e os impactos vêm em doses homeopáticas, e quando eu estava prestes a chorar o filme mudava. Eu gostei bastante, achei uma história comovente, mas não é um marco do qual nos lembraremos dentro de alguns anos. Diferentemente de A Culpa é das Estrelas, do qual acredito que ainda estaremos falando daqui alguns anos, e estaremos assistindo novamente e chorando tudo mais uma vez… mas isso é apenas a minha opinião, e o que é que eu sei afinal de contas?

Curta nossa Página no Facebook: Parada Temporal


Comentários