Vale o Piloto? – Sense8 1x01 – Limbic Resonance


Wow! It’s a crazy idea. But a quite intriguing one.
Sim, nós temos, com Sense 8, uma deliciosa proposta maluca nas mãos. Saído da mente dos irmãos Wachowski, responsáveis por The Matrix e J. Michael Straczynski, uma trama complexa e fora da caixa para nos deixar eletrizados, e pensantes. A proposta é a de um evento que une oito pessoas, em quatro continentes diferentes, através de suas consciências. Eles passam a compartilhar uma mesma rede de pensamentos ou algo assim, depois da morte trágica de Angelica – todos eles visualizam uma mulher se matando (enquanto nós vemos uma versão bem desvairada e interessante do caso, com duas participações que estão apenas na mente dela, ou não), e então eles começam a fazer parte de uma coisa só. Eu gosto de como os atores são trocados e colocados no meio da vida de outro, ou como as jogadas de câmeras rápidas transformam Smith em Middleton e de volta em Smith, mas ninguém realmente mudou de lugar…
Ou os reflexos alternados. As visões compartilhadas. As vidas compartilhadas.
É perfeitamente genial. E faz parte de um mistério realmente muito grande! Porque o episódio me deixou intrigado o bastante para querer ver os próximos 11 episódios tudo numa noite só… mas novidade: sendo uma série do Netflix, VOCÊ PODE! Okay, isso é algo bem legal. Acho que a primeira série nessa “modalidade” que eu estou vendo, mas é uma coisa bem bacana, uma nova proposta. Adoro o clima de mistério, e não sei se teremos alguma explicação para o que está acontecendo, e para o que realmente significa “renascer como um Sensate”. O fato é que agora todos os oito estão mentalmente e emocionalmente conectados, e conseguem não só se comunicar, mas sentir o outro, e usar suas habilidades, como línguas e conhecimento. É a teoria de conexão psíquica e da projeção astral levada a um patamar completamente novo. E fascinante! Não só empolgante, a série é perfeitamente envolvente. É sério que foi mais de uma hora de episódio?
PASSOU TÃO DEPRESSA!
O episódio começa com Angelica se matando, e é o que inicialmente está ligando todos, com a qual todo mundo está tendo contato, mas ao mesmo tempo tem essa confusão de estar conectado a outra pessoa e não se dar conta disso… as confusões como a música no apartamento ao lado que o policial escuta, mas é apenas a balada na qual a DJ está trabalhando; ou o barulho de chuva da indiana que vem, na verdade, do velório no qual Wolfgang está presente. Também gosto do grande elenco, da apresentação e da mistura, mas como o Netflix sabia o que estava fazendo; gosto dos diferentes lugares, dos diferentes sotaques, dos atores de diferentes países… é realmente uma proposta e tanto. Gosto da inteligência do roteiro, que deixa a trama complexa e realmente nos instiga e levanta questões. Não só como uma interessante ficção científica, a série funciona como um poderoso drama, porque trata assuntos bem importantes e muito bem. Fora que eu adoro a falta de amarras da televisão, eles podiam fazer o que eles quisessem – e não estou nem falando apenas dos nus frontais ou das deliciosas cenas de sexo, mas de TUDO.
Bem, eu adiantei nus frontais e cenas de sexo de outros episódios… desculpem-me.
Afinal, a série está bem comentada e divulgada! Você acha que eu não vi nada?
De toda maneira, o episódio apresenta os oito Sensates, que são os oito estranhos que compartilham essa misteriosa conexão mental e emocional, que está sendo conhecida como Ressonância Límbica se eu entendi o uso do termo. Acho que as possibilidades que tal premissa proporciona são imensas – até porque os oito personagens são muito diferentes, em TUDO. Em crenças, em culturas, em caráter… em tudo. Menos na idade. Temos Capheus, um motorista de van na África, e Sun Bak uma mulher de negócios bem-sucedida em Seoul. Depois, Nomi Marks, que é uma mulher trans, e Lito Rodriguez que é um ator gay, aparentemente ainda no armário. Kala Dandekar, uma indiana que está noiva de um cara que não ama; Riley Blue, uma DJ que foge de seu passado; Wolfgang Bogdanow, que é um alemão que é apresentado roubando cofres e Will Gorski um policial gostoso de Chicago.
Sexo lésbico com uma trans foi bem audacioso.
Cenas de Lito Rodriguez foram bastante sugestivas…
Mas acho que o momento mais hot desse primeiro episódio fica para Will Gorski, mesmo que ele não tenha estado com ninguém nem nada assim… mas depois de acordar das visões com Angelica, ele está absolutamente LINDO. Eu sabia, por mais fútil que seja, que eu ia gostar dele ali no começo do episódio… mas não bastasse o corpo incrível que o ator tem e o rostinho fofo, o personagem é perfeitamente carismático e humano. E ele e sua conexão bem direta com Riley Blue foram o grande destaque do primeiro episódio. Gostei DEMAIS das cenas finais que o colocaram no lugar onde o suicídio aconteceu, e depois a projeção de Riley ali, a conversa dos dois… daí Riley voltando para o lugar onde está fisicamente falando, porque as coisas ficam sérias, e o próprio Will passa por ali rapidamente… foi um final bem forte, assim como todo o episódio. A série tem TUDO o que deveria ter: bons atores, bom roteiro, mistérios, audácia…
Realmente, motivos SUFICIENTES para ser o ESTRONDO que está se tornando.
Voltando para os próximos 11 episódios URGENTEMENTE.

Para mais Pilotos de série, Vale o Piloto.
E mais postagens de Sense8, clique aqui.


Comentários